sábado, 22 de setembro de 2007

CEGEP & Univ. Laval - 22 / set / 2006

Hj fui direto p/ o CLE. Chegando la a atendente so podia me indicar o site de empregos para conhecer melhor o mercado de trabalho da cidade, pois nao podiam passar informacoes p/ quem nao eh residente.

Sai com um sentimento de viagem perdida, mas fui direto ao ponto de onibus ali do lado do que parece ser algo como uma "praça central" procurar como ir ao CEGEP F.X. Garneau.

Depois da ajuda confusa de uma velhinha no ponto de ônibus, peguei o onibus 10, o qual o ponto final eh em frente ao CEGEP. São 3 prédios bonitos, com um gramado arborizado na frente, no meio de um bairro residencial, muito tranquilo... Milhares de lindas adolescentes.... uma mais linda que a outra, com uns pneuzinhos... ok ok ...mas muito simpaticas e atenciosas. Me sentia uma criança numa loja de doces.... ai ai ai, assim nao pode!

Enquanto esperava o dep. de informacoes abrir fui esquentando meu frances com uma pirralhinha educada e lindinha numa antesala do primeiro andar, proximo a biblioteca.

Perguntei sobre como funcionam as aulas em relacao a alunos que possuem dislexia. Informaram que o CEGEP tem professores que sabem lidar com o problema q se for o caso possuem aulas de reforço. Me indicaram ir a biblioteca p/ pegar todas as infos dos cursos do CEGEP. Gracas a uma simpatica e risonha funcionaria , peguei infos do Cegep & da Univ. Laval tb. Notei uns relatorios do "emploi-quebec" com uma estimativa interessantissima do mercado de trabalho de 2004 a 2008, isto de diversas areas.... Informatica com otimas perspectivas na regiao. Mas esse eu nao tinha como levar. Tudo bem, vou abandonar a area mesmo :)

Saindo do CEGEP, me indicaram pegar acho que o onibus numero 8 q ia até Sainte-Foy, e nao me indicaram ir a pé a Univ. Laval, pois era muito longe. Segui entao p/ o ponto e peguei o onibus. Fui indo... fui... sempre prestando atencao aããão.... era o ponto final e eu teria de pegar o onibus que estava voltando p/ chegar an universidade. Havia passado e eu nao vi.

Depois de poucos minutos partiu o onibus na direcao contraria. A viagem pareceu ser mais curta, mas encontrei a universidade dessa vez. Afinal o onibus passava pelo meio dela.

Segui para dentro conhecer o interior, sempre notando a arquitetura preparada para o inverno, como portas duplas, janelas as vezes que nao abrem, patios internos espaçosos, muito legal o lugar. Me lembrou um pouco da ETEC em Campinas, colegio que estudei na decada de 80. No interior do predio principal existe loja da U.Laval com roupas, bones, aquele merchandising basico, e restaurante se nao me engano. Mas o melhor desse comercio local achei a livraria. Parecia uma FNAC, com apossibilidade de vc fazer uma carteirinha e obter preços especiais tanto na parte dos livros como na parte de informatica. Os preços eram realmente bons com a carteirinha, algo como discontos de 30% do preço normal.







Mas antes desse passeio eu ja havia ido ao departamento de informacoes procurar saber qq coisa (o negocio era perguntar... nao importava o q!) sobre os cursos que eles ofereciam. Me deram um livro com a descricao de todos os cursos que ofereciam, aí mostrei que aquele eu ja tinha, pois uma mulher do FX Garneau ja havia me dado. Ela ficou contente em ver que eu realmetne estava interessado nas informacoes, e me deu outro de como fazer a inscricao, descrevendo todos os dicumentos, custos para residentes e nao residentes, taxas, os momentos que elas sao pagas, estatisticas... muito legal, mas emprestei p/ o Jefferson da comunidade do orkut "Quero ir p/ o Quebec" e nunca mais peguei de volta. Tudo bem... acho que p/ a faculdade eu nao volto mais.






Antes de pegar o onibus e voltar, fui tirar umas fotos das casas ali por perto para mostrar p/ a Dafne (que neste momento já esta morando lá) pois ela tinha preocupacao se a regiao perto da faculdade teria ou nao casa para a familia dela, e um lugar bom para fazer o cooper dela (ela é maratonista). Tirei algumas fotos de um bairro do outro lado de uma via chamada "Grand Allé" com casas ótimas, e uma pista de cooper beirando a grand allé.

Voltei p/ o albergue e fiquei por la programando minhas proximas paradas pelo Quebec, reservando albergue, etc. Uma cois ainteressante que existe em todos os albergues é q vc pode ligar de graça de um para outro. Ou seja, se precisa fazer reservas em outro albergue, nao precisara se preocupar com o preço da ligacao. Mas em Sherbrooke nao tem albergue, por isso esse era meu maior problema. Havia o albergue de Racine que segundo o guia dos albergues era proximo a Sherbrooke, mas ligando p/ lá me informaram que é bem longe. No mapa tudo fica perto.... Minha alternativa foi pesquisar na internet um hotelzinho BBB, bom,bonito e barato. O mais em conta foi o hotel Wellington que fica bem no centro da cidade. Otimo p/ quem esta a pé.

Nenhum comentário: