domingo, 8 de fevereiro de 2009

As temperaturas do inverno até agora

Meu mantra de todo dia é... ligar o computador... meteomídia.... temperatura das ultimas 24hs...
Anoto as maximas e minimas na minha planilha e vou gerando meu acompanhamento de temperaturas daqui. Muitos ja sabem q janeiro é o mes mais frio, mas nada como um grafico para entender como é uma aventura extrema o dia-a-dia em um local onde chega a bater temperaturas polares.

Se olharmos as variacoes de temperatura durante o verao, elas nao acontecem da mesma forma como no inverno. Essas variacoes em poucos dias sao absurdas. Na madrugada do dia 13 (dia q fui demitido) a temperatura bateu -1 a meia-noite, e desde essa hora ela desceu... desceu e desceu, um grau por hora. Na meia noite seguinte ela estava em -25, e continuava descendo. No dia seguinte pela manha ela alcançou -32, e no dia seguinte -34.
Mesmo quando as temperaturas nao oscilam tanto quanto nesse dia da mais forte onda de frio das ultimas decadas, é visivel pelo grafico como as curvas de temperatura ficam mais "pontiagudas e altas" nessa época do ano.

Ja passamos da fase mais fria do ano e a curva das temperaqturas ja começa a mostrar que ja esta subindo. Ontem foi a vez do tempo pregar uma outra surpresa, desagradavel para essa época do inverno, que foi subir acima de zero a marca do termometro. Nada pior q a neve degelando por algumas horas, e ainda com a ajuda de uma chuva fininha e horas depois toda a agua se congelando novamente. Os escorregoes serao generalizados nos proximos dias. Estacionamentos ficarao perigosos p/ tombos ou pequenas batidas, sem contar q ainda existe o perigo de alguns carros ficarem atolados. Uma dor de cabeça agua nessa época. Se estamos no inverno o bom é sempre estarmos abaixo de zero. Se é para chover, que nao fique mais abaixo de zero e estara tudo bem :)

Pois é... em pleno carnaval quebequense, temperaturas positivas. O mundo anda mal.... Cada um de nós precisa se consientizar e começar a tomar mais atitudes em relacao a isso.

7 comentários:

Lidia Barreiros disse...

brigada pela forçaaaaaaa!
:)

vai chegar sim...tenho fé!
;)

bjs

Bruno Lucena disse...

Grande Luis, concordo com todas as linhas. Temos realmente que fazer a nossa parte e esperamos realmente que todos façam. Um forte abraço. Bruno e Ana Flávia

Joana Nunes disse...

Opa!

Gente, brigadão pela dica de como colocar videos no blog, vou tentar agorinha!

Parabens pelo blog de vcs tambem, muuuito legal!

Bjs

Joana Nunes disse...

Quanto as temperaturas Quebequenses, vcs podem notar algo sobre a umidade do ar? Eu sou muito alergica e ninguem consegue me dizer ao certo se o Quebec é umido ou nao. Sei que na Primavera (durante a polinização) a alergia é intensa, mas gostaria de saber se no inverno as coisas tambem ficam feias. Sabem algo sobre isso?

Obrigada!

Bjs

Anônimo disse...

olá sou novo no seu blog e achei legal seus estudos da temeperatura, aqui do Brasil, eu tambem acompanho religiosamente. Achei um site bem legal sobre o assunto,tem media e picos de tudo que é lugar.
http://www.weatherbase.com/weather/weather.php3?s=72617&refer=&units=metric
Eric

Luiz disse...

Joana,

Eu ia te responder, mas a resposta estava ficando tao grande q resolvi fazer um post com o historico dela por aqui. Vou espera-la chegar p/ perguntar mais detalhes e farei um post ainda hj sobre alergia.

Abs

Déia disse...

Olá Luis e Ana, em primeiro lugar, muito prazer em conhecê-los nesse mundão virtual. Sobre a pergunta de vcs, nós tiramos a idéia de ir para Ville, estamos pensando em Montreal,mas vcs sabem q é um decisão difícil...demais! Tudo dependerá da equivalência profissional.
abraço.