quarta-feira, 8 de abril de 2009

"A maldiçao do dia da mudança"

O titulo desse post lembra ate filme de terror, mas acho q daria para fazer uma boa comedia desse tema. Como adoro chamar essa linda "provincia provinciana" de "franco-lusitana" (desculpem-me os portugueses, mas levem em consideracao q tb sou neto de portugueses... tá !?!...rs), a coisa mais estupida e irracional a qual acho q jamais vou me conformar durante toda minha eternidade, é a famosa "maldiçao do dia da mudança".

Resumo para aqueles q nao sabem o q os esperam
Todos os contratos de aluguel da cidade do Quebec vencem dia primeiro de julho. Entao o q acontece nesse dia? Enquanto todo o Canada aproveita o feriado em que comemora-se o aniversario da independencia do país, o Quebec faz mudança domestica. Parece q na cidade de Montreal nao é mais assim, mas ate onde sei todos aqueles que pretendem se mudar para um outro apartamento deverao estar se mudando no mesmo dia q vc, dia primeiro de julho. Agora imaginem algumas milhares de familias saindo de casa ao mesmo tempo. Como ficam as transportadoras? As ruas... as calçadas... as entradas dos predios...
Literalmente é uma coisa de outro mundo. Eu acho q moro no meio dos ETs....

Nosso dia da mudança 2009
Estamos distante de primeiro de julho, quase 3 meses nos separam. Mas acreditem, o nosso dia da mudança ja é preocupacao antiga. Nao por causa dos problemas do nosso ap atual, mas sim porque aqui vc tem de saber com bastante antecedencia se pretende se mudar.
No inicio de fevereiro chegou nossa famosa carta perguntando se iriamos renovar o contrato (rs... tolinhos!), respondi dizendo q nao e como devem ter lido nesses posts anteriores levei a carta em maos, junto com mais um brinde. A partir dessa época, inicio de fevereiro, a "maldiçao" se estabelece na provincia. Quem quer casa sai a caça! Quem pega a caça primeiro liga com vantagem para a empresa de mudança e ja fecha o acordo p/ o dia da mudança. Portanto, isso ja começa a acontecer nos primeiros dias de fevereiro!!!!!
Nós, em fevereiro estavamos numa situacao apertada e complicada. Eu sem emprego, o mercado fechado a bons empregos e muitas incertezas no ar. Apareceu um emprego, e tb apareceu um apartamento logo em seguida! Opa! É o Canada sorrindo para nós ai!!! :D O emprego ainda nao era uma brastemp, mas ja iria voltar a mesma situacao mais confortavel. Nao tinhamos condicoes de pagar 500 dolares por uma mudanca, entao resolvemos fazer nos mesmo nossa mudança. Como fazer isso? Acessem www.uhaul.com e descobrirao. Decidimos alugar um desses pequenos caminhoes e mais alguns apetrechos, e nós mesmos fariamos o trabalho. Mas tinha um problema, como sempre. Para fazermos a mudança deveriamos reservar um caminhao, mas eles nao fazem isso com tantos meses de antecedencia. Liguei para lá e me instruiram esperar ate dia 15 de março quando iriam começar a liberar as reservas. Ok, adiamos a procura por um mes até meio de março, e quando chegamos para fechar o caminhao...hahah...advinhem: esgotaram as reservas em poucos minutos!!! Ficamos na mao! Começo a ligar para todas as empresas de mudança q encontro nas paginas amarelas, e quando atendiam ou ja estavam lotadas sem horarios, ou poderiam fazer a 150 dolares a hora, com no minimo de 3 horas (esse preço ainda sem as taxas de 13%) para os dias anteriores ao dia da mudança, ou posteriores. Resumindo... nao nos servia pois nosso novo ap so ficara livre a partir do dia 1º e temos de tirar tudo daqui até dia primeiro.

Desistir, jamais!
Volto para a opcao do U-Haul, agora pensando em alugar um pequeno espaço para armazenar nossa coisas por uma semana junto com a de nossos vizinhos. A ideia é pegar um caminhao no final de semana anterior ao primeiro de julho (quarta-feira), levar nossos moveis para esse "storage", viver por uma semana no estilo "acampamento de recem-imigrante no recem imovel" (colchao inflavel, mesinha dobravel...etc), e no final de semana seguinte pegar outro caminhao e levar tudo para o novo endereço.
Ideia feita, pesquisada, esquematizada, viabilizada... so faltava fechar. Fomos hj pessoalmente (ja q o atendimento da mulher pelo telefone era daqueles q da raiva de tao ruim) e ao vivo as coisas fluiram um pouquinho menos piores.
Conclusao, nao fui informado que temos de esperar um mes antes da data que pretendemos alugar o storage. Parece q terei de esperar outro mes ate decidir de vez essa novela que sera nossa mudança.

Depois nao querem q eu chame dessa terra de franco-lusitana? Oras pois!

6 comentários:

Giselle disse...

Nossa, Luis não sabia que esse dia gerava tantos transtornos... rs rs rs
Um abraço!
Giselle

Unknown disse...

Já começo a agradecer por não ter tido grana pra comprar móveis!! acredita nisso ?!
Mesmo assim, estou em ''pré pânico'' com sua postagem... temos 01 cachorro boxer e dois gatos no meio de uma dezena de malas grandes,01 fogão e 01 frigobar!!! caraca,é agora que fico doida de vez !!! hahaha... Boa sorte pra nós no 01/07 !

patrick disse...

Cara Montreal é igual!!!
Bom a idéia é conseguir mudar antes ou depois... rsrsrsrssrs
Vc também pode alugar um trailher e mandar instalar um reboque no seu carro. Funciona...
Abs

Nós4 disse...

Bem, ao contrário do que o Patrick disse aí em cima, conheço MUITAS pessoas em Montreal que vão se mudar fora desta data. Nossos vizinhos entraram no apê em março de 2008 e acabaram de renovar o contrato por mais um ano, a mudança deles será em março de 2010.
Nós entramos no nosso apê em 01 de setembro de 2008 e teoricamente nossa mudança será em setembro de 2009. Teoricamente, porque devemos renovar por mais um ano, então nossa mudança será em setembro de 2010. Vários amigos nossos pegaram contrato de 01 ano, começando agora em 01 de abril. Ou seja, existem muitos casos em que os contratos começam e terminam em 1ª de julho, mas já estamos vendo vários casos diferentes.
E graças a Deus, nós nos enquadramos nesses casos. Vamos aproveitar o 1º de julho para passear com os meninos e ver a loucura que deve ser todo mundo na rua de uma vez só.
Aproveitar enquanto podemos...:-)

Beijos!!

Manuel M. Henrique Filho disse...

Luiz blz?
Cara, seria seria comico se não fosse dramatico heim?
Mas boa sorte ai com o seu sub-inquilino, O Rato.
Abração!!!!!!!!

Bruno Lucena disse...

Ai meu filho não tem jeito, faça igual a nossa ministra Marta Suplicy...hehehe