quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Dia chuvoso em Ottawa - 13 / set / 2006

O cafe da manha no albergue recebe o título "all you can eat..Pancakes".Vc chega, pega seu prato e entra na fila, espera as suas panquecas ficarem prontas... come, volta pra fila, come, volta pra fila.. etc, e come ate cansar! Poe xarope (um tipo de melado) sobre elas e depois vai se pesar... Vc deve ter dobrado o seu peso :) Mas aos amantes de "maple syrop/sirop d'erable" nao se deixem enganar!!! Aquele xarope nao é o da folhinha naaaao! É xarope falso!
Antes de sair fiquei de papo com um zimbabuano ilegal, claro... fingindo nao ser ilegal. Dava pena ve-lo tentar nos engrupir fingindo estar legal por lá, isso ja por 5 anos. Alguns imigrantes portanto usam os albergues da juventude como suporte p/ ir a outra cidade procurar emprego, e ficam por la um tempinho... Afinal sao diarias a preço camarada. Variam de 21 a 27 dolares... As vezes ate com café da manha! Pô.. se nao vale a pena!

Dia chuvoso nos convida a passeios indoor. Praticamente ignoramos todo o planejamento da programacao que elaboramos antes de irmos de viagem ao Canada. Visita a museus, parques, pontos turisticos diversos... e sei la mais o q, tudo completamente ignorado. Ja que a cidade, assim como brasilia, possui uma boa distancia entre uma atracao e outra, e toda a beleza estava acinzentada e molhada naquele dia, resolvemos por em pratica a visita aos museus que tinhamos interesse em Ottawa. Por um preço promocional poderiamos comprar o ingresso de 2 museus, o Da Guerra, e o da Civilizacao, mas antes... comprar passagens de onibus.

No shopping em frente ao albergue, o Centre Rideau, existe um lugar onde vc compra os passes de onibus. 6 dolares, o equivalente a 2 passagems de onibus unitarias. Pegamos o onibus 8, saltamos antes devido a uma info errada de um indiano (esses imigrantes !!! :@), e tivemos de seguir a pe embaixo d'agua ate o museu da civilizacao, onde descobrimos ser o ponto final da linha do 8. #@%!@%!#@%@#%#!%#@$#@ ODEIO Indianos!!!! #$#@#@^~&%$#!#@^!&...rs (brincadeira ;)



Antes de qq coisa: que predio bacana!!! Fizeram dele uma mascara estilizada, ao melhor estilo de um totem! Nota 10 p/ a arquitetura!
Nao sou dos maiores fãs de museus, mas acho que falta material dos indios canadenses... Lindos totens, lindas esculturas em pedra, cachimbos e outros utensilios esculpidos numa cera preta chamada "boma". Parecem feitos de pedra, mas quando toca sente que nao é (comprei um totenzinho em Quebec feito desse matrial). Achei haver poucas roupas, nao vi tendas, poucos itens cerimoniais, acho que ficou devendo um pouco. Eu e a San saimos meio decepcionados.






























































Mas lá esta, bem claro p/ todos: ano 1000 primeira vila viking. Isso mesmo... que colombo que nada! OS VIKINGS foram os primeiros europeus no continente americano, e isso é ensinado nos colegios. Cada povo com sua versao da historia, nao é ?! Santos Dumont ou irmãos Wright... o que importa? Todos voaram.... Agora o errado é ignorar ou desmentir fatos. Patriotismo besta!




Saimos do museu da Civilização, pegamos o onibus 8 de novo (inclusive, que onibus tecnológico! até tela de LCD tem p/ o motorista), e fomos ate o museu de guerra. Tb achei que poderia ser melhor, mas pagamos apenas 15 dolares no total de entradas, entao acho que o preço foi "justo". La comprei um casaco mais light p/ mim e uma blusinha p/a Anna. A Sandra gostou do museu, achou que todos deveriam ser daquele jeito, parecendo um parque temático. Talvez eu tenha sido radical de mais na minha opinião, mas vou tentar ser mais mente aberta na proxima vez. Só achei meio comercial o negocio... sei la. Dificil de explicar. Na duvida, visitem, acho que gostarao!

























Depois disso me perdi da Sandra no Centre Rideau e passeei a vera! Afinal, paulistana que é paulistana estava em casa dentro de um shopping....rs.
Ja eu, cansado de andar como uma barata tonta, fui jantar no Quizno's, meu porto seguro! E fui logo pedindo em frances! Ignorei que estava no lado ingles do país...hahahah. Me atenderam numa boa.
Ah! Sem duvida alguma, dos shoppings que conheci no Canada esse parecia mais com qq um dos bons nossos. Muito boas as lojas, produtos... padaria... restaurantes... Gostei! Mas nao escolho a cidade pela qualidade dos shoppings... foi apenas uma observaçao ;)

Noite sonolenta e sem graça... Acho q nem o fantasma estava a fim de conversa.

Nenhum comentário: