quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Dia de museu - 14 / set / 2006


Depois de descansarmos bastante, levantamos p/ nos entupirmos de panquecas de novo, e fomos ao Centre Rideau comprar os ultimos DayPasses disponiveis. Apesar do day pass na mao, fomos a pe mesmo ao parlamento que é ali pertinho do shopping e do albergue.

Antes de entrarmos no parlamento, uma pequena sessao de fotos na frente dele.
Se existe um momento onde me arrependo ate agora de nao te-lo registrado é esse que vou contar. Estavamos lá, eu e minha fiel amiga San. Esperavamos o horario da proxima excursao para conhecer o interior do prédio. Acho que estavamos sentados na escadaria, quando de repente da porta principal começa a sair uma.. duas.. .cinco, sete, 9 , quinze... trinta... uma pancada de mulheres lindas, loiras, ruivas, morenas... lindas lindas... e outras nem tanto... Quando nao eram lindas eram apenas bonitas....rs. Ok, levantamos e logo vimos que era uma turma de russas saindo de um dos tours internos. A minha camera é meio chamativa, daquelas q parecem profissionais, com uma objetiva que aumenta 22x... ou seja, engana quem nao conhece. Logo umadessas semi-deusas me viu com a camera a postos e deve ter pensado pela aparencia profissional dela que eu tirava foto bem, e veio pedir para eu tirar uma foto de todos. Claro! Com o maior prazer!

Pq fui dizer isso!?!??! Ai ai ai....

Outra da mesma turma viu e veio tb me entregar a camera dela tb. Como nao sabia falar ingles, só fez um gesto com a cabeça e mostrou um sorriso. Tava lá eu, com duas cameras em punho, alem da minha. Sorri tb para ela com a intencao de dizer... sem problema! Daí foi praticamente instantaneo... 3... 4 ...5 ...7... mais de dez cameras foram parar nas minhas maos e da San... todas sempre sorridentes e sem pestanejar nos entregaram e ficaram todas juntas posando, um "X" apos o outro. Virou linha de produção! As cameras que nao tinham sido tiradas fotos ficavam penduradas num pulso, e as ja tiradas no outro pulso. Graças a San o negocio andou mais rapido, pois eram muitas camera! Mas mesmo assim, depois que terminaram as fotos acho que o parlamento todo escutou um Thank You bem sonoro e muitas risadas :) Eu vermelho de vergonha, mas achei a situacao muito engracada. Pena.. uma pena mesmo nao ter tirado uma foto p/ mim, ou de como eu estava parecendo um cabide fotografico. Marquei!











Bem, existe excursoes gratuitas de p/ conhecer o interior do parlamento, de 15 em 15 minutos se nao me engano, ou de meia em meia hora. Nao lembro exatamente, mas existe duas opcoes de passeio: em ingles ou frances. Como eu estava no Canada p/ teinar o frances, me inscrevi na excursao em frances. Depois de algum tempo esperando formarem meu grupo francofono, isto já depois do grupo de ingles estar praticamente todo pronto, vi que uma das organizadores estava meio afobada. Corria pra la.. .corria pra cá... falava com um, com dois... ate
que veio até mim, com uma cara de desolada.

- ola, o senhor nos desculpe, mas estamos com um problema que o guia que faz o tour em frances nao veio hj. Estamos procurando uma pessoa p/ poder guia-lo em frances, mas estamos com alguma dificuldade.
- Peraí !!! Nesse grupo em frances será apenas eu?
- Sim!
- Ah... to fora!!!! Vou no grupo de ingles mesmo entao... Só queria treinar o frances, entao deixa pra la, obrigado :)

Que isso!!?!?! Um guia particular só pra mim... ah isso nao quero nao! Poxa, ja pensou se resolvo nao entender nada que o cara falar, e ter de ficar olhando para a cara dele sem entender uma virgula sequer, e ter de ficar fingindo estar concentrado e entendendo tudo?!!?! Ah,.. dispenso situacoes constrangedoras em linguas esquisitas! Vamos nos juntar ao feijao com arroz.




























Graças a esse passeio que descobri enfim o que significa Canadá! Canadá vem de Kanata, ou pequena vila na lingua dos indios locais. Já a arquitetura do predio é bem interessante, bonita, mais nao estao liberando fotos na biblioteca....Justamente a parte mais bonitinha dele. Imaginei que ela fosse maior. Pelo menos vista de fora dá essa impressao. A biblioteca é a parte que fica nos fundos do Parlamento, com um formato redondo e um telhado em forma de cone. Fomos a torre, do parlamento, vimos a cidade toda sob chuva, do outro lado do rio Gatineau, Hull, e demos uma volta no parque externo. Ao final do passeio, a simpatica guia nos agradeceu, e comentou estar feliz por todos terem entendido, pois esse havia sido a primeira excursao que ela fazia, falando em ingles! Aha!!!! Taí a minha guia em frances que nao veiooooo!!!! Agora entendi tudo. Mas tranquilo... foi bom em ingles tb. Nao vou processar ninguem por descumprir a constituicao dentro do próprio parlamento.


























Comemos um "Mc Trash" alí perto, na rua do buxixo, só pra dizer que fomos no Mc Donald's do Canada. Achei o pessoal do McDonald's meio estressado. Sei la... parecia atendimento do centro do Rio. De lá passamos na Catedral de Notre-dame, p/ mais fotos...



































O chuvisco enchia o saco, mas deu pra tirar boas fotos. Seguimos a pe ate o centre Rideau onde fomos gastar o dia passeando pela cidade... de onibus. Pegamos o 95 em direcao a 0rleans, e paramos no outro shopping q tem uma entrada pelo subsolo. 0 centre Rideau e muito melhor.
Resolvemos fazer valer o DayPass e fomos com o 95 mais uma vez parar num outro shoppinzinho (acompanhar paulistana dá nisso!!!!...rs) com nada de interessante alem de umas salas de cinema e uma Zellers. La compramos nossos jantares, um macarrao de microondas muito gostoso. Era uma bandeja com uma divisoria, o molho de um lado e o macarrao no outro. Junta-se os dois e aquece no microondas, e voilá! Acho que comi feito um condenado, tudo por uns 3 dolares. Massa é barato mesmo lá!
Enquanto cozinhava meu jantar no microondas, a Aline e Camila apareceram, e ficamos lá... conversando até altas horas da madrugada, falando mal dos outros... tirando sarro de quem quisessemos... Ahhh... como é bom falar e ninguem te intender...hehehehe

Nenhum comentário: