segunda-feira, 13 de abril de 2009

IR, restituicao e TPS/TVH

Como ando muito atarefado nas ultimas semanas com muita coisa para estudar para o trabalho, nao tenho tido tempo de cuidar de outras obrigacoes domesticas. A declaracao de imposto de renda foi um desses compromissos q tive de contornar daforma mais cara, devido a nao ter tempo de ver isso durante a semana.

Existe alguns organismos de ajuda q fazem a declaracao de renda para aqueles q nao tem muita ou nenhuma renda. gente na ULaval, benevoles aqui perto, la longe... muita gente q faz de graça, mas como sao concorridos vc nao pode marcar toca e tem de ver isso sem muito atraso, senao perde a vez. so para lembrar q o limite para a declaracao é ate dia 30 de abril, independente se teve renda ou nao. Eu nao estava tendo tempo de ver isso, e acabei perguntando ao meu chefe alguma dica do povo daqui para um lugar q fosse barato e bom que fizesse a minha declaracao de IR, e a da Anna. Ele indicou a "H&R Block", com varios escritorios espelahados pela cidade. Como sou novo no país, bem provavel q fosse sair uns 30 dolares e pronto, meus compromissos com o governo estaria em dia. Otimo! Tinha um perto de casa, masquei um horario para uma avaliacao e fui lá alguns dias depois, num sabado.
Ao ser atendido pela recepcionista, mais uma vez perguntei o preço, e ela comentou q o contador poderia me informar durante o atendimento. Esperamos um pouco e logo ele nos chamou.
Conversa vai, conversa vem, pega os documentos para analise, perguntas... respostas... e ele foi completando a declaracao, espero um pouco e pergunto o preço. Nada de resposta. O meu erro foi deixar rolar, mesmo sem resposta. Mas todos me falavam, "ah.... é baratinho!", e o bestao deixou rolar. Pensei q por ter trabalhado em duas empresas de recrutamento diferentes poderia deixar uns 50 dolares... mas ate ai, td bem.
Entao aproveitei para derrubar um mito q até eu ajudava a trasmitir, listado abaixo com outras dicas q seguirei nesse ano de 2009.

1. a primeira declaracao de IR precisa ser feita no papel: FALSO! Se vc possui um software de declaracao de IR como o Impôt Rapid estara dentro dos conformes da lei. (leia o rodapé do post :)
2. restituicao: se sua renda for acima de uma cota X que nao sei o valor, vc podera pedir restituicao dos valores como passes de onibus (guardem seus comprovantes de compra dos passes), medicamentos, consultas medicas (nem todas sao de graça ;), exames medicos (idem)...
3. investimentos no REER abatem o valor a ser pago, assim q houver uma renda acima do nivel da pobreza daqui
4. vc nao necessita preencher novamente o formulario da TPS/TVH como fizemos assim q chegamos aqui, fevereiro passado. Basta selecionar uma opcao na declaracao e o reembolso da TPS/TVH sera enviado para nós ao longo do ano, como cheques ou direto na conta. O detalhe q ainda nao estamos entendendo é q mesmo nos tendo feito a declaracao num sabado, no dia anterior a faze-la ja haviam enviado o nosso primeiro cheque desse ano. Sera q alguem contou ao Revenu Canada q iamos fazer nossa declaracao no dia seguinte???? Todos os nossos cheques da TPS/TVH do epriodo anterior ja foram recebidos e gastos... Vai entender!

Como ainda somos pobres por aqui (porem limpinhos), ter guardado todos os comprovantes de compras durante 2008 nao adiantou para nada, ja que nossa foi inferior para termos de pagar imposto sobre a renda. Farei uma triagem do q é bom guardar, e o resto que nao se encaixa acima ira p/ o lixo.
Acabou q o senhor q nos atendeu fez a minha declaracao, depois a da Anna... e eu lá, so esperando uns 100 dolares de prejuizo. Ah...mas nada seria tao ruim assim, afinal iriamos receber uma bela restituicao em no maximo 2 semanas, segundo ele. MARAVILHAAAAAA.... a conta corrente ia sorrir como a uma ano nao sorria. Fomos pagar, e o preço: 115 dolares.... Ah, bem como eu imaginei !!!
- Nao senhor, 115 dolares para cada um....
Ah!??!?!?!?!??! Quoi !??!?!?! Putz.... Que preju! A Anna ainda recebeu um desconto de 15%, mas eu...nada.
Doeu o bolso na hora, mas agora estamos mais tranquilos, só na ansiedade dessa bendita restituicao chegar logo! :)

PS: depois de alguns comentarios enfatizando q a primeira declaracao tem sim de ser no papel, vou entrar em contato com o velhinho para ver o q afinal ele fez. Vamos ver se infelizmente estarei dando mais força ao meu preconceito dos serviços profissionais desse país.

13 comentários:

Unknown disse...

Isso tudo ?! Dava para fazer uma visitinha em Montreal; fazer o imposto comigo e no final das contas ainda sobrava dinheiro. Se for tão caro assim acho que ano que vem farei uma "tournée IR" pelo Québec. Também fiz voluntariado para o Revenu Canada para preencher a declaração dos contribuintes de baixa renda. Quem disse que a primeira declaração é sempre no papel estava certo... é sempre no "papel", mas se quiser fazer pelo software é só imprimir as páginas e mandar pelo correio... o que infelizmente não está disponível é mandar a primeira declaração pela Internet.

Um abraço

Luiz disse...

Pois é Victor, o velhinho falou q poderia sim mandar via internet, tanto q ele o fez. Agora, depois disso q vc falou, so resta saber se vai dar problema. espero q nao.
ele ainda veio com uma papo que nao levei muita fé q "por ser a H&R Block" o governo da prioridade no tratamento das declaracoes deles... bla bla bla... coisa de vendedor querendo engrupir imigrante, mas eu fiz uma cara de "uau!.... como sou sortudo!!" e deixei ele falar...rs.

Luiz disse...

ano q vem nos falamos...heheheh

Abs! E semana q vem to ai!

Anônimo disse...

lo mejor es buscar amigos estudiantes de contabilidad. Otra dica, gastos odontologicos, guardar toooodoooos los comprobantes, ahi va mucho dinero!
Suerte

Wellington Gomes disse...

Fala Luiz... que via crucis heim?
a H&R me cobrou 350 pra fazer o meu e da esposa... desisti...
heheheheheh

eu mandei o TVS/TVH mas até hoje não entendi do que se trata... vc sabe?

abraço

Wellington

O casal disse...

opa opa... ano q vem tô muito aí pra fazer a declaração contigo, Victor.

Luiz, adorei a expressão: fiz uma cara de "uau!.... como sou sortudo!!"

hahah fiquei imaginando hahaha

Quando eu chegar aí, me dá as dicas do q eu devo juntar este primeiro ano... notas, compras, essas coisas...

vou voltar pro ritmo frenético q tá por aqui!
Abraços,
joao

Anônimo disse...

Olá Pessoal
Acho que é a primeira vez que escrevo para vocês, mas meu marido já andou por aqui ... hehe
Precisamos de uma indicação de vcs.
Estamos indo para o Canadá no inícido de junho para passar uns 15 dias. Em Montreal ficaremos na casa de amigos, agora em Ville de Quebec estou querendo indicação de vcs de um lugar que seja bem barato, estilo albergue para passarmos uns 5 dias. Vocês tem alguma indicação?
Espero que possamos nos conhecer e fazer ao menos um passeio juntos.
Até mais
Simone

Patrick e Valeria disse...

O ano passado eu mes fiz, pois não tinha muito coisa.
A primeira declaração tem ser no papel, ele imprime e envia para vc, pois vc não tem a senha do sistema informatizado.
Este ano eu também paguei, pois tinha muitas informações minhas e da Valéria. 150 dolares para o casal, isto pq eu mandei atrasado.
se não seria 120.
Abs

O casal disse...

Po, q legal q vc conheceu o Eduardo!
Fica mais fácil juntar todo mundo pra jogar um play 3 hein? Se bem q vc é amis Call of duty e ele é mais Guitar hero... eu, particularmente, curto os dois! heheh

Pois é, ele chamou a gente pra ficar la no começo. Vai ser uma boa, ter ajuda 24h hehehe....

Mas acho q ainda nao tá 100% certo pq talvez eles recebam os pais da Catarina por lá no período q a gente vai chegar.... to vendo isso ainda com ele...

kra...

falta um mês certinhoooooo..... puxaaaado hein??

Abração

PS- kd vc no skype??? tá trabalhando mt pra um québecois!!! heheh

Celso Arrais & Família disse...

Amigos,

Vocês teriam um e-mail de contato desse contador para que eu pudesse fazer uma consulta sobre a questão de quem tem renda no brasil, como alugueis, pensão, etc. Eu preciso esclarecer isso antes de imigrar pois tenho a impressão que eles vão querer me tributar.
Se tiver alguma dica me passe por favor:
celsoarrais@globo.com

Obrigado e boa restituição,

Celso Arrais

Nós4 disse...

Pôxa, já estou até ficando com medo. Ou a nossa foi muito barata ou a de vocês foi muito cara, meu amigo!!
Fizemos a nossa declaração, que foi simplezinha, é verdade, pois chegamos em agosto e não tivemos renda no Canadá em 2008, mas saiu CAD$ 60,00 pro casal!!! E esse preço foi pra todos que fizeram com ela.
Só estou mais tranquila porque se a contadora for "bugada" (como diz meu marido), ela já nos foi indicada por vários amigos que já fizeram com ela no ano passado e nesse ano. Então, não seremos os únicos a "nos lascarmos"!!
LC, acho que estou pegando teu "humor negro". kkkkkk

Beijão!!

Nós4 disse...

Pôxa, já estou até ficando com medo. Ou a nossa foi muito barata ou a de vocês foi muito cara, meu amigo!!
Fizemos a nossa declaração, que foi simplezinha, é verdade, pois chegamos em agosto e não tivemos renda no Canadá em 2008, mas saiu CAD$ 60,00 pro casal!!! E esse preço foi pra todos que fizeram com ela.
Só estou mais tranquila porque se a contadora for "bugada" (como diz meu marido), ela já nos foi indicada por vários amigos que já fizeram com ela no ano passado e nesse ano. Então, não seremos os únicos a "nos lascarmos"!!
LC, acho que estou pegando teu "humor negro". kkkkkk

Beijão!!

Anônimo disse...

Nao pago nem compro nenhum software para fazer a declaraçao de imposto.

Entreguei atrazado o ano passado e retrazado, como nao tinha imposto à pagar nao deu nada, so o cheque da TPS chegou atrazado, ano retrazado recebi retorno do imposto pago, ano passado nao recebi nada e esse ano nao receberei nada pois estou como falou alguem ai em cima estou na faixa dos pobres e quando trabalhei solicitei para nao fazerem os descontos.
As pessoas ficam felizes de terem deixado dinheiro com o governo sem receber juros!
Para o Celso - Brasilia os exemplos dados so para fazer a declaraçao de renda, que em alguns casos nao tinha renda nenhuma, mas se quizer receber os cheques TPS e TVQ tem que fazer, custou 130, 175, 60 dolares, imagine quanto nao vai custar essa assessoria.