quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Passeio sob chuva - 19 / set / 2006

Após a primeira noite na cidade de Quebec, após a noite com sons estranhos no quarto (um belga nao parava de dar sonoros puns!! Sorte q eu estava longe!! :) encontrei a San já no refeitório tomando um dos melhores cafés da manhã dentre todos os albergues, com direito a croissant, bolo, sucrilhos... etc. Parecia um mini-hotel... Mas ela estava trocando ideia com uma suíça, a Manuela, também conhecida por Neela. Garota engraçada... loirinha... nao era fotogenica mas ao vivo era bem agradavel. Ficamos trocando ideia todos, e acabamos que a agregamos no nosso grupo. Agora eramos eu, a San, o Adam e a Neela.















Abaixo estao as fotos de uma parte interna do famoso Chateau Frontenac. Para quem só viu como épor fora, por dentro é só pompa!

































Naquele tempo chuvoso que havia piorado naquela manhã, não sabiamos o que fazer. Resolvemos ir ao forte, mas nem entramos, demos uma volta na cidade velha mais uma vez, entramos no Chateau Frontenac, e depois fomos a uma rua que nao haviamos ido, acho que essa é a que possui um comercio mais intenso na velha quebec. Muito bonita a rua, com ótimas lojas... mas os preços nem tanto. O chato era o dia chuvoso q atrapalhava as fotos, mas mesmo sob agua nao paravamos. Eu estava com minha poderosa parca "Trilhas e Rumos", suportando aquele friozinho gostoso e toda a agua, e o resto do pessoal ia de guarda-chuva mesmo.

No almoço paramos mais uma vez no almoço do macarrão com tiras de filet de alce... É... bom!!!!! Mas dessa vez todos pediram de sobremesa a Tarte au Sucre. Ela é parecida com um pudim, mas é servida quente. É uma delicia! Nesse dia a sobremesa nao veio quente, mas ainda assim valeu a pena.

Após o almoço nao queriamos ficar dando uma terceira volta nos mesmos quarteiroes de sempre, entao a Neela perguntou dicas no Hi-Hostel de passeio inusitados ou de lugares que só os quebecoises frequentassem, e que nao fossem longes. A mulher que estava na recepcao pegou um dos mapas do centro que distribuem gratuitamente ali, e desenhou em precurso. Achamos legal a ideia e todos fomos conhecer o centro novo da cidade. P/ mim nao poderia ser programa melhor. Passear com a galera e conhecer uma das até entao possiveis cidades que eu escolheria para morar.

Descemos até um ponto onde haveria uma escadaria. A cidade de
Quebec como falei antes, é cheia de altos e baixos. A parte velha da cidade (a vieux Québec) fica na parte alta, e para ir p/ a parte baixa a pé existem escadarias de madeira, um pouco escorregadias em dia de chuva, e altas... poe degrau nisso! Ninguem vai quere levar um escorregao nela... posso garantir! Fomos andando pelas ruas, passando sob viadutos... e fui conhecendo o dia-a-dia daquela capital com cara de interior. Poucos carros na rua,transito tranquilo, e um centro minúsculo! Predios modernos, mas sao tao poucos predios alí que eu fiquei impressionado com o tamanho "P" daquela cidade. Fomos na principal rua de comercio do centro segundo a mulher que nos desenhou o percurso, legal! Mas ja havia acabado de fechar o comercio, portanto nao vimos muita coisa,só vimos que era só uma rua! Continuamos indo, vi predios como CGI (empresa de consultoria), universidade, cegep, algumas coisas que indicavam uma atividade economica mais forte que simplesmente prédios comerciais. Estava gostando do que eu via. Pequena e poderosa.








Continuamos indo, até um ponto onde falava "subir no elevador". Mas o local que indicava isso era uma lanchonete! Entramos... na duvida... vamos pergutar p/ o atendente o que ela queria dizer com "subir no elevador"! Ao nos dirigirmos ao atendente, notamos um elevador dentro da lanchonete! (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!) Que coisa! Nao era um prédio! Era apenas uma lnchonete no pé de uma encosta. Bem, se falaram p/ pegar o elevador e aqui tem um... vamos lá! Apertamos o primeiro andar... e sobe sobe sbe... Lá estavamos, no alto da encosta, e ao lado da saida do elevador notamos que tb há outra escada naquele ponto. Tao alta quanto a que descemos.







De volta a parte alta da cidade parada na padaria, parada no mercadinho p/ comprar algo p/ jantar, e voltamos ja anoitecendo ao albergue.















O frio é uma maravilhosa! Vc as vezes pode se dar o luxo de andar feito um condenado e ainda chegar cheiroso em casa! Nao sou do tipo que consegue ficar sem banho, mas as vezes a situacao permite que ele seja ao menos atrasado em algumas horas. E dito e feito. Antes de terminarmos de comer a outra turma da suíça que haviamos conhecido na noite anterior estava indo a um bar, nao lembro qual, e como eram só homens e na minha mesa haviam 2 mulheres muito interessantes, CLLAAAARO que foram lá nos chamar... Terminamos o jantar e saimos. Mas na confusao de um dos suíços nos perdemos deles, e meu grupo de 2 homens e 2 mulheres ficou vagando pelas ruas iluminadas da vieux Quebec, mais outra noite. Avistamos um bar no fundo de uma casa, e entramos... Tinha muisca ao vivo meio chinfrim, mas estava animada a banda. Ficamos por lá, e horas mais tarde a tal excursao a pé que esse albergue oferesse passou por ali. A turma bagunçava muito! Deve ter sio bem divertida, mas nós haviamos perdido o bonde daquele dia, então nos viramos bem sós.

Detalhe 1: segundo o que nos informaram, no Québec o governo taxa as gorjetas do garçons, mesmo se nao forem pagas. Por isso, façam um favor aos pobres coitados, pagem a gorjeta! Nao saiam de fininho, é uma gigantesca sacanagem com eles.

Detalhe 2: quando vc pede cerveja num bar,pergunte se o pagamento é feito no momento da entrega da cerveja ou nao, pq o besta do garçon ficou parado alí do nosso lado, e se eu nao pergunto o que acontecia ele ia ficar plantado alí até criar raíz... pq nem imaginavamos que teriamos de pagar na hora. Imaginavamos uma conta no final... sabe, como no mundo civilizado costuma ser....

Achoq bebi demais naquela noite... deu um branco no que veio depois.... só me lembro de alguem mandando eu ir p/ meu quarto... acho que era o cara da recepcao do albergue.... estava tudo tao escuro... tao nebuloso. Bem, tomei banho antes de ir escutar mais uma noite de sons estranhos. Noite nota 10!

Nenhum comentário: