quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Pedindo seguro desemprego - chômage

Fiquei desempregado aqui do dia 13 de janeiro a 13 de fevereiro. Semana q vem acaba a moleza, a frequencia dos posts diminuira pois vida de peao cansa, e quando chegamos em casa queremos mais é amenidades e nao responsabilidades.
Nesse tempo q fiquei sem trabalho aproveitei o tempo para procurar um novo emprego, e tb acabei mudando o foco dos planos futuros. A crise e/ou o inverno afetaram muito a oferta de trabalho sem alguma especializacao, assim tomou mais tempo q o normal p/ arrumar algo que fosse capaz de pagar as contas. Enquanto nao encontrava o q fazer acabei indo no CLE procurar info sobre o programa PRIIME (a novela ainda nao acabou... logo vai render um post com minha experiencia lá), e tb procurei o tal seguro-desemprego daqui lá no Services Canada.

Em relação ao seguro desemprego, tudo começou com a dica do Patrick de procurar isso. Eu ja estava a algumas semanas sem obter qq resposta das ofertas q eu estava correndo atras, e isso estava me deixando preocupado. A Anna tb nao estava trabalhando e como o seguro demora p/ sair decidi-me em pegar essa ajuda do governo a contra-gosto. Liguei p/ meus empregadores anteriores e pedi o "relevé d'emploi". A Quantum foi tranquilo, e com a Randstad nao sei se a garota nao entendeu o q eu pedi ou se ela falou algo q compreendi errado, mas achei ter escutado dela q eles preencheriam toda a papelada p/ pedir o seguro p/ mim. Fiquei feliz e triste ao mesmo tempo, pois nao precisaria me preocupar em fazer aquela burocracia, mas tb nao saberia como faze-la se precisasse novamente. Numa segunda ligacao descobri o engano e vi que eles apenas enviariam o releve para mim. Ok, engano desfeito e releves na mao fui a internet preencher o pedido do seguro.
Meu deus.... mas q formulariozinho desgraçado!!! Perdi varias horas levantando informacoes que seriam pedidas durante o preenchimento q nao estao explicitamente demonstradas nos relevés. exemplo? Eu q tive 2 empregos (Quantum e Randstad) no ultimo ano, mas em 3 locais diferentes (L'Original, Corbec e Olympus) tive tb algumas semanas sem trabalho entre cada emprego. Pois é... tinha de especificar por exemplo:
- as semanas que nao tive rendimento algum nos ultimos 2 anos de Canada
- as semanas que tive rendimento entre $0 CAD e $225 CAD
- os rendimentos de cada semana
Isso até foi facil, pois por acaso eu ja tinha uma planilha com todos nossos ganhos lançados, semana por semana... fiz alguns ajustes p/ ficar no padrao necessario e o resto foi responder perguntas, mas muuuitas perguntas. Muito extenso o formulario. So faço isso de novo se precisar demais!

Fui ao Services Canada p/ a entrega dos relevés d'emploi e me informaram q as duas primeiras semanas de desemprego nao sao pagas. Da terceira p/ frente pagam em torno de 55% do seu salario dos ultimos meses, retroativo a segunda semana da perca do emprego.
Como pedi o seguro e logo depois recebi a noticia q iria trabalhar la pelo meio do mes, deixei rolando pois sabe-se la se o empregador muda de ideia... é melhor estar previnido. Agora terei de acumular umas 450 horas p/ poder pensar em pedir seguro novamente. Mas estarei trabalhando e correndo atras p/ voltar p/ a area. Isso ainda podera levar um tempo, mas vai acontecer...

7 comentários:

Giselle disse...

Q bom que logo, logo vc já estará no batente de novo.

Aproveito para agradecer as visitas e mensagens no nosso blog. Obrigada pela força e dicas valiosas!

Amitiès!
Gi

Anne Caroline disse...

Claudio, Anna!! Qnt tempo... Minha gente, que novela da poxa essa, que formulários detalhados..Nossa senhora... Ainda bem que passou, né..? Como estão as coisas..?

Beijos...

Anne

p.s.: adorei o novo layout!

Anônimo disse...

Luiz "Agora terei de acumular umas 450 horas p/ poder pensar em pedir seguro novamente."
Se voce for manado embora antes das 450 horas você tera direito ao seguro sim pois você nao usou todo o tempo que você teria direito na primeira vez,a menos que com essa crise eles tenham mudado o regulamento. Agora se você pedir a conta cumprica compadre.

Eliseu

O casal disse...

luiz... primeiro parabéns pelo emprego novo!!!

segundo: q saco essa burocracia aí hein? acho q eles dificultam o preenchimento dos forms mesmo pro kra preencher só se reeeeeealmente precisar....

terceiro: c gosta de uma planilha hein? hahahah meu pai é assim tb.... é bom pra organizar as coisas e tal, quando vou fazer algo do tipo sempre começo, mas nao levo adiante... mas essa dica de fazer uma planilha dessa assim que chegar aí é uma boa!!!

deixa eu ir nessa q dakia pouco EU VOU NO MÉDICO FAZER A CONSULTA DA PARTE FEDERAL DO PROCESSO.... UHUUUUULLLLLL

abração!

Lidia Barreiros disse...

vai acontecer sim!(voltar pra sua area) e não vai ser tão ruim...vc vai ver...;)

Elaine disse...

Oi Luis e Anninha!

Estamos lhes indicando pra brincadeira do "meme".
http://simboraprocanada.blogspot.com/2009/02/primeiro-meme.html

Beijos!

Canadá sem Limites disse...

Fala amigo! Tudo na PAZ?
As coisas estão melhorando a cada dia.
Boa sorte.
Manda um abraço pra Ana.
Robson Cunha
Calgary - Alberta