quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Empregos vem, empregos vao.

Nao sou do tipo q gosta de postar problemas, e sim solucoes ;)

A alguns dias atras comentei q os "...ultimos dias têm sido um desafio...", e nao especifiquei tudo, pois apenas nao havia encontrado a solucao. Agora, com a solucao meio encaminhada tenho o q postar.

Empregos vao...
A Anna largou o emprego dela em meados de dezembro passado, pois estava com um emprego temporario para a virada do ano, e depois disso ela teria como procurar algo melhor, com calma. Virou o ano, ela na rua.... nao encontrava nada. Num belo dia, o q acontece??? Tcha-ram!!! Eu tb perco o meu....rs. É mole ?! Que belo inicio de ano!!! :)
O plano dela procurar com calama teve de mudar. Agora, comigo em casa a pressao iria aumentar... e aumentou.
Essa época do ano as ofertas de emprego despencam, e mesmo procurando algo no estilo "empacotador de pao" ou coisa do tipo ninguem tem retornado nenhum dos curriculuns q estavamos enviando.

...emprego(s) vem!
Estava procurando algo q fosse p/ empregar nos dois ao mesmo tempo, economizando em passes de onibus e aumentando a praticidade de ir e voltar do trabalho para os dois, mas como nao estava avançando em nada, a Anna tentou um emprego no Les Jardins Mobile e conseguiu. Hj ela começou lá, na rua mais badalada da cidade (rue Cartier - Quebec) e eu continuo na busca. Se aparecer algo para os dois aí ela decide se fica la ou se muda de emprego.

Conversei com o Patrick, um dos mais novos moradores da cidade (se mudou faz poucas semanas p/ cá) e ele me sugeriu procurar pegar a chômage (seguro desemprego), coisa de 55% do salario pelo q ele comentou. Eu, que nao sou de ficar pedindo ajuda p/ ninguem resolvi tentar antes um emprego. Mas passou uma semana e praticamente nao houve nenhum retorno , entao... Fui atras da chômage. Mas como fazer isso? Quais formularios ?!?!? Se acha q tera uma resposta nas linhas abaixo... engano seu. rs
Liguei p/ a Randstad, minha empresa de recolocaçao profissional, e comentei q fazia uma semana q estava na rua e nada aparecia. Falei q queria pegar a chômage pela primeira vez mas q iria precisar do "relevé d'emploi" p/ isso. A garota do outro lado da linha só falou: "... pode deixar q nós fazemos isso. Em duas semanas vc tera uma resposta do andamento de seu processo". Ok...legal... ter alguem fazendo isso p/ vc, mas sinceramente eu acho uma droga. Assim continuo sem saber exatamente como solicitar a chômage, e sei l;a se vao fazer direito. Como eu sou o maior interessado no assunto tenho certeza q eu faria de forma mais rapida possivel e nao postergaria nada. Mas ok... nao posso dizer q nao é comodo. Nem sai de casa e teoricamente esta tudo encaminhado. Dentro de 1 mes e meio devo estar recebendo uma mesadinha do governo para aguentar as pontas e os empregos da proxima estacao começarem a pintar.

Correção: a garota da Randstad me informou errado. Assim q acabar a historia contarei de uma só vez tudo.

Chorando a morte da bezerra
Essa coisa de vir para cá e trabalhar em qq coisa por um tempo é tranquila, mas vou te falar q essa surpresinha nos deixou um pouco assustados. Foi so uma semaninha com os dois desempregados, porém levando em cosnideração q acabamos de mobiliar a casa, acabamos de comprar roupas de inverno, acabamos de comprar brinquedinhos p/ a casa e só agora iriamos agora começar a economizar p/ no final do ano começar(mos) a estudar, isso significa q estamos com uma reserva nada gorda. A surpresa veio logo uma semana depois da diretora de RH da Olympus fazer uma pequena reuniao comigo e outros q ainda nao haviam sido contratados, informando q as coisas iriam continuar da mesma forma q estavam e q nao havia planos de demissao. Ou seja, nao jogou limpo...e eu fui o numero 1, o escolhido para dar o ponta-pé inicial...rs. Quanta honra! No fundo eu sabia q poderia acontecer, mas nao esperava q fosse tao rapido assim. Eu contava com fev ou março, mas nao inicio de janeiro. Me enganei, e estou pagando por isso.

Planos, sempre sendo adaptados
Com isso, a ideia de estudar volta, e dentre minhas pesquisas de emprego, ontem passamos em 2 CEGEPs p/ pegar prospectos de cursos AEC/DEP para agora. Tenho as opcoes de "estudos tecnicos p/ caixa de instituicoes financeiras"($12,5/h - 2 meses de curso - F.X. Garneau), "desenho assistido por computador (AutoCAD)"($15/h - 1 ano de curso - Limoilou), e para a sessao de outono o mais rentavel de todos, e mais pesado tb... "tecnico em revestimentos de cobertura" ($25/h - 4 meses de curso - EMOICQ). Dificil a decisao, afinal ja deixei de estudar uma vez p/ montar nossa estrutura aqui, e agora tenho de pagar contas por mais poucos meses. É... primeiro ano corrido...rs. Final de fevereiro esta chegando e o balanço do primeiro ano esta recheado.... de correrias e contas...hahahah.

3 comentários:

O casal disse...

primeiro: tá ficando chique o cantinho aqui hein???
Tô gostandoooo

Segundo... Como eu já te falei.... estamos aqui torcendo pra vc achar algo ainda melhor.. com certeza mt gente tb está...

faça as contas e veja se não dá pra vc estudar logo agora... tomara que consiga.. pq acho q assim sua vida ficará mais fácil aí, ainda mais quando essa crise acabar... vc saindo de um CEGEP com um título quebequense na mão... e todo mundo contratando pra tapar as demissões desse período...

força pra passar essa fase difícil.... e ainda vai ficar pior quando eu chegar aí e ficar te pentelhando hehehe... brincadeira!

abração!

LiliX disse...

Sabe...eu gosto do seu blog pq ele eh sincero. Nada de ficar desempregado e sumir deprimido e voltar a postar soh quando arruma outro emprego fingindo q nada aconteceu....
Gosto da sinceridade daqui....a vida como ela é...e não se esqueça...se aí tá ruim colega.....imagina aqui! rs
Tá certo q aqui nao tem tido demissoes mas se vc parar pra pensar que um caixa de instituiçoes financeiras que fez um curso de 2 meses ganha o mesmo q eu, q fiz uma diaba duma faculdade de 5 anos....eh ....as coisas não tão assim tão legais aqui não...rs

Boa sorte aí, torço por vcs.

Thaís e Wilian (Canadá em breve !!!) disse...

Meu caro Luiz, faz tempo que acompanho silenciosamente o Blog de vc's.
Assim como a colega do post anterior uma das coisas que mais me chamam a atenção nos relatos de vc's é justamente esta sinceridade que de longe (muito longe...não podia perder o trocadilho...rs) percebemos.
Costumo dizer que na vida precisamos ter sonhos e objetivos e principalmente lutar ferrenhamente para que estes sejam realizados mas não podemos deixar de considerar que certas vezes temos que ser flexíveis e nos readaptarmos diante das situações.

Torço para que em breve, o quanto antes esta "crise" seja superada.

Forte abraço, saúde e sucesso na continuidade do seu projeto Imigração.

À plus,
Wilian et Thaís
Canadá em breve