quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Temporada de renovaçao de Bail

Ontem recebemos nossa carta "renouvellement de bail".

Do q se trata?
Vou dizer a aqueles q ainda nao sabem. Acredito q quem esta querendo morar no Quebec ja tenha pesquisado q os contratos de aluguel dessa provincia "franco-lusitana" vencem todos no mesmo dia, 30 de junho. Assim os contratos seguintes sao todos iniciados dia 1 de julho, o famoso dia da mudança, uma verdadeira guerra onde uma imensa quantidade de gente na cidade se muda ao mesmo tempo. Bom p/ quem trabalha com mudanças q consegue gerar um agio enorme sobre os serviços, bom p/ quem quer tirar um dinheiro extra com sua carreta, mas mal... muito mal p/ quem precisa se mudar. Nao conheço um quebequense que tenha boas opinioes sobre a coisa mais idiota e insensata desse país. Passar esse dia é um exercício p/ a adaptação e uma prova de fogo p/ nossa tolerância.

Como funciona?
Se vc ja possui um contrato de aluguel ("le bail") vc recebe uma carta avisando de que o contrato vencera dia 30 de junho proximo e normalmente um pequeno aumento no preço do aluguel. No nosso caso a concierge a me entregou pessoalmente e assinei a lista de controle dela com a data do recebimento. Essa carta deve ser respondida em no maximo 30 dias, senão o contrato é automaticamente renovado. Se o locatario discordar do aumento do valor do aluguel, caso queira-se continuar com o contrato, deve ser enviada uma carta resposta em no maximo em 30 dias com a recusa do aumento e solicitando uma revisao do valor, explicando as razoes da recusa. Aí vira uma negociacao. No final dessa negociacao se o valor estipulado nao for do agrado do locatario ele pode recusar a renovação. Caso o proprietario nao envie a carta, é dever do locatario entrar em contato com ele solicitando a carta.

Mas... e a prática?
O q acontece na prática para quem mora aqui é q em fevereiro, época onde as cartas de renovação começam a ser enviada aos locatários, os proprietários ja começam a saber daqueles q respondem com mais rapidez se vai ter apartamento vagando em julho ou nao.
Assim, aqueles (como eu :) que nao darao continuidade ao bail ja devem começar a fazer o dever de casa e sair em busca do proximo apartamento.

Vc esta imigrando?
Entao lembre-se, se a ideia é pegar algo bom, fevereiro começa a aparecer as oportunidades. P ara aqueles que chegarao depois de abril a época das melhores ofertas ja terá passado, mas isso nao significa q nao encontrem boas oportunidades. Apartamentos sempre se acha, mas a cidade de Quebec é uma cidade com muitas construcoes velhas. Por fora podem ate parecer interessantes, diferentes do nosso padrao e por isso p/ alguns atraentes, mas por dentro a quantidade de detalhes as vezes cansa nossa paciencia. Se a/o concierge nao fizer um bom trabalho (olha nosso caso aí de novo!!) entao os problemas podem virar uma bola de neve.
No nosso caso, que chegamos em fevereiro, considero ter sido uma otima época p/ nós, porem nossos eventos naquela época nos fizeram tomar a atitude precipitada de pegar o apartamento onde estamos agora. Basta olhar o historico desse blog e notar a quantidade de posts que essa coisa ja rendeu.. e ainda renderá alguns mais.

Lista de espera
Ja estamos de olho em um apartamento aqui perto, que é um pouco mais caro, sem aquecimento incluso, mas a construcao tem o piso em concreto, o predio é mais bonitinho e proximo ao onibus 7 tb e tomada no estacionamentoooo!!! :D Ja o conhecemos desde o outono, quando nao tinhamos nada o q fazer iamos dando uma olhada em predios e regioes interessantes. Descobrimos um, fomos ao escritorio de locaçao no proprio condominio e conversando com a responsavel descobrimos q havia 2 disponiveis ali. Fomos visita-los e gostamos. Deixamos nosso nome na lista e ela de vez em quando liga p/ nos avisando q tera apartamento disponivel p/ tal data... Ja ligou 2 vezes.
Hj tb fui a Limoilou durante o dia e pude dar uma olhada melhor na regiao, maios precisamente no Vieux Limoilou. Até q a região tem varios predios e casas interessantes. O q achei mais dificil ali era q nao vi nenhum supermercado proximo como tem pela regiao de cá, mas isso tb pode ter sido pela volta rapida q dei. Tb precisaria pesquisar as linhas de onibus, pois quem é a sofredora no caso é a Anna. Pensei nela tendo de ir trabalhar todo dia, pegando onibus sei la a quantos quarteiros ou quantos onibus... e minha orelha esquentando todo santo dia de tanto q ela me xingaria, do fundo do coraçao...rs. Regiao legal, mas acho q no nosso caso nao daria certo, para o bem de nosso casamento.
O que importa é, se o primeiro apartamento nao for o dos sonhos, nao tem problema. Antes de chegar o inverno aproveitem p/ conhecer melhor as regioes e se houver lista de espera, é bom se inscrever, e de preferencia em mais de uma.

5 comentários:

Fabiane Camargo disse...

hahahah agora entendi o porquê do "franco-lusitana" ... que coisa mais no-sense ... espero que em Gatineau a coisa seja menos complicada...

Bruno Lucena disse...

Grande Luiz, tenho certeza que o post é para todos que passam pelo blog, mas esse com certeza se encaixa na nossa realidade. Estamos quase fechando o ap provisório, vou copiar vc no e-mail para ver a negociação. Um forte abraço. Bruno e Ana Flávia

Nós4 disse...

LC,
Desta vez estou escrevendo pra discordar...
Não coloque como regra absoluta "contratos de aluguel dessa provincia "franco-lusitana" vencem todos no mesmo dia, 30 de junho". Como chegamos em agosto, tivemos o nosso contrato atual iniciado em setembro. O que acabou sendo muito bom, pois escapamos do dia da "loucura" da mudança geral.
Aliás, era uma preocupação nossa, pois como chegaríamos depois de 1ª de julho, achávamos que teríamos problema em encontrar bons apartamentos.
Não foi o que aconteceu. Graças a Deus, mesmo chegando depois, tivemos bons lugares pra olhar, com ofertas de bons apartamentos. E, segundo Serginho (de Naty), em alguns casos os preços ficaram até mais baixos.
Isso é até uma coisa que tenho dito a quem nos escreve pedindo orientação. Ao menos em Montreal, as ofertas de bons imóveis não somem passado o dia 1º de julho...
E temos o conforto de não ter que participar da loucura da mudança "franco-lusitana" do dia 1º de julho!!
Beijos!!

Nós4 disse...

Criatura Tonta!!!
O nosso contrato começou dia 1º de outubro de 2008 e vai até 30 de setembro de 2009, ou seja, COMENTEI UMA EXCEÇÃO SIM!!
rsrs
Agora, concordo com você que é o dia franco-lusitano. Imagino que deva ser uma loucura, mas ainda não teremos esse desprazer. Se formos nos mudar, será em 30 de setembro!!:-P
Beijos!!

Sem passado disse...

Luis e Anna,

Valeu pela força!

Estamos a mil por hora mas felizes!


Ricardo e Rosangela