sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Morro abaixo.... morro acima... morro abaixo...

Hj fomos pela primeira vez esquiar, eu, Anna e nosso amigo Pedro (marido da Dafne).

Esquiar sempre foi meu objetivo desde q cheguei por aqui. Quando consegui o emprego atual ja comecei a juntar 50 dolares a cada pagamento semanal p/ aproveitar o inverno como se deve. O frio chegou e começamos a gastar comprando as roupas. Nao foi barato nao. Posso dizer tranquilamente q gastamos mais com roupas de inverno q mobiliando a casa, mas estamos BEM vestidos, com roupas pouco volumosas, bonitas, resistentes e proprias p/ esquiar. Quero dizer... quase tudo próprio p/ esquiar.

Hj chegou o dia. Combinamos com o Pedro de passar lá na casa dele logo depois de passar na agencia de empregos q a Anna esta em contato. Comemos algo, nos arrumamos e fomos pega-lo.

Dando carona depois de uma nevasca
Como nevou uns 25cm de quarta para quinta-feira, as ruas estao bem abarrotadas de neve. Enquanto a Anna subia no ap. do Pedro p/ chama-lo, fui buscar uma vaga na rua de tras, onde havia espaço p/ estacionar. Havia mais ou menos, era tanta neve q .....atolei! Tira a pá do porta-malas, cava-cava-cava..., engata primeira, patina. Sai... cava-cava-cava... engata primeira, patina... Fui assim umas 3 ou 4 vezes ate q sai. Como eu precisava de uma vaga e a neve nao havia deixado outra opcao q aquela rua p/ estacionar, nao tive duvidas, criei minha vaga! Apos desatolar, voltei p/ fora do carro e cavei uma vaga!....rs. Mas, antes de voltar a me aventurar a atolar de novo, liguei p/ eles, e ja estavam me esperando na rua. Ufa.... nao precisei testar minha vaga traicoeira....rs.

Nervosismo
Eu costumava surfar quando era mais novo, e nao adiatnava, por mais comum q fosse p/ mim surfar, antes de entrar na agua ou as vezes memso sair de casa dava um nervosismo tipico de mim. Coisa como se toda vez fosse a primeira vez. Hj nao. Ate estranhei. Eu estava indo rolar morro abaixo como se ja estivesse careca de tanto fazer isso.

Calouros gringos
Chegamos a estacao e fomos atras do que era necessario, os equipamentos. A Anna descobriu onde era, e pagamos cada um 26 dolares pelo aluguel das botas, esquis e bastoes. Meia hora para colocar as botas, muitas calorias perdidas p/ fechar as presilhas, mas tudo era de boa qualidade. Inclusive fiquei impressionado com a qualidade dos equipamentos q alugamos. Nao eram um luxo, mas eram todos novos. Eu imaginava q iria pegar algo como aqueles patins q aluga-se nos shoppings centers da vida, velhos... feios...sujos... mas nao, era tudo novinho e em otimo estado de concervação. Eu fui o primeiro a terminar de me aprontar, assim acabei ajudando a Anna e ao Pedro q nao conseguiam fechar suas botas. O rapaz q entregou nosso material ficava com aquele sorrizo amarrado vendo o sufoco q estavamos tendo p/ todos ficarem prontos...rs. Eu ria junto....

Mancada!
Todos prontos! Era 15:30 e o sol havia cabado de aparecer no ceu que estava cinzento desde quarta. Linda a região.. .linda a iluminaçao... para deixar mais lindos ainda os tombos q seguiriam. Primeira parada? Pista de aprendisagem. Dei algumas dicas que peguei no youtube
para o Pedro, de como fazer curvas, de dar meia volta enquanto caminhando com os esquis, ponto de equilibrio...etc, e quando chegamos a esteira p/ subir a pista um senhor começou a conversar conosco e perguntou:
- vcs estao com seus bilhetes?

Ops..... heheh... bilhetes?!?! Quem ??? Eu ?!?!? Aonde???
Que feio.... ficamos tanto tempo la tentando nos arrumar q acabamos esquecendo de comprar os bilhetes...hahahahhahahah. E volta p/ comprar os bilhetes so p/ a pista de aprendisagem. 10 dolares apenas. Baratinho!

Eu me descobrindo
Bilhetes a mostra, é hora de subir a ladeira. A Anna foi na frente, eu em seguida e o Pedro... é... bem... o Pedro se atrapalhou e levou um tombao na esteira...rs. Pararam a esteira, ajudara-no a levantar e ok... voltamos a subir...ate o topo.
- Mas ô Nika, pq vc escolheu subir ate o topo? - perguntei a Anna
- É q eu nao sei descer desse negocio antes....rs

Pronto, um bezerrinho pulou o penhasco e os outros foram atrás... tsck tsck tsck. Lá de cima, para quem nunca andou de esqui aquela ladeira seria suficiente p/ causar danos iguais a um acidente com vitimas de carrinho de rolemã. Estamos ferrados, pensava eu.
-Quem vai primeiro? - perguntei aos dois

Silencio.....

Tô aqui, era isso q eu queria, nao era? Entao... fui!....

Primeira descida, uns 3 segundos de pé!...rs. Descobri q a queda era macia. Me alegrei e levantei de novo... e claro...cai logo em seguida. Foi assim a primeira descida inteira.
Subi novamente enquanto os dois se esborrachavam ainda pelo inicio da descida.
Na segunda descida, melhorei muito pouco... na terceira ja foi mais visivel a melhora, mas ainda cai umas duas ou tres vezes. Da quinta descida em diante nao cai mais. Depois de uns 40-60 minutos.... eu estava fera! Nunca imaginei q eu fosse me adaptar tao bem nesse esporte! Muita coisa graças aos videos q coloquei no final do post, especialmente o primeiro, como fazer um "Carving".

Fiquei la 3:30hs no total, com uma parada rapida para esquentar as pontas dos dedos de meus pés. Nada que atrapalhasse demais, mas antes q isso acontecesse, parei rapidinho e retomei as descidas.

A Anna ficou com preguiça de tirar fotos, e assim so tenho uma foto que parece mais q estou de sapateiro do que p/ esportista....rs. Vamos ver se nesse final de semana ainda sai mais fotos.



Videos interessantes





3 comentários:

O casal disse...

kra, q legal... vendo vc escrever, eu me lembrei direitinho do meu primeiro dia esquiando... e quando digo esquiando, eu quero dizer snowboard hehehe... eu tentei esquiar uma vez... mas é MTTT difícil... não consegui.... com snowboard me dei melhor... pena q nao vou poder ajudar mt quando estiver aí... ou de repente vcs me ensinam a esquiar e eu ajudo com o snowboard hein?

mas olha... decepção rolou pesada agora... quando vi o post e os vídeos lá embaixo, logo pensei q eram vídeos de vcs esquiando hehehe... pooooxa....

mt legal o post e a aventura! hahaha....

próximo inverno eu tô aí!!!!!

abrass

Anônimo disse...

Ah... me deu vontade de esquiar tb!!!!
Parece ser muuuuuuito maneiro!! Quero ir! Leva a gente da proxima vez!!!
Bjs
Sara
snvasconcelos@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Como já havia lhe falado...esse é um dos grande momentos que pretendemos passar. Agora, quando vi o post achei que os videos seriam seus...e nao dos intrutores....tava doido para ver as suas quedas...abraço. Bruno e Ana Flavia