sexta-feira, 13 de julho de 2007

III Encontro de Recife (jul 2007)

Domingo passado foi o dia onde participei de mais um encontro de emigrantes... dessa vez em Recife. A lista esta aumentando!! Primeiro Rio... depois Joao Pessoa... e agora Recife. Se participar de encontros fosse alguma garantia de sucesso ao chegar, entao eu ja poderia estar parar de estudar frances e curtir mais a praia :)

Antes de seguirmos ao encontro, passamos numa padaria para comprar umas empadinhas e umas bolinhas de queijo com massa "podre" (é o tipo da massa... para quem nao sabe ;). De lá seguimos para o prédio do outro lado do rio Capibaribe.

Quando eu e a Anna chegamos lá foi meio estranho. Estava um silencio mortal, o que me fez ficar na duvida se estava chegando ao lugar certo ou nao. Todos nos olhavam com uma cara "quem sao esses??". Logo confirmei se era o grupo do Canadá e recebi um sorridente "siiiiimmmmm". Ufa! Estao vivos...rs, podemos sentar tranquilos...rs

Mas aos poucos fui tentando conversar com todos, e logo começou a ficar um ambiente mais descontraido.
Como em primeiros encontros sempre fico um pouco nervoso, acabei desperdiçando um pouco a oportunidade de explicar minha entrevista. Mas por mais calmo que eu estivesse, minha história de entrevistas é meio enrolada mesmo. Tanto pelas decisoes erradas que tomei, tanto pela caracteristica propria de meu processo. Mas,blz... passei um pouco da ideia. Espero que tenham dado risada pelo menos.

O pessoal é bem simpático. Algo como quase metade deles era a primeira vez no encontro, incluindo eu e a Anna. Lembro do nome de poucos, mas Dani e seu marido, Juliana (toronto), e mais alguns casais de dentistas, engenheiros, analistas de sistemas, administradores... bastante gente, espero pode-los encontrar novamente em breve.

Achei o encontro um pouco rapido, apesar das horas que tomou. No Rio os encontros no inicio eles eram bem acalourados no inicio, muita conversa, cerveja (nao bebo), camarao (eu como!), mas no final devido ao crescimento de participantes, resolveram organizar. O chato do Rio é que acabou se organizando demais, perdendo a espontaniedade, e muitos pararam de ir. O de Recife tem um pouco do ar espontaneo dos encontros antigos do Rio, porém apesar de ser descompromissado, ainda pela falta de intimidade daquele grupo houve espaço para a organizacao que a Natália estava querendo. Isso no meu ponto de vista tornou o evento um pouco menos produtivo no meu ponto de vista, pois eu prefiro a interacao mais pessoal, aquela onde a conversa espontanea sobre o mesmo assunto tras a tona assuntos que uma "palestra" muitas vezes passa longe.

Mas o mundo é feito de diferenças, e nao é exatamente como gostariamos que fosse, por isso gostei do resultado final. Atingo meu objetivo pessoal que era conhecer gente nova com o mesmoobjetivo que o meu. Quem sabe futuros amigos de bairro... quem sabe.

Um comentário:

Nós4 disse...

LC (Chamo meus filhos de LA e JG, então, vc virou LC),
Não tinha visto ainda esse post sobre o encontro, por isso só estou comentando agora.
Concordo com vc no ponto da espontaneidade, tb acho q organizar pode até ser legal, mas acabar transformando o encontro numa reunião formal, não vai atingir o objetivo de aproximar os futuros vizinhos...:-)
Foi legal pq muitos foram pela primeira vez, mas faltaram alguns antigos participantes.
Vamos ver se no próximo juntamos a turma nova com a turma antiga.
E contamos com vcs novamente, ok?
Beijos e dá um beijo na Anna!!