sábado, 8 de setembro de 2007

Cataratas do Niagara - 08 / set / 2006

Antes de começar queria deixar uma coisa clara a todos que forem ler este post: eu sou chato! Acho que as coisas deveriam ser como eu penso, e nao adianta, nao vou mudar. Eu melhorei muito, mas nao perdoo o que é gritante.
Gritante é o assunto de hoje. As cataratas do Niagara. Daqui a pouco voltarei a falar delas,mas antes... voltemos ao Hi-Hostel de Toronto.

Levantei as 8:40 e fui ver se a San tinha desistido do passeio, mas que nada, nem a encontrei. Pelo jeito ela madrugou e partiu com a excursao p/ as cataratas. E eu, lá no albergue... sozinho, feito um cachorro caido da mudança. Pensei comigo: minha reserva p/ as cataratas ficou p/ as 14:00hs, mas... o q fazer ate lá ? Ah... vou embora tentar uma vaga num onibus agora de manhã. E lá fui eu p/ Spadina Ave., de onde os onibus da Safeway partem p/ os cassinos das cataratas. Antes passei no Quizno's p/ meu café da manhã de 9", e aqui nas minhas anotacoes esta escrito que peguei o metrô de graça.... nao lembro pq! Mas se anotei é pq fui de graça. Acho que era algum feriado. As ruas estavam bem vazias, e nao era fim de semana ainda.
Ok, peguei a direcao errada, mas duas estacoes a frente notei e voltei p/ a direcao que eu queria ir. Vai, tem q dar um desconto, afinal nem sou da cidade.
Pelo visto eu fui o primeiro a chegar lá na Spadina Ave., pois nao tinha ninguem la além d`eu. Demorou ainda uns 15 minutos ate alguma alma viva chegar. Notei um casal que estava na agencia de turismo Safeway ontem, e só aquela hora tive certeza que estava no lugar certo.
Muito tempo depois chegou o onibus executivo, e fui la perguntar se haveria uma vaga p/ mim naquele horario. A mulher falou p/ eu entrar, mas se alguem reclamasse eu deveria sair. Ok... entrei e fiquei quietinho no meu canto.

Nao demorou quase nada e o onibus partiu... mas antes ele ainda fez mais uma ou duas paradas em pontos mais distantes (um deles acho que era Mississauga) e entrava mais.. e mais gente. 90% deles eram chineses e velhos, todos indo apostar suas fichas nos cassinos de lá.
A viagem foi super tanquila, mas vou te falar, aguentar sozinho aquela guia turistica falando chines era cômico. Pena que nao tinha ninguem do meu lado p/ eu cascar o bico... :) É muito engraçado chines falando... E assistir super-homem com audio e legendas em chines !!!... Putz... pior ainda! :))))



Depois de uma hora e meia ou duas, cheguei ao destino: o cassino! Sim. Essa escursao da safeway nos leva ate os cassinos, e nao as cataratas... que sao ao lado dos cassinos ;) Portanto a jogada da escursao funciona assim: ao entrar no onibus vc paga 30 dolares, e ao descer do onibus no destino vc recebe um voucher de 25 dolares. Para q esse voucher? Oras, p/ trocar por fichas no cassino e jogar! Ou seja, os cassinos ajudam no custo da viagem da safeway p/ trazer apostadores. Mas, vc nao é obrigado a jogar, por isso vc saindo do onibus ja com seu voucher em maos pode seguir direto ao caixa (cashier...) e troca-lo por fichas ou por dinheiro. Eu fiquei com a segunda opcao. Resumindo, vc paga 30, recebe 25 de troco... isso ja contando o preço da volta. Sim! 5 dolares ida e volta! Nao tem segredo... recomendo.

Portanto sai do ônibus, no meio de um estacionamento e fui la procurar o caixa dentro do cassino. Troquei meu voucher pelo dinheiro e fui procurar as cataratas... Ah! antes fui tentar tirar fotos de dentro do cassino, mas antes que conseguisse tirar a segunda foto um segurança ja me abordou e falou p/ eu guardar a camera, pois nao é permidido foto la dentro. Ok... primeira mancada internacional, mas o cara notou que eu estava como uma barata tonta la dentro e nem criou caso. "Esses turistas!!!". É tanta poluicao visual la dentro que demorei um tempinho p/ encontrar a saida...rs.

Mas afinal, onde ficam as cataratas? p/ que lado ?!?!?
- olha... segue por dentro daquele edificio garagem alí, ó... Lá no final, dentro dele tem um elevador, vc pega ele p/ baixo..e sai nas cataratas.

Mmmmmmmm.... suspeito.... acho que esse cara tá querendo pagar com minha cara! Qualé! Pegar elevador p/ baixo sendo que estou no térreo? Elevador... cataras!?!?!? Eu hein! Ok... vamos ver se é isso mesmo.
Segui o caminho e realmente encontrei o tal elevador. O elevador todo modernoso, chique... tipo hotel 5 estrelas... e la vou eu, descendo em direcao ao inferno. Saí... atravessei uma avenida pequena, e ja fui notando que ali do outro lado tinha algo mais parecido com um parque... Isso! Achei ! As cataratas estavam ali... depois daquele "jardim do édem"!

Vamos lá:

- aos que nunca foram as cataratas do iguaçú: a viagem vale a pena!!!!
- aos que já foram as cataratas de foz do iguaçú: nao venham esperando muita coisa...
A comparaçao é inevitavel. Eu e a Anna tinhamos ido um ano antes juntos a Foz, e nao existe comparaçao. Foz do Iguaçú é grandiosa nao só pela sua extensao, mas pela beleza de sua natureza. Vc quando resolve visitar uma cachoeira vc quer ver natureza, se sentir parte integrande de um universo que, apesar de ser a sua origem vc nao esta mais acostumado ve-lo, pois vivemos em cidades, cercados de predios, ruas pavimentadas, carros, tecnologia. As vezes esquecemos nossa excencia, nosso habitat natural... É isso que é bonito fazer um passeio num parque, ou visitar cataratas como Foz ou Niagara. Se vc faz o mesmo caminho que fiz, primeiro visitando Foz p/ depois visitar Niagara, vai se decepcionar. Como eu nao tinha nenhuma espectativa, so fiquei impressionado como as coisas eram piores que eu imagiava.

De um lado, prédios, cassinos, um "merchandising canibal", no meio uma avenida, e do outro lado da avenida, a natureza! Toda poluida... mas é a natureza!!!! Que "linda"! :/

























Ok, vou tentar ser menos sarcastico e impiedoso. O que o passeio tem de bom? Sim, tem coisas boas alem do preço. O parque alí émuito bonito. Esquilos... nada de mendigos ou flanelinhas, segurança, e apesar da avenida estar alí do lado, o lugar é bem amplo. Por isso dependendo de onde vc resolver estender sua toalha no chao, o barulho do vento nas folhas das arvores sera mais presente que o do transito. O espetaculo da natureza, mesmo agredida pelo homem ainda se mostra enorme e bonito. Mas o clima holywoodiano daquele pais do outro lado do rio invadiu o lugar. Tem quem goste... A San por exemplo!!! Mas... ok... mesmo assim ela continua sendo minha amiga... hahahahhah :P




































Fiquei por lá o dia todo, passeando p/ lá, pra cá... andei por todos os cantos, fotos... fotos... fotos... ainda tive de enrolar por duas horas até as 19:00hs quando o onibus que eu poderia pegar chegasse. Se eu voltasse antes nao teria o que fazer, por isso ainda fiquei procurando minha amiga por lá, mas sem chance, tinha muita gente, e o lugar é grande.













De volta em Toronto com a fome de um boi, onde jantar? Quizno's, sure!!!!

Nenhum comentário: