terça-feira, 25 de setembro de 2007

Decepcao em Sherbrooke - 24 / set / 2006

Levantei junto c/ tods do meu quarto, japa e o mexicano , tomei meu petit dejeuneur com gosto e acabei com tudo que dava. Meu azeite e a "manteiga de erable" (erable = arvore da folhinha da bandeira do canada) foram preservadas p/ a viagem. O resto deixei na geladeira do albergue sem etiqueta. Quando fazemos isso é a mesma coisa q estar dando as coisas p/ quem quiser.

As geladeiras dos albergues lembram aquelas geladeiras de supermercado onde encontramos os sorvetes, com portas de vidro p/ enxergarmos os produtos que etao la dentro.

Checkout

8:40 ja estou no bus p/ Sherbrooke. Só eu e mais um outro cara no onibus, alem do motorista. A chuva esta mais forte que nos outros dias. Fazer o que, isso só pq tenho uma tonelada de malas para carregar a pé. Espero q pelo menos em Sherbrooke nao esteja chovendo tanto. O hotel onde acho que ficarei eh bem no centro. Assim facilitara minhas "promenades''.

Constatacao 1 ... os onibus daqui nao tem numeracao de assento. Isto significa que "chegou sentou".

Constatacao 2... posto de gasolina , shopping centers, centros comerciais, supermercado podem servir como rodoviária nas cidades que nao possuem uma. Afinal aqui juntou meia duzia de casas numa distancia de 500 metros entre elas ja chamam isso de cidade. Chega parecer piada.

A viagem é longa mas a paisagem é muito interessante. Pena mais uma vez estivesse viajando num dia tao chuvoso. Aquela estrada me faiz sentir como no meio de um parque florestal, sem sinal algum de civilizacao a perder de vista. Uma estradinha depista unica e mao dupla, estreita e com dois paredoes de pinheiros em cada lado da rodovia.

Ia passando nas cidades que cosntavam no meu mapa, e nao entendia se aquele aglomerado de casas era ou nao uma cidade. Confesso que me senti meio perdido, mas de vez em quando aparecia uma placa dando dicas em que ponto da viagem eu me encontrava. Tb algumas outras placas indicavam que ali caia bastante neve em determinadas epocas do ano.... :)







Sherbrooke foi um choque para mim. Nao que seja um lugar ruim, mas nao se parece com o que estava acostumado a notar nas outras cidades. Era a maior das cidades daquela regiao do Canada até o momento, mas ela era pequena, mas pequeeeeeena demais p/ mim. Estava acostumado ate o momento a cidades como Toronto, Montreal, ou a bela Quebec. Cidades com letras maiusculas, mas Sherbrooke tem um conceito diferente, ela é cidade do interior mesmo, com o povo cheio de sotaque e mal falam ingles. C'est bon!! :D

O hotel onde fiz minha reserva era a um quarteirao da rodoviaria. Muita sorte isso, pois como nao pretendia pegar um taxi carregar aquele peso todo iria detonar minha coluna. Só para ter uma ideia só precisei atravessar um estacionamento de tres andares, subir os 3 andares e ja estaria na rua do hotel. Mas subir esses tres andares com todo aquele peso fui obrigado a fazer uma dezena de paradas. Confesso que eu estava uma piada com todasaquelas mochilas.






Fiz o check-in, e paguei 2 diarias. Guardei as coisas no quarto e fui passear na cidade, afinal estava na hora do almoço ainda e tinha muito dia pela frente. O sol estava querendo aparecer, mas ainda estava muito timido. Almocei alí no Subway que era na esquina da rua que estava (parece uma praga essa cadeia!!! tem em tudo quanto é esquina!).

Fui andando, sem rumo, conhecendo as redondezas, o comercio, o povo ...é.. bem... quase nao tinha gente naquela cidade! Mas tá bom, nao vou exagerar, tinha uns gatos pingados andando. E o sol queria dar as caras e eu andando.. Nao demorou quase nada e tropecei com o Parque Jaques Cartier. Sempre que eu pesquisava infos sobre essa cidade nao havia uma vez que nao encontrasse fotos dele, pelo jeito o orgulho da cidade.

Realmente ele é bacana. Cheguei meio que sem querer, mas sempre atento a encontra-lo. O lago central do parque tem uma agua meio escura, mas é normal isso. Tb nao iria querer um lago de agua mineral, né! Tem uma pista que circunda esse lago, e em alguns pontos gramados onde pessoas soltavam seus borders collies para correrem a vontade. Muita gente andando de bicicleta, a pé.. etc. Acho que metade da cidade estava ali, aproveitando q o sol estava saindo aos poucos naquele domingo. Notei que um morro logo ao lado dele tem uma pequena estacao de esqui, lembrei q aquele mesmo lago ao meu lado durante os invernos vira pista de patinação. Portanto diversao até que tem a cidade, mas muito restrita as mesmas opcoes de sempre. Se quiser algo diferente terá de seguir uns 100km até Montreal.


























Quando comecei a voltar por fora do parque, notei uma avenida que parecia ser algo como a arteria principal de locomocao por ali. Na realidade era a avenida que seguia até Magog, uma cidade vizinha onde existe uma estacao de esqui famosa por ali. Digamos que Magog esta para Sherbrooke assim como Santos/Guaruja esta p/ Sao Paulo, cidade de veraneio. Mas enquanto andava por essa avenida notei algo diferente as outras cidades: o pedestre nao é nada valorizado. Se vc tem um carro, ótimo! Se nao tem vai andar muito e esperar muito nos cruzamentos, pois nao tem faixa p/ pedestres, e em certos cruzamentos nao adianta esperar os carros pararem pois nao param enquanto vc nao apertar o botao p/ vc passar. Mas eu apertei... e esperei... esperei... sei la se estava funcionando pois eu e mais um pedestre tivemos de furar o sinal, e naquele horario nao parava de passar carro! Domingo, fim de tarde... cidade vazia, mas aquele cruzamento! :@

Mas as casas sao ótimas por lá, os bairros maravilhosos, e a faculdade é barata. Ou seja, a melhor opcao para chegar e estudar. Se a intencao é chegar e trabalhar, Sherbrooke nao é a melhor opcao. Ja opcao de diversao noturna tb pareceu inexistente, mas acredito que fora ali do centro deva existir algo... Eu ficaria maluco se tivesse 20 anos e nada pra fazer na cidade. Eles sao criativos, com certeza inventam o que fazer.

Só sei que voltei decepcionado com minha parada na cidade, e ja conversei com o dono do hotel (o recepcionista turco era o dono) e pedi para cancelar a segunda diaria. Ele fez isso e ficamos batendo papo ali por um bom tempo. Ali foi a primeira vez q assisti TV no Canada, mas os canais eram tao fracos q fiquei mais entretido vendo propaganda de casas a venda na regiao.... é mole ?!

Nenhum comentário: