quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Como funciona o seguro desemprego no Quebec

Quando perdi o emprego nem pensei em ir atras do seguro desemprego por aqui, estava confiante q nao iria demorar nada p/ arrumar outra coisa. Engano meu, demorei 1 mes exato, e 1 mes sem renda. As contas continuavam vindo, e o emprego da Anna iria segurar as pontas, mas nao poderiamos nos divertir como haviamos planejado pelos meses anteriores. Eu estava frustrado... juntei dinheiro p/ ir esquiar e ele seria gasto pagando conta.... GRRRRRRRR !!!!! :@

Numa conversa com o Patrick ele comentou rapidamente o valor que eu receberia se pedisse o seguro desemprego e resolvi ir atras, ja q estava começando a tomar mais tempo p/ pegar um outro trabalho que eu imaginava.

O mais chato foi o preenchimento do formulario inicial, como ja comentei por aqui semanas atras. Ok... semanas passaram e comecei a trabalhar. E o seguro desemprego? Como ficaria? Eu teria de avisar ao Services Canada q ja havia conseguido uma renda? Seria q iriam mandar a policia aqui em casa me acusando de esteliontário ??? Afinal... o q eu deveria fazer !??!! Cancelar foi a primeira coisa q pensei, entao, sexta passada fui no Services Canada aqui proximo de casa e fui tirar a duvida em pessoa.

Ao ser atendido pela recepcionista logo foi instalada a confusao de ideias novas, afinal eu comentei meu caso e perguntei se eu deveria cancelar o pedido. Ela me olhou com uma cara de "...de que planeta vc veio???" e perguntou apenas "...mas pq vc quer cancelar?"
- Ué... nao sei, o q devo fazer? Eu nunca pedid isso antes por aqui.
Ela agendou um "conselheiro de emprego" para mim, e alguns 5 minutos depois fui atendido.

Comentei minha duvida e o simpatico senhor me deu uma breve aula de como funciona o seguro desemprego aqui.

1. Ao perdermos um emprego, se quisermos garantir nosso direito devemos primeiramente pedir o Relevé d'Emploi de nossos emrpegadores dos ultimos 1 ou 2 anos... nao estou certo. Como so tenho 1 ano, nem prestei atencao a esse detalhe.

2. Relevés d'Emplois a mao, internet ao alcance, e maos a obra preencher a Demande de Assurance Emploi. Essa é a pior parte de tudo. Sobreviveu? Ótimo, agora começa a novidade.

OBS 1 : As duas primeiras semanas de desemprego nao são pagas. A partir da terceira semana começa a ser contabilizado o período que valera como asseguravel.
OBS 2: Nós temos o prazo de 4 semanas a partir da data de demissao p/ entrar com o pedido de seguro desemprego, senao perde o direito.
OBS 3: A demora p/ começar a receber as parcelas do seguro é um pouco longo. Pelo q me falaram gira em torno de 1 a 2 meses, geralmente começando em 1 1/2 mês.

3. O dossier aberto ali em cima no passo "1" tem a validade de 1 ano. (detalhe importante.... vera pq)

4. A cada 2 semanas devemos voltar a pagina do site do Services Canada p/ fazer o update de nossa situacao. Pergunta-se se encontramos um trabalho, se fomos pagos nesse periodo, se nao fomos... etc. Sao 6 perguntas q podem ser recursivas. (assim q eu fizer isso pela primeira vez colocarei as questoes aqui :)

5. Se encontrarmos um trabalho, ótimo! Vc pode ignorar o tal período de renovacao dos seus dados com o Services Canada (S.C.) e continuar sua vida. Vc nao é obrigado a continuar a informar o S.C. sobre sua situacao. Seu dossier será fechado e caso tenha de pedir o seguro novamente, terá de recomeçar todo o processo... preenchendo a maldita demanda. Mas se preferir continuar a cada 2 semanas declarar seu status, tudo bem. Mas qual o benefício de fazer isso?
Imaginemos um professor, ou um operario de contrucao civil, que possuem periodos sazonais de trabalho. Se prosseguirmos com a declaracao a cada 14 dias sempre q entrarmos nesses periodos, ou caso percamos novamente o emprego o governo detectara nas declaracoes e nós automaticamente receberemos nossos direitos. O contrário tb acontece se encontrarmos um trabalho, seremos pago apenas pelo periodo sem remuneracao.

Ahhhh...agora sim! Por isso q a mulher me olhou com cara de ET. Pq cancelar se eu posso continuar e garantir que eu va receber por cada semana q eu nao trabalhar nas proximas 52 semanas? Sim... vale a pena voltar a cada 14 dias e perder 5 minutos respondendo se ainda estou trabalhando.

4 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante, e explicativo,obrigada pela informação...
Até !

fejas disse...

Muito informativo e útil. Aqui em Ontario deve ser um pouco diferente, mas imagino que a essência seja a mesma.

Um abraço,

Fejas
(http://maplebrasil.blogspot.com

Rossana disse...

Meu amigo!!O MEME te pegou!!
Tá la no meu blog e vc é um dos 6 indicados!!

Beijocas !!

Bruno Lucena disse...

Mais uma vez prevaleceu no post o sentido de utilidade pública. Parabens. Sim Luiz estou treinando no play2 para lhe dar uma surra. Abraço