domingo, 20 de abril de 2008

Alguns serviços no Quebec

Viver na cidade de Quebec é muito bom, estou adorando, ainda mais agora com o dinheiro entrando mais do que saindo. Mas nao adianta, ainda sou um recem chegado, e comparacoes sao inevitaveis. O que mais sinto diferença por aqui é a qualidade dos serviços. Como cresci em Campinas, sempre fui bem servido com bons serviços. Notei isso principalmente quando me mudei de volta para o RJ (minha cidade natal) em 2002. E quando resolvi ir para João Pessoa...xiiii..... aí F**eu! ...rs A qualidade de vida era na extremidade oposta a da qualidade dos serviços na regiao. Desculpem-me meus amigos paraibanos, mas realmente ai precisa melhorar bastante nesse ponto :( Meses depois de sair da PB cheguei aqui, ja sabendo q aqui nao era o paraiso nessas praias, mas tb nao era o inferno. Digamos q aqui eh um Brasil q fala françes em alguns aspectos.

Celular
Acho que foi no dia seguinte a nos mudarmos fomos ao shopping Place Laurier e pegamos um plano de casal pela FIDO, o que nos da direito a ligar um para o outro de graça a qq hora do dia. Nesse mesmo plano podemos ligar a partir das 19:00hs sem custo algum, nos dias de semana e durante todo o dia nos finais de semana. Neste plano temos direito a acho q 200 ou 250 dolares de credito para fazer ou receber ligaçoes. É... receber ligacao aqui paga-se tb. O negocio eh receber a ligação, e se estivermos no nosso horario de ligacao gratuita, retornarmos a quem nos chamou. Saudades do Brasil 1.... Tivemos de fazer um deposito de 100 dolares pelo fato de nao havermos histórico de credito. Isso parece ser ilegal, mas muita gente faz. Como o credito seria revertido em abatimento das primeiras faturas, nao chiei.

Telefone e Internet
O que é mais necessario a um recem imigrado, alem da casa, comida e roupa lavada? Oras... informação! Onde pego uma pra mim? Na internet, ué! Então la fomos nós atras da Videotron pegar um plano de telefone "E" internet a cabo. Sim, telefone via cabo e internet via cabo. Fomos no shopping e solicitamos um plano de 7 mega bits por segundo. O plano se nao me engano iria sair por uns 72 dolares por mes, e ligacoes para outro telefone da videotron sao de graça.
Assinamos a solicitacao e la se foram mais 200 dolares de adiantamento pela maldita ausencia de credito para nos no mercado. Seriam tansformados tb em credito nas primeiras faturas, entao la fui eu de novo abaixando a cabeça e pensando "esta na chuava, eh p/ se molhar". A instalaçao ficou para a semana seguinte.
Uma semana se passou e no dia q estava marcado o instalador chegou bem cedinho. Ele entrou, verificou onde teria de fazer os furos para passar o cabo do lado de fora para dentro, viu q nao teria como passar pela parede, pois teria de abrir a parede do vizinho de baixo e a minha tb. Como isso causaria um custo enorme, a solucao era passar o cabo por fora ate meu ap. Fomos ao subsolo, onde ja havia um sinal entrante no predio, bastando apenas conectar um cabo novo do terminal ate meu ap. MASSSSSSS... como tudo na vida sempre ha um porem... havia algumas toneladas de neve do lado de fora, e o mocinho nao quis se molhar. Acabou q por inexperienci minha nessas terras nao sabia q era responsabilidade dele se jogar na neve para fazer o serviço. Resumindo a historia, pois ela eh cheia de detalhes, nao foi instaladono dia o sinal. Nesse meio tempo repensei e resolvi cancelar a Videotron e aproveitar o cabo da BELL que ja estava la instalado e pegar um plano equivalente no preço e nos serviços, com a vantagem de nao ser banda compartilhada (ADSL), como é no sinal via cabo. Nao eh que no dia seguinte ao cancelamento da videotron outro tecnico, esse sim com fomo de trabalho, ja ia quase q invadindo minha casa assim q abri a porta, e ao barra-lo informei q ja havia cancelado a instalacao. Ele nao possuia essa info com ele, e foi embora feliz... em direcao ao proximo cliente.
E os 200 dolares de adiantamento? Pois é... ate hj nao recebi de volta. Segundo a atendente da Videotron o cheque iria demorar mais de um mes para chegar em casa. Amanha.. ou melhor, agora nessa segunda-feira estou indo la no Centro do Consumidor para fazer uma reclamacao conta isso. Vou ver o q vai dar, pq acho q estao abusando de minha paciencia.
A Bell tb nao eh milmaravilhas tecnicas nao. Tive alguns probleminhas tecnicos para fazer a internet funcionar, pois o sistema de ativacao de acesso justamente no dia q foi liberado o servico para nos entrou em pane e ficou assim por mais de um dia. Depois foi um tal de tenta resetar a senha e nao conseguem, passa a senha errada, passa informacao errada, e quando resolvi fazer tudo por minha conta e pelo sistema de URA da BELL tudo rolou bem. Esses indianos falando ingles ao telefone... grrrrrr, sao um atraso de vida!!!!!! (Ingles eh meu idioma para falar no telefone... uma forma de nao perder a pratica por aqui :)

Acabamento porco
Quando olhamos as fachadas das casas por aqui, nota-se q sao bonitas, bem diferentes do Br no que diz respeito ao estilo, mas sao bem legais mesmo, geralmente. MAs quando começamos a entender como é tudo por aqui, nota-se que por detas daquelas belas fachadas ah um submundo de solucoes quebra-galho escondido. Agoro entendo pq existe tantos incendios por essas bandas. Eh tudo feito nas coxas! Passam cabos como se fosse varal, penduram, enrolam onde for, passam por der... e se nao tem onde passar o cabo? Ah... fura em qq lugar e boa! E o fio? Sei la... esconde ali atras do aquecimento. Tsck tsck tsck. Falta um pouco de padrao para algumas coisas aqui, ou ainda nao cheguei a ter contato com o mundo mais organizado, como o que eu tinha contato na terra do futebol. Só o fato de conduite por aqui ser uma coisa de construcao "moderna" ja eh de se espantar. Afinal de contas, quem precisa mais desse tipo de padronizacao, as casas de madeira ou de alvenaria? Resposta obvia q nem vou especificar. Juro q meu maior medo aqui eh incendio. Esses dias atras foi a vez de um armazem das forças armadas daqui do Canada q pegou fogo, aqui perto de casa. Construcao secular, ponto turistico... puff! Numa noite foi para o espaço. Ok q nao sei os detalhes desse ultimo incendio, mas ja foram uns 3 ou 4 desde q chegamos, inclusive ali pertinho de onde vamos morar foi um preduio inteiro, sem vitimas... só um gatinho ficou desaparecido, mas dizem que ele se mandou antes de todos.

Coleta de lixo
Taí uma coisa legal de se falar daqui. No "bureau d'arrondissement" vc pode pegar sem custo algum uma caixa azul de plastico, onde vc uma vez por semana podera separar seu lixo reciclavel para a coleta seletiva. Aqui na rua eh nas segundas-feiras. Ja o lixo organico, nas segundas e de final de maio ate agosto nas quintas tb.
O lixo nao pode ser empacotado naquelas sacolas plasticas de supermercado q estamos acostumados a usar. Todo lixo deve ser embalado em sacos pretos especificos para isso. E tem uns sacos verdes que nunca vi usarem que eh para outro determinado tipo de lixo, que nem lembro mais qual eh. Acho que vi isso no bureau d'arrondissement... pra variar.

Sacolas de supermercado
Aqui na rua Sao João (Saint Jean) tem o mercadinho L'Inter. La foi onde pela primeira vez vimos o que eu ja havia visto na TV, que era uma tendencia mundial agora começar a usar sacolas de tecido para levar as compras, em vez de usar sacolas plasticas. Aderimos a onda e compramos umas para nós. O problema eh q so usamos quando lembramos, ou seja , quase nunca. Velhos habitos sao dificeis de mudar, mas estamos melhorando.

Estacionamento na rua
Algumas regioes do centro da cidadade e regioes proximas a ele, como aqui na haut ville, existe a famosa zona azul, ou zonas. Voce pode estacionar seu carrinho por aqui, se houver parquimetro (aqueles q vemos nos filmes americanos q poe moedinha e de tempos em tempos tem de voltar para recarregar de moedinhas), ou estacionar por ate uma hora nas ruas sinalizadas como "zone" sem parquimetros. Para aqueles que sao moradores, basta passar no Bureau d'Arrondissement de novo e agora pagar 50 dolares para poder estacioanr pelo ano todo... ou ate o final do ano que eles consideram. Nesse caso o meu "permis de stationnement" vale ate setembro. Ah! Mas isso eh so para os dias da semana entre 9:00hs e 17:00hs... fora disso qq um pode estacionar. Basta ler direito a sinalizacao. Eu nao fiz isso... e estava deixando o carro la na PQP. Depois q peguei o selo da zona azul para colar no carro que fui notar....hehehe. Mancada numero 1. :P

Bancos
A cada dia q passa fica mais claro q nao quero depender muito do Desjardins. Depois de ter conta no Brasil qq um fica mal acostumado. Tenho uma conta que abri em Sainte-Foy, e para sacar moedas aqui no centro para usar na maquina de levar-roupas, a agencia tem de ligar para a minha agencia para saber se tenho fundos... ou se nao eh armação! Ah... que besta! Nao digitei a senha? O q esta errado?!?! E toma uma vez... duas.... agora eu saco dinheiro no caixa eletronico, vou ate o caixa e peço para trocar por moedas... sem precisar arpesentar o cartao. resultado, consigo o q quero em um quinto do tempo. Continuo achando q os colonizadores eram portugueses metidos a entendedores de queijo...rs. Proximo passo, abrir uma conta no BMO.
A unica vantagem talvez esteja nos juros na hora de pegar um finaciamento, ou se for fazer seguro do carro com eles... o q nem isso eu fiz.

Agua
Acho q ja comentei por aqui anteriormente, mas esse engocio de tomar agua da torneira eh um choque para muita gente. Sempre nos ensinaram a NAO TOMAR AGUA DA TORNEIRA...e aqui eh a coisa mais comum do planeta. Superar isso ate q foi facil, mas eu ja havia passado por aqui antes. Agora ja estou tomando agua sem medo, mas ainda penso em mais para frente comprar umas garrafas que possuem filtro... Sei la, né... em MTL ja deu problema a pouco tempo atras...

Aquecimento
Eu nao pago aquecimento por aqui, mas quem paga diz q a tal da chauffage eh a grande vilã das contas mensais. Por isso pegar uma habitacao q ja inclua isso é algo que fará a diferença no final do mes.. segundo contam. Eu acredito na experiencia de quem esta a mais tempo aqui... por isso nem penso em arriscar ter minha propria opiniao sobre esse assunto...hehehe.

7 comentários:

Emmanuel & Katarina disse...

Legal saber sobre isso tudo cara e não precisa pedir desculpas por falar de lago que é a mais pura verdade.
Fiquei impressionado com o valor pela banda de 7Mb. Baratíssimo.

Um abraço,

Emmanuel & Katarina

Luiz disse...

Pois é Lacerda.... e ainda o aluguel do modem wireless custa so 2 dolares por mes. O plano da videotron da velocidades maiores, ate 20mb se nao me engano, mas sabe como é a historia de cabo, né ?! Se todos acessam juntos... bye bye performance.

Anônimo disse...

Tem maquinas que trocam notas de 20, 10 ou 5 $ por moedas de 1$ e algumas que trocam moedas de 1 por 25 centavos.
Eu descobri que tudo é feito no facao pois tem que ser feito rapido, muito rapido.
Se você tiver grana contrate um seguro para seu app. como vc tem caro fica mais barato, detalhe alguns bairos é complicado contratar seguro, ou ele fica carrissimo, pois os bancos querem minimisar a possibilidade de prejuizo,
Ex em Montrea no hochelaga maisonneuve é muito caro o seguro devido ao pequenos roubos que a molecada que vai fumar maconha faz, e se o risco de incendio for alto, fica carro fazer um seguro tbm

Panda disse...

Ola pessoal,

legal descobrir mais um blog aqui em Ville de Québec.
Ja vou adicionar na lista do meu...
Excelentes informacoes para quem esta vindo.
Parabéns pela paciencia!!!

Abracos,

Alê

Erivaldo e Edjane disse...

Continuem escrevendo meus garotos,... jah estamos aqui tambem, porem em Montreal e na primeira semana por incrivel que pareca jah tiramos todos os documentos, hoje fui para minha segunda entrevista, queira lah que possa dar tudo certo.

Gostariamos de entrar em conta com voces via email, o nosso eh erivaldo5@yahoo.com

Grande abraco aos dois e vou avisando que mesmo sem permissao de voces, jah coloquei o blog de voces no nosso que ainda estah somente comecando,... inclusive vou adotar algumas formatacoes do seu para poder relatar as proximas aventuras nossas por aqui.

Grande abraco e espero retorno via email.

* Serena * disse...

Eu não consigo não rir com esses posts =(
Desculpa! ahahaha

Nossa, pior que todo mundo fala de incêndio mesmo... E é de se entender! Nos EUA, as coisas não são muito diferentes não... Depois que preguei coisas na parede com tadchinhas, acredito que tudo é possível!

Bjus pros dois!

Dani

Bruno Lucena disse...

Ola dupla dinâmica, me permita, mas estou dizendo isso porque vcs são dois vencedores. Não é brincadeira não infrentar tudo isso. Achei muito interessante o seu comentário sobre cada item do seu dia-a-dia, isso nos da uma ideia geral do que iremos encontrar. Quanto aos disabores Luiz, acredito que isso faça parte mesmo afinal nada é perfeito. Abraços e continuamos acompanhando.