quarta-feira, 6 de junho de 2007

Bolsas mundiais - fase de ouro

Nunca ganhei nada em sorteio. Sou um infeliz ? Não !
Estava verificando os índices das bolsas Bovespa, Dow Jones e a do S&P TSX Composite (Canadá) quando notei q comecei a mexer com aplicacoes no momento certo.

No final de 2005, quando vendi o carro para aplicar o valor dele, em vez de ficar pagando IPVA e gasolina, me aventurei no Curto Prazo.
Meses depois quando resolvi analisar os gaficos de ganhos de aplicacoes diferentes, notei fortes diferenças.. bem expressivas. Resolvi então experimentar os fundos de açoes. Comecei com um tal de Fundo de Excelencia Social, no Itau Personnalité.
No primeiro mes tive algo em torno de 5% de rendimento! Resultado : tirei tudo do Curto Prazo e diversifiquei apenas nos fundos de açoes.
Mas, agora que estava dando uma estudada nas bolsas do BR, EUA e CN vi que foi golpe de sorte mesmo. Desde dinal de 2005 as bolsas mundiais só sobem. Claro, q boa parte puxadas pelos EUA.











Acima esta o desempenho do Dow Jones nos ultimos 5 anos. Ok, ela esta estavel a mais tempo, mas notem que de mais ou menos out de 2005 ela só faz subir, como nao acontecia desde 2003.


Agora note que abaixo, o S&P TSX do Canada tem seu crescimento constante desde 2003 !! Da umas paradinhas... retoma o folego e continua a escalada. Tem uma China no caminho ? Vamos passar por cima, sacodir a poeira e seguir em frente ;)











A do Brasil tb tem tido um desempenho fenomenal. Peguei o bonde do crescimento ja no meio do caminho, mas apesar de alguns sustos, nao tenho como reclamar do resultado final geral. Desde final de 2002 ela nao para de subir. Lembro q 2002 era eleicoes, e o Brasil parou com medo do Lula entrar e avacalhar tudo. Mas nao sei o q houve e tudo se reverteu. Ainda bem. Apesar de nao termos tido a sorte da candidatura do lula tb se reverter ...rs



Mas agora comparemos as acoes da Petro e Vale:













A Vale foi uma surpresa p/ mim, pois sempre aprendi no colégio q paises q exportam materia bruta tem ganhos menosres daqueles que fabricam e exportam bens de consumo. Ou seja, acchei q exportar minerio nao era la tao rentavel. Doce ilusao! Resolvi aplicar um pouquinho só p/ ver como era a rentabilidade, e apos alguns meses notei que nao era bom o investimento... ERA ÓTIMO!!! Simplesmente peguei o levantar voo da Vale desde o iniciozinho, no final de 2006. Antes tb tinha ganhos,mas no final de 2006 o negocio levantou voo. Esse grafico ta meio estranho, mas confiar demais nessa ferramentas web gratuitas é querer demais ;)











Já aPetro... tsck tsck tsck. Que decepção! Achei q por ser a maior empresa brasileira, de maior volume negociado na bolsa teria um dos melhores desempenhos... mas nao. Para quem realmente joga na bolsa, deve ser um ótimo negocio. Mas notem que se vc pos dinheiro nela no inicio de 2006, até agora esta mais ou menos com o mesmo montante. Ela sobe.. e desce... sobe..e desce. Parece parque de diversao ! Ate agora nao vi motivos para acreditar que ela vá deslanchar como varios analistam dizem. Nao ponho mais um centavo nela... To traumatizado.

Mas ainda continuo confiante no BR, mas ja estou revendo meus planos de onde deixarei aplicado meu dinheiro assim que me mandar daqui.

Eu nunca ganhei premio de sorteio... mas tomei decisoes certas, o que me deixa muito mais orgulhoso de mim. Mas nao ficarei triste se ganhar uma rifinha tb :P

2 comentários:

Sem passado disse...

Luis e Anna,

Muito obrigado pela mensagem de vocês em nosso blog, obrigado mesmo!
Graças à Deus já estamos com os novos passaportes emitidos e com isso estamos prontos para enviar nossa documentação, é agora a coisa está se tornando ainda mais real.
Agora vem o medo de saber o que Buenos Aires irão responder, pois nosso processo inicialmente é via Québec, aja coração pra agüentar um processo de imigração! rsrs
Queremos manter contato com vocês, ok?

Um abraço e um beijo no coração!

Ricardo e Rosangela

Vanessa e Muryllo disse...

Luis e Anna,

Obrigada pelas dicas..Olha vou te contar..achei que seria super facil juntar os documentos..Mas meus diplomas estao dificeis de conseguir GRRRRR...O da faculdade nao quero pagar R$ 120,00 e o do 2º Grau nao to achando...mas enfim..

Estava lendo o ultimp post e achei mto bom o investimento, porem aqui em SP fica mto inviavel ficar sem carro..apesar de termos onibus e metro, nao da pra contar mto com esses transportes..estão sempre lotadaaaassos, e andar de moto ou bicleta nas avenidas é pedir pra ser atropelado. Aqui impera um povo sem educação..Desculpe o desabafo..

Um abraço a vcs e bom final de semana!!! :)