segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Francisation...ou Quebecoisisation?

Aconteceu uma coisa engraçada esses dias, logo q começou a seçao de francisaçao desse periodo. Um dia cheguei em casa e recebi uma ligaçao telephonica. Era alguem falando em portugues com um sotaque carregado de gringo. A principio achei q fosse alguem tirando onda, mas levei a serio... ainda bem. Estavam procurando a Anna, por parte do Cegep Sainte-Foy. Como ela nao estava tentei ajudar pegando o recado. Se tratava de um espanofonico convidando a Anna para fazer a sessao de recepçao dos brasileiros que iriam começar a francisaçao no CEGEP. Na semana seguinte la estava ela.
Pelo q ela contou por cima, eram 12 brasileiros começando a estudar, contra os 3 que começaram na sessao anterior em maio. Ou seja, a invasao esta aumentando. Na sala que ela estudou em maio antes era so ela de brasileiro, agora sao 4. A professora que viu como ela chegou, insegura para falar um francezinho basico agora a encheu de elogios e ainda virou para a sala durante a aula que estava em curso e disse: "gente... isso é a escola da vida! Aprendam com ela! Ela nao ficou se escorando para aprender a falar, ela encarou e olhem so, fala melhor q muitos de vcs!" . Meio grosseira ela? Medio...pois existem varios refugiados colombianos q se escoram na francisacao para so pegarem a ajuda do governo. Conversando hj com um mexicano amigo nosso q por acaso caiu na sala q ela estava perguntei diretamente, "...mas afinal, me diga sinceramenteente o que esta achando da francisaçao". Ele respondeu "...veja bem.... como nos falaram la, a francisaçao nao é um curso de frances. Ela serve para integrar as pessoas a cultura do lugar, aumentar a rede de contatos e preparar para o trabalho". Esse é o discurso oficial, mas o q acontece na realidade é um curso de frances...fraco mas é um curso. Senao o nome seria "Quebecoicisation".
Repentindo, a Anna fez um mes de curso, saiu por termos encontrado um trabalho para ela. Meses depois ela foi chamada para fazer a recepçao dos novos alunos e recebeu elogios por ter evoluido tanto quanto a turma...SEM ESTUDAR, so praticando no trabalho com as colegas e ganhando umas 4 vezes mais. Sera q foi bom negocio?

Essa semana ela voltara a correr atras de um curso de frances, para poder voltar a estudar, quem sabe ano q vem.... logo q ela se decidir entre paramedica, enfermagem... e CULINARIA!!!!!!!!.... (hauhauhauhauhauha, pior é q é serio XD)

Nenhum comentário: