terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O carro e o frio

Vou comentar uma coisa aqui sobre o dia a dia de ter um carro no frio. Como todos sabem, todo carro convencional usa óleo no motor, porém cada óleo tem sua viscosidade alterada em temperaturas baixas. Uns aguentam mais o frio, outros nao. Logo q fui trocar os pneus normais p/ os de inverno no final de novembro aproveitei e pedi p/ trocarem o oleo tb. Segundo eles, trocaram p/ um q aguentaria mais o frio. Ótimo! Porém, tenho notado q em temperaturas abaixo de -5 assim q dou a partida escuto as engrenagens sem oleo algum.

OBS: Nao! Nao sou um auto-maniaco... muito pelo contrario. Mas quando vc escuta um barulho no motor como uma furadeira de impacto numa parede de concreto vc sabe q algo de estranho esta acontecendo la dentro, nao precisa ser tecnico p/ isso... :)

Mas isso nem dura um segundo a -5. Massss... a -20... hahaha... isso começa a doer o coraçao de tanto tempo q demora para cessar o barulho, de 3 a 5 segundos mais ou menos. Vc sabe q sem o oleo os componentes internos do motor se desgastam... e isso significa manutençao a vista. Entao, alem de doer o coracao, vc sabe q vai doer o bolso... logo-logo. O q fazer? Te digo daqui a pouco.

Quando comecei a notar q isso acontecia, comentei com os homens la do trabalho (homem q geralmetne é automaniaco....rs) o q estava acontecendo. Falaram q isso é normal em temperaturas muito baixas, mas que eu poderia usar a tomada do carro. Falei q o meu nao tinha, e estranharam.
- Mas a maioria dos carros daqui possuem tomada!
- Serio? Mas eu nao vi la no meu motor nenhuma tomada. Achei q teria de mandar instalar...etc.
- De uma procurada pois o seu modelo é muito provavel de ter.

Fui dar uma conferida e dessa vez os quebequenses tinham razao!...rs Estava la escondida, meio oxidada, porem inteira.
Essa semana a meteomídia començou a anunciar uma frente-fria q esta se aproximando e q fara com q os -12 de ontem passem a -5 (que esta agora) e caia para -32... -36 nos proximos dias :D Nao estou falando de sensacao térmica...estou falando de temperatura real! As previsoes de sensação térmica esta entre -32 e -52 graus até sabado por todo o Quebec, menos na regiao sul. E eu so pensando... "p/ ligar o carro nesse frio...ai ai ai".

O frio semana passada ja me fez comprar uma bateria nova, pois p/ dar partida gasta-se... energia! Como trabalho muito proximo de casa, a distancia de 3km nao é suficiente p/ recarregar a energia gasta com cada partida ao ir ou voltar ao trabalho. Entao a morte de minha bateria era algo q ja estava anunciada. Semana passada ela bateu as botas. Por sorte estavamos saindo de casa. Chamei o CAA p/ fazerem uma "chupeta". Aproveitei p/ enforcar o trabalho, mas o q importa é q o carro ficou operante de novo. Agora uso com mais restricoes o desembaçador de vidros traseiro e so carrego o GPS em caso de extrema necessidade ou quando eu vá rodar por bastante tempo.

O q fazer
O frio esta aqui, e nao ira embora tao cedo... oba!!! :D Mas isso pode trazer prejuizos. Entao, vamos nos adaptar.
Fui na Canadian Tire e comprei uma extensao p/ exterior, comprida o suficiente para sair de dentro de casa e alcançar nossa vaga na garagem. Tem predio aqui q ja tem uma tomada logo em frente as vagas, mas nao é o nosso caso. Por sorte moramos de frente p/ a rua, onde fica nosso estacionamento. Assim, conectamos a extensao aqui no quarto, peguei uma lixa, desoxidei o plug do carro, e conectei. Uma hora depois o carro nem sentiu os -5.

Agora sera essa a rotina. Pelo menos uma hora antes de sair de casa, conectar o carro na tomada, esperar dar uma aquecidinha, e sair feliz e contente... pelas ruas escorregadias da cidade ;) Mas a volta do trabalho o motor nao terá essa sopa.... Vai ter de ser na furadeira de impacto mesmo :(

8 comentários:

Anônimo disse...

Agora vou ter que descobrir onde esta a minha tomada!!! heheheheh

Jão disse...

Olá Luiz e Anna.

Somos de Recife sim, eu (João) fui num encontro que teve mais ou menos em setembro, nos últimos não pude comparecer, mas minha esposa (Claudia) foi num de outubro, em Dezembro houve um encontro no Parque da Jaqueira mas não pudemos ir.

Tinha dado uma passada já aqui pelo seu blog mas nunca tinha parado para ler, já adicionei nos meus favoritos em breve pretendo devorá-lo.

Abraços e bom inverno :)

Anne Caroline disse...

Ooow meu Deus.. é tanta coisinha pra gente aprender e se adaptar que só de ler, dá um nó nas informações... rsrsrs Então.. ainda pretendemos ir pelo federal.. é que o maridão vai ser o aplicante principal e na correria dele, aprender uma nova língua não vai ajudar mto.. Mas aprender francês qnd estivermos aí.. Será uma de minhas metas!

Beijos..

Anne

p.s.: vcs têm msn??

Lidia Barreiros disse...

hahahahaha
carro com tomada??essa eh boa!
E não vou precisar abrir a janela não....pq eu não planejo ter um carro tão cedo...

:P

boa sorte nos -52....(vc disse oba????) rs

Anônimo disse...

Otimo post...como pretendemos ter o nosso carro tb...estarei atento a isso. Agora, nao imaginava que ocorresse dessa forma...pois eu já sabia que existiam oleos especiais e que os mesmos eram feitos para essas situações...mas nunca imaginei que o carro tivesse uma tomada para aquecer...essa foi uma excelente dica mesmo. Será que já era o prenuncio dos carros eletricos? Será que foi ai que inventaram os primeiros carros eletricos? Um abraço. Sim, detalhe, conseguimos alugar o nosso ap aqui e estaremos desocupando até sábado...agora só falta o dai. Abraços. Bruno e Ana FLavia.

O casal disse...

vivendo e aprendendo...
eu nao tinha idéia q carro tinha tomada no motor!

pra mim só os movidos a eletricidade q estão chegando... híbridos e nao sei mais o q...

hahah...

mt bom saber disso!!!

bela dica!

abração!

Sílvia Letícia e Cia... disse...

Hamm... agora entendi, conheci um estacionamento cheio de tomadas, tinha achado meio estranho-dãããrrr :( - na verdade é bem importante e prático, nao precisa abrir a janela, rs!

Wellington Gomes disse...

também não achei minha tomada... se bem que nem tenho onde ligar tbem... hehehehehe
abraço e obrigado pelo post.