sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Dia de vida cotidiana - 21 / set / 2006

Levantei tarde esse dia... muita preguiça, um pouco de falta de rumo, e restos da depressao de ontem por ter sido abandonado pelas minhas amigas. Mas levantei e fui procurar informações uteis p/ decidir se eu escolheria essa cidade para morar ou ficaria com a opção de Montreal que coloquei na Demande de Certificat de Selection do processo de imigracao.

Depois de comer meu pequeno Subway, e terem achado que eu era PAQUISTANÊS (!!!) fui para a rua procurar um CEGEP e algum departamento de ajuda ao imigrante. Senti um pouco de dificuldade nesse dia para entender o que o povo dizia, mas consegui entender que me indicaram 2 CEGEPs, o de Limoilou e o FX Garneau em Sainte Foy. Resolvi ir no FX Garneau pois era proximo a Universidade de Laval, mas como ja era meio tarde e nao tinha nocao da distancia, resolvi deixar essa visita para o dia seguinte. Mas mesmo assim uma boa alma samaritana me mostrou o mapa de onibus e dá para notar que é facil encontrar o onibus que precisa e onde pega-lo.

Detalhe importante aos novatos na cidade: ao contrário do Brasil, os onibus aqui tem pontos certos para parar. Nao é como no BR que fez sinal em qq ponto o onibus para. Se vc nao estiver no ponto específico daquele onibus, ele passará reto! Portanto se precisa pegar varios onibus e eles passam na mesma rua, tera de certificar-se qual ponto correto p/ cada um deles.








Detalhe 2: como podem notar na foto acima do meio (apportez votre vin), alguns restaurantes por nao terem licença para vender bebidas alcoolicas, incentivam aos clientes para trazer de casa seu próprio vinho. Nao sabia disso quando tirei essa foto, mas achei bem fora dos nossos padrões. Legal!

Me prendi a procurar orgaos de ajuda ao imigrante. Cheguei a ir a 2 locais de ajuda ao imigrante, mas o mais importante que era o CLE (ajuda ao imigrante procurar empregos) estava fechado quando cheguei. Me restava repetir o mesmo passeio no dia seguinte entao.

Nada a fazer? Ok... Então fazer compras!!! Ótima opcao de frances aplicado!

Conheci a Eve quando estava comprando meu tenis. Vendedora simpatica e faladeira. Estava na cara q era o primeiro emprego dela, e fui na onda... dela de bater papo. Se ela estava puchando assunto e em frances quem sou eu para negar uma boa conversa naquele dia??? A mae trabalha na CGI, acho que o segundo maior prédio comercial que vi ali no centro, perdendo apenas p/ o prédio da SAAQ (seguro de carros). Ela comentou que a CGI vira e mexe esta precisando de gente que trabalha com informatica para os projetos que vendem, e como eu trabalhava na SUN naquela época ela achou que eu nao teria problemas de encontrar algo para fazer nessa empresa. Mas que contato bom não ?! Bonita, simpatica, e ainda com possibilidade de arrumar um emprego!! O gerente da loja tb entrou na conversa e ficamos lá batendo papo, todos. A loja estava "tao cheia"...... rs

Ao retornar ao albergue, re-encontrei o Adam e logo me despedi dele, pois ele estava partindo. Agora sim... enfim só! Jantar a base de croissant, queijo brie e azeite.... To me sentindo em casa!

Nenhum comentário: