sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Casa loma e macarrão - 07 / set / 2006

A San levantou tarde nesse dia, mas assim q ela apareceu fomos tomar café no Tim Hortons, um fast food só de porcarias... café, suco, donuts, croissants, doces folheados... Muito gostoso e o preço nao era exorbitante.

Dali fui procurar um lugar p/ trocar alguns travellers cheques sem pagar nenhuma taxa.... lindo!!:) Para aqueles que estao pensando em comprar travellers cheques da American Express, consultem o site dela que lá existe uma listagem dos locais onde nao é cobrado nenhuma taxa para a conversao deles em dinheiro. Lembro que o Scotia Bank era um desses locais.

Compramos o famoso DayPass, bilhete que nos permite andar a vontade de onibus/street car/metrô por um dia. Com ele em mãos, fomos primeiro a Casa Loma, um castelo construido por um Canadense milhonario e influente que morreu falido. Este castelo é conhecido por ter servido de cenario das filmagens dos filmes X-Men, onde era a escola do Prof. Xavier, Q.G. dos mutantes. No subsolo inclusive tem uma galeria com os cartazes dos filmes que fizeram de cenario esse local.














Muitas fotos, cenarios bacanas, vista privilegiada do alto da torre, passagens secretas, tuneis subterraneos.. o paraiso p/ brincar de esconde-esconde... Muito legal. Mas o melhor mesmo para nós mortais é a vizinhança. O lugar é muito bonito! Ficamos andando a pé pelas ruas e fui notando a realidade fora dos pontos turisticos. Fiquei impressionado como os piores lugares ainda sao bem agradaveis, comparando-os com o que temos pelo Brasil. Isso pelo menos o pouco que eu conheci da cidade.











O proximo passo era ir até China Town, onde fiquei sabendo pelo Canada Immigration que existia um passeio p/ as cataratas do Niagara quase de graça. Como a San queria ir lá e eu nao fazia nenhuma questao de ir, entao se eu fosse seria pagando o minimo possivel. Os unicos dados que eu tinha era que ficava num shopping em Chinatown, e que ficava de frente a um dragão Vermelho. Bem... vi tudo, menos o Dragao, mas mesmo assim encontramos muito mais rapido que eu imaginava o lugar. A empresa se chama Safeway (nunca mais esqueço...rs), e realmente fica no maior shopping da Spadina Ave., a principal avenida de Chinatown, logo em frente ao tal dragao vermelho. Lá só tinha chines trabalhando, mas falavam um ingles bem arrastado. Me informei como funcionava o passeio p/ as cataratas, e ja deixei agnedado sem pagar nada uma hora p/ o dia seguinte como garantia.
Ao sair dali a San me falou que ela nao sentiu firmeza naquela turma, e que iria pela escursao que atende ao hi-Hostel... pagando 50 dolares! Eu, bem, como iria ficar a toa na cidade, completamente sozinho, fiquei de decidir
no dia seguinte se iria ou nao encarar o passeio ... pagando somente 5 dolares pela safeway ;) Diferença consideravel, não ?! Pois entao ja sabia o que eu poderia fazer no dia seguinte caso nao aparecesse nada mais interessante p/ me ocupar, e isso a um custo proximo de zero.

Ai que fome!! Vamos comer ? Sim! Mas o q? Macarrão ? Ok... E onde come-se macarrao nessa cidade? Na Italian Town, oras! Nao estavamos longe... mas juro que nao lembro como chegamos até lá. Acredito q fomos andando...p/ variar um pouco naquele dia. A rua era cheia de resturantes pequenos, bem agradavel... com uma decoracao muito ...mmm... digamos, pitoresca! Na realidade nem sabiamos onde estavamos indo, mas acabamos descobrindo que ali era a tal da Italian Town, perto da Brazilian Town.. Portugal Town....etc

Fui no embalo da San, ela escolheu o restaurante e eu aprovei. Afinal,com aquela garçonete loura, linda e simpatica nao tinha como recusar...hahahahha. Mas que garota simpática! Deu a dica de graca do jornalzinho NOW que tem as dicas de programacao na cidade, e explicou que aqui a "tip" (gorjeta) e de 15% ou 20%. Ficou espantada quando descobriu que eramos brasileiros, e elogiou nosso ingles... afinal deve achar q Brasil só tem floresta amazonica...rs. Nem esquento... mas apenas quando sao simpaticos. Arrogantes nao teem vez comigo. Ah...ela nao era canadense... mas nao lembro a nacionalidade dela tb. Na hora de pagar a conta ficamos contando moedinhas... p/ pagar a "tip". Coisa de pobre!

Como eu desconfiava, confirmei que o Downtown é o filet mignon de Toronto, ruas impecaveis, transito perfeito, alguns raros pedintes na rua q vc logo nota se tratarem dos mesmos pedintes de sempre. Já nos outros bairros vc vê uns sacos de lixo nas calcadas ja que nao vi lixeiras como as do Br, casas mal cuidadas, poluicao visual como cartazes, carros mais velhos, lixo na calcada de chinatown... Mas ainda assim é muito bom na media geral.

Voltamos p/ o albergue, pois ja ameaçava escurecer... e essa cidade é taaaao violenta (rs) que é bom nao dar bobeira ;). A noite ficamos descansando da caminhada que fizemos... Andamos demais!

Nenhum comentário: