sábado, 15 de setembro de 2007

Gatineau & Le Parc de la Gatineau - 15 / set / 2006

Levantei um pouco tarde, comi as tais panquecas na prisao e fui passear sozinho com um day pass. O tempo estava nublado, como no dia anterior, mas a chuva tinha parado. Meu objetivo no dia era o Parc de La Gatineau, em Gatineau, cidade que fica do outro lado da ponte ali perto de onde eu estava hospedado. O problema maior que tive era fazer entender onde eu queria ir quando eu perguntava as direcoes que eu deveria tomar. Ninguem entendia pq eu queria ir naquele parque! Poxa! Dar uma volta! "Mas ele é muuuuuito grande, vc vai a pé??? Vc é doido" Era isso que muitos falavam. Mas nao adiantava, nenhum argumento iria mudar meu objetivo daquele dia.

Peguei tres onibus, os quais nao lembro mais a numeracao... Só sei que o primeiro me levou a Hull, depois peguei outro que me levou a um terminal rodoviario de onibus urbanos,em frente ao shopping Les Promenades. Dali peguei um onibus que demorou muuuito p/ chegar que iria em direcção ao bairoo de Chelsea.

Gatineau me pareceu e todos confirmam que se trata de uma cidade de moradia, e nao de negocios. A grande maioria que mora nela trabalham do outro lado da ponte, em Ottawa. A cidade é casa aqui... predio ali... alguns comerciozinhos, nao vi um centro com empresas nem nada, apenas casas... casas...casas... predios... predios... Todos muito interessantes, quando nao eram condominios cinematograficos. Com a camera na mao, dentro do onibus, nao deu p/ tirar fotos boas que captassem a beleza da regiao, ainda mais com aquele tempo cinza, e o velhinho na minha frente falando comigo... falava... falava... e nao parava. Entrei na onda dele e fui praticar o frances...hahahhaha. Falamos de como o tempo mudou nos ultimos anos, ele comentou que havia passado no Brasil na decada de 60/70, tirou foto com algum ministro brasileirona época... e tinha andado de moto pelo Brasil quase de ponta-a-ponta. Velhinho ex-hippie pelo jeito... Muito simpatico.










Cheguei acho que em Chelsea, e desci do onibus. Fui procurar a "porteira da frente" daquele parque, mas a unica coisa que eu via era mato. Mato que era impenetravel, alem de possuir um alambrado que nao permitia nem chegar perto de uma arvore sequer. Nenhuma alma viva naquelas ruas... Casas lindas... casas maravilhosas... ou apenas muito bonitas... Muito chato aqui...rs. Passa alguem que me dá a dica, e vou seguindo na direcao onde nao há calçada... uma estreita estrada de pista unica e mao dupla, sem acostamento.















Andei poucos quilometros.. talvez um ou dois, quando notei a entrada do parque que a boa alma samaritana me indicou. Sim! É aqui mesmo!! O marco zero!

















Andei, mas andei... andei... andei e rápido. Foi tao dificil e demorado conseguir encontrar esse parque que cheguei meio tarde p/ passear numa boa, entao apertei o passo. Onde eu iria? Ah... sei lá! Eu apenas iria! E fui! Fui uns 10km mato adentro. Serio, nao é exagero nao... foram facilmente 20km ida e volta, isso chutando baixo. Tinha as placas la dentro informando as distancias entre o ponto onde estava e os pontos de atraçao internos. 3km... 7km... eu fui num dos mais distantes, o Lago Rosa.







Ai ai ai!!! ...Kd minha panelinha???























Nao pensem que lá é algum Ibirapuera, ou um Jardim Botanico. Esse parque esta mais p/ floresta da Tijuca, ou em alguns pontos uma verdadeira "area militar". E a solidao...? Putz, era ótimo! Nenhum barulho... só uma brisa leve que as vezes soprava, fazendo aquele barulho tipico de um turbilhao de vento fraquinho nos ouvidos. E os barulhos de galho quebrando? E os animais que corriam pelas folhagens? Lindo? Nao! Assustador!!!! Eu, 10km mato adentro, sem nenhuma alma viva por perto... e se aparece um alce???? Ou um urso ?!?!?! Os casos de morte por ataques de alce sao muito superiores aos ataques de ursos, por isso cada barulho de galho quebrando ou algo como andando nas folhagens mortas eu ja parava, analizava detalhadamente a cena, parava de respirar p/ escutar melhor qq coisa, e la ia eu dobrando o ritmo da passada.....rs. Quando nao, dava uma corridinha... "Ninguem tá olhando mesmo entao nao preciso manter a pose!". Fiquei meio preocupado em certos pontos onde os barulhos eram mais intensos, mas na volta vi que boa parte daqueles barulhos eram esquilos que roem os galhos e fazendo-os cair. Mas q bunda mole!!!! Medo de esquilo!!! ...tsck tsck tsck!








Na volta parei no Les Promenades, e comprei num mercado muito bom chamado Metro uma torta fraquinha de salmao. Salmao só no nome.

O dia fechou com um bate-papo com a Aline e Camila, nao muito longo. E eu exausto do safari fui pra cama... Logico, depois do banho. ;)

Nenhum comentário: