quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Pedindo seguro desemprego - chômage

Fiquei desempregado aqui do dia 13 de janeiro a 13 de fevereiro. Semana q vem acaba a moleza, a frequencia dos posts diminuira pois vida de peao cansa, e quando chegamos em casa queremos mais é amenidades e nao responsabilidades.
Nesse tempo q fiquei sem trabalho aproveitei o tempo para procurar um novo emprego, e tb acabei mudando o foco dos planos futuros. A crise e/ou o inverno afetaram muito a oferta de trabalho sem alguma especializacao, assim tomou mais tempo q o normal p/ arrumar algo que fosse capaz de pagar as contas. Enquanto nao encontrava o q fazer acabei indo no CLE procurar info sobre o programa PRIIME (a novela ainda nao acabou... logo vai render um post com minha experiencia lá), e tb procurei o tal seguro-desemprego daqui lá no Services Canada.

Em relação ao seguro desemprego, tudo começou com a dica do Patrick de procurar isso. Eu ja estava a algumas semanas sem obter qq resposta das ofertas q eu estava correndo atras, e isso estava me deixando preocupado. A Anna tb nao estava trabalhando e como o seguro demora p/ sair decidi-me em pegar essa ajuda do governo a contra-gosto. Liguei p/ meus empregadores anteriores e pedi o "relevé d'emploi". A Quantum foi tranquilo, e com a Randstad nao sei se a garota nao entendeu o q eu pedi ou se ela falou algo q compreendi errado, mas achei ter escutado dela q eles preencheriam toda a papelada p/ pedir o seguro p/ mim. Fiquei feliz e triste ao mesmo tempo, pois nao precisaria me preocupar em fazer aquela burocracia, mas tb nao saberia como faze-la se precisasse novamente. Numa segunda ligacao descobri o engano e vi que eles apenas enviariam o releve para mim. Ok, engano desfeito e releves na mao fui a internet preencher o pedido do seguro.
Meu deus.... mas q formulariozinho desgraçado!!! Perdi varias horas levantando informacoes que seriam pedidas durante o preenchimento q nao estao explicitamente demonstradas nos relevés. exemplo? Eu q tive 2 empregos (Quantum e Randstad) no ultimo ano, mas em 3 locais diferentes (L'Original, Corbec e Olympus) tive tb algumas semanas sem trabalho entre cada emprego. Pois é... tinha de especificar por exemplo:
- as semanas que nao tive rendimento algum nos ultimos 2 anos de Canada
- as semanas que tive rendimento entre $0 CAD e $225 CAD
- os rendimentos de cada semana
Isso até foi facil, pois por acaso eu ja tinha uma planilha com todos nossos ganhos lançados, semana por semana... fiz alguns ajustes p/ ficar no padrao necessario e o resto foi responder perguntas, mas muuuitas perguntas. Muito extenso o formulario. So faço isso de novo se precisar demais!

Fui ao Services Canada p/ a entrega dos relevés d'emploi e me informaram q as duas primeiras semanas de desemprego nao sao pagas. Da terceira p/ frente pagam em torno de 55% do seu salario dos ultimos meses, retroativo a segunda semana da perca do emprego.
Como pedi o seguro e logo depois recebi a noticia q iria trabalhar la pelo meio do mes, deixei rolando pois sabe-se la se o empregador muda de ideia... é melhor estar previnido. Agora terei de acumular umas 450 horas p/ poder pensar em pedir seguro novamente. Mas estarei trabalhando e correndo atras p/ voltar p/ a area. Isso ainda podera levar um tempo, mas vai acontecer...

7 comentários:

Giselle e Rogério disse...

Q bom que logo, logo vc já estará no batente de novo.

Aproveito para agradecer as visitas e mensagens no nosso blog. Obrigada pela força e dicas valiosas!

Amitiès!
Gi

Anne, Samir e Gabriel disse...

Claudio, Anna!! Qnt tempo... Minha gente, que novela da poxa essa, que formulários detalhados..Nossa senhora... Ainda bem que passou, né..? Como estão as coisas..?

Beijos...

Anne

p.s.: adorei o novo layout!

Eli em Québec Ville disse...

Luiz "Agora terei de acumular umas 450 horas p/ poder pensar em pedir seguro novamente."
Se voce for manado embora antes das 450 horas você tera direito ao seguro sim pois você nao usou todo o tempo que você teria direito na primeira vez,a menos que com essa crise eles tenham mudado o regulamento. Agora se você pedir a conta cumprica compadre.

Eliseu

O casal disse...

luiz... primeiro parabéns pelo emprego novo!!!

segundo: q saco essa burocracia aí hein? acho q eles dificultam o preenchimento dos forms mesmo pro kra preencher só se reeeeeealmente precisar....

terceiro: c gosta de uma planilha hein? hahahah meu pai é assim tb.... é bom pra organizar as coisas e tal, quando vou fazer algo do tipo sempre começo, mas nao levo adiante... mas essa dica de fazer uma planilha dessa assim que chegar aí é uma boa!!!

deixa eu ir nessa q dakia pouco EU VOU NO MÉDICO FAZER A CONSULTA DA PARTE FEDERAL DO PROCESSO.... UHUUUUULLLLLL

abração!

LiliX disse...

vai acontecer sim!(voltar pra sua area) e não vai ser tão ruim...vc vai ver...;)

Elaine disse...

Oi Luis e Anninha!

Estamos lhes indicando pra brincadeira do "meme".
http://simboraprocanada.blogspot.com/2009/02/primeiro-meme.html

Beijos!

Canadá sem Limites disse...

Fala amigo! Tudo na PAZ?
As coisas estão melhorando a cada dia.
Boa sorte.
Manda um abraço pra Ana.
Robson Cunha
Calgary - Alberta