quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Amigos em acao - apartamentos no Quebec

Dizem aqui que existem dois desafios que todos devemos passar ao chegar. O primeiro é enfrentar uma ligação em francês para alguem desconhecido. O segundo é entender o que falam nos alto-falantes da Zellers, Sears... Meu terceiro dia de Canadá ja fui para meu primeiro desafio. Fiquei enrolando antes de ligar, inseguro de falar ao telefone,mas lá fuii eu. Falar é facil, o problema é entender a resposta.
Só sei que marquei uma coisa q descobri no dia seguinte que não era exatamente o que eu imaginava. Eu havia entendido que aquele telefone fosse para marcar minha ida para pegar a carta de Assurance Maladie (cartao de saude do Quebec, tb chamado de Carte de Soleil), mas na realidade eu estava ligando para marcar minha entrevista de francisação...hehehe. No dia seguinte, quando a responsavel do departamento ligou de volta para mim que fui entender pq a atendente nao estava entendendo o que eu queria com eles... Mancada numero 1, sem traumas.

A tarde fui abrir a conta no Banco DesJardin. Foi super simples, e apenas com nossos passaportes e o numero do NAS abrimos nossa conta. O cartão pegamos na hora e tivemos de fazer um depósito para que a taxa da classe de conta que abrimos fosse debitada sem problemas no final do dia.

Comecei a busca por aps, mas nessa época do ano realmente são poucas as oportunidades. As poucas são mais caras, e isso me deixou preocupado, pois ficar marcando hora para ver apartamento num local q vc nao sabe nem chegar nesse frio não é facil não. E para piorar a previsao para os proximos dias era de 15 a 25 cm de neve. O tempo ainda estava bom, mas a tendencia era piorar. A preocupação fez voltar ou pouco do desanimo, mas continuei a procura.
A tarde, a Valéria apareceu com uma proposta irrecusável. Ela ofereceu o apartamento 2 1/2 que possuem na rua Ste Jean, alí, na melhor rua da cidade atéo dia primeiro de julho (dia da mudança) por 450 dolares. Mais tarde ela passaria para nos pegar e vermos se interessava. Foi paixao a primeira vista. O prédio esta em reforma, e só existira uma pessoa morando além de nós, a concierge (algo proximo a um zelador no Brasil...)
Logo teremos fotos do ap. Nos mudaremos sábado para lá. Fomos assinar o contato de locação, o famoso Bail no predio onde eles moram, em Ste Foy. Qaundo estavamos por lá, vimos o ap que moravam. Muuuuito bacana. Foi aí que ligaram para a concierge do predio onde moram para ver se havia algum ap 4 1/2 para primeiro de julho, quando estivessemos desocupando o apartamento do centro. Havia, e lá fomos nós no meio da noite visita-lo, enquanto a Valeria preparava um macarrão para jantarmos. O André ficou de interprete entre a concierge e nós. O apartamento é bem bacana, mas fotos só teremos quando desocuparem-no, no final de junho. SIM, depois do furo do apartamento que haviamos acertado, nada como arranjar nao apenasum, mas dois apartamentos de uma vez só.
Tb pegaremos alguns moveis usados por um preço especial do André e da Valéria. Coisas como colchão, armarios, maquina de lavar, secar... etc
No dia seguinte teriamos de voltar para dar um cheque de garantia que ficariamos com o ap.
Essa época do ano (fevereiro/março) é a melhor para podermos buscar as melhores oportunidades para o dia da mudança, pois os locatários que nao forem renovar os contratos devem enviar uma carta ate uma data especifica por agora, informando que deixarao o imovel dia 01/07. Se nao o fizerem, os contratos sao automaticamente renovados. Portanto, os anuncios de apartamento a alugar começam a pipocar aos montes agora. Quem quiser fechar um bom negocio, ja começou a temporada de caça ao apartamento novo!

Um comentário:

Anônimo disse...

Saudações amigos...

uma pergunta...se é que vcs se sentem bem de responder...

esse 4 1/2 em ste foy vcs vão pagar quanto?!?!?!

é que o nosso plano aqui em casa é de residir no Ste foy ou mais pra área do Sillery, e estamos desde já pesquisando as possibilidades...

se puderem dizer marromenos onde fica tbém... pode até ser a rua, que acho aqui no google...

abraços

Diogo e Simone