quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Chegando em Ottawa - 12 / set / 2006

Conclusoes sobre Montreal

Dia de ganhar estrada! Legal, conheci Toronto, e um pouquinho de Montreal. O que conheci sobre a segunda foi o suficiente p/ acabar com o mito que nao se vive na cidade sem francês. MITO! Conheci imigrante dono de LAN House que nao sabia falar um pingo de frances... e estava lá, no centro de Montreal, dono do proprio nariz e sem frances! Escutava ambos os idiomas na rua, mas predominantemente o ingles. Minha amiga San que ficou mais em Montreal q qq outro lugar, vivia na cidade como se estivesse em casa, e ela nao sabia nem falar "pas de quoi", nem o que era "ça vá". Ok, visitar é uma coisa, viver é outra, mas a ideia que passam do lugar é muito diferente da cidade que conheci. Foi uma pequena decepcao p/ mim, ja que eu queria praticar o francês. Conseguia, mas na grande maioria dos lugares tinha de insistir p/ que me atendessem nesse idioma. Nao conheci muito o lado frances de Montreal, pois eu estava hospedado no lado ingles, mas pelo que me falaram o lado frances é basicamente residencial, enquanto o lado em que estava era onde havia a principal concetracao da atividade economica e comercial da cidade. Ou seja, quase tudo que interessa no dia a dia.

Fiz o checkout e fiquei esperando pela San na recepcao. Lá fiquei sabendo das escursoes da MOOSENETWORK.COM, que leva a Tadoussac, parque Augonquin & outros que me interessaram muito! Mas como o dinheiro era contado, e essa nao seria minha ultima vez no país, mais uma vez deixei p/ a próxima. Por acaso essa tal Moosenetwork foi a empresa que a San escolheu para leva-la as Cataratas do Niagara por 50 dolares ;) Mas dessa vez nao tem safeway p/ me levar a Tadoussac por 5 .... :(

Conheci enfim o Steve, amigo dela do Orkut, o cara que segundo ela é um ótimo pizzaiolo. Bem, detalhes que interessam a ela a parte, ele me pareceu ser gente boa. Nos deu uma carona ate a rodoviaria, sempre conversando em protugues mesmo, e de la fomos p/ Ottawa. Leve cena de ciumes... beijinhos de despedida e lá fomos nós pegar fila p/ comprar as passagens.

Detalhe para quem estiver interessado em economizar na ida ao Canadá: Façam carteirinha internacional de estudante!!!!!! Isso poderá render uns bons trocados economizados. Por exemplo: as viagens de trem, eu pagava uns 114 dolares no total, ela pagava uns 70!!! No unibus tb havia diferença, menor, mas compensava. Só sei que eu farei no momento de imigrar p/ lá. Afinal, na vida de desempregado toda economia sera bem vinda.

Segunda coisa: quando vc compra passagens de onibus, nao vem com o umero do assento marcado. Assim é chegar e sentar...

A viagem entre Montreal e Ottawa é bem bonitinha, com muito verde, e nao me lembro de haver nenhuma cidade no meio do caminho, bem diferente de viajar no Brasil, onde sempre existe uma cidade perdida entre dois pontos. A unica coisa que nao gostei e q a regiao e completamente plana, assim nao dá p/ esquiar por perto. Menos um ponto para a regiao.

Minha primeira impressao de Ottawa, ainda dentro do ônibus é que parecia uma Brasilia canadense, com avenidas boas, largas, e muita area livre, gramados, canteiros.... Bonita, sem duvida alguma, mas pede um carro p/ fazer qq coisa. Ao chegarmos, pegamos o onibus 4 p/ a direcao errada, e conhecemos a universidade....rs. Assim ja demos uma boa voltinha na cidade. Realmente parece um ótimo lugar p/ se viver. Mas como estavamos carregados de malas e muchilas dentro do busão, nem me aventurei a dar um show de equilibrismo tirando fotos e segurando tudo que me era devido.

Uma pausa p/ descrever o albergue de Ottawa, sem duvida alguma o mais incomum de todos que fomos. O prédio era uma cadeia federal, e para manter o clima de cadeia, muita coisa foi mantida. Os dormitórios sao celas onde possuem dois beliches, e cada um recebe a chave de sua cela. Para entrar no albergue vc recebe um código de 4 digitos que mudam todas as manhãs! Por isso, nao se esqueçam de pegar o código do dia antes de seguirem p/ a rua. Além do que, sem o código, sem acesso p/ os dormitórios. Muito diviertida a experiencia. Tem tb um tour que eu nao fiz que é feito no último andar e areas que nao sao abertas aos hospedes normalmente que mantem todas as características originais, sem pintura, sem aqueimento, sem iluminacao e até equipamentos de tortura se nao me engano. Isso quem pode falar melhor é a Sandra, que pra variar pegou a excursão. Ela esperava um pouco mais, mas mesmo assim aproveitou o passeio. Tem tb uma história que rola sobre um fantasma lá, e estavamos justamente no fim de semana que ele costuma aparecer, onde diz a lenda que o fastasma de "sei lá quem" gosta de fazer desaparecer o dinheiro dos hospedes. (!!!) Em caso de duvidas, guardei o meu direitinho p/ que fantasma algum viesse tirar onda pra cima de "moi"! E o pior é que é verdade...rs.

Diz no site do albergue: "Centrally located in Canada's capital, HI-Ottawa Jail is sure to deliver a unique overnight experience. Formerly a prison, it was on the hostel’s site that Canada's last public hanging took place when Patrick James Whelan was hung on the eleventh day of the eleventh hour on a gloomy day in February, 1869 for the assassination of Thomas Dárcy McGee, one of the fathers of confederation. Stay here and you can visit death row and the gallows during a jail tour then sleep in a former jail cell. But be wary – it is said that the ghost of Patrick James Whelan walks the corridors to this day!"





Fizemos o check-in, deixamos as coisas nas nossa celas, e fomos comer algo que estavamos verdes de fome! O dia estava geladinho, gostoso! Tinhamos de ficar procurando fugir das sombras dos prédios para nos esquentarmos um pouco. Eu estava com apenas um moleton, na sombra era gelado, e no sol estava ótimo... foi lindo isso! Um carioca que odeia calor querendo sol! Me lembrei dos meus tempos de criança em Campinas. Ficavamos comentando enquanto esperavamos nossos nachos (!!!) num bar "irlandês"...rs : "jamais estariamos fazendo isso no Brasil, sentados, fugindo da sombra, no cento da cidade, com ceu aberto, comendo tranquilamente, sem quase nenhum carro nas ruas!". E olha que estavamos no centro do centro, bem em frente a uma feira de rua da cidade, bem famosa, justamente na rua (a unica rua pelo que falaram) dos bares da cidade! Sim, alí era o point das baladas...
Barriga forrada, fomos gastar as calorias acumuladas. E bota nós de novo a andar. Para onde? Ah.... vamos por ali... e vamos indo... sobe esadaria... vai... Ih! Alá, é uma praça... vamos lá... íh, alá! É o parlamento! Caramba! Estavamos no centro do país! Dia muito bonito, mas minha camera estava no fianlzinho do pente de memória. Em Montreal nao encontrei um canto sequer p/ descarregar minhas fotos e videos p/ CD com um preço racional. O maximo que consegui foi um estudio fotográfico que cobrava 20 dolares p/ fazer um download que faço em 1 minuto em casa. Me recusei a pagar isso, por isso fiquei na mao nesse dia.






Depois desse parque, continuamos andando e voltamos p/ o Albergue. Como estavamos cansados e nao havia uma programaçao noturna p./ a regiao, ficamos assistindo filme com uma japinha e um pessoal do UK. Lembro que conversamos bastante e demos boas risadas. Mas o sono bateu e fomos dormir sem grandes aventuras no dia, além de dormir com a ameaça fantasma.

Detalhe... eu praticamente estava só naquele andar... eu e o Gasparzinho....

Nenhum comentário: