domingo, 25 de maio de 2008

Primavera... tardia, porem bem vinda

Quando um imigrante vindo de terras tao quentes como as do Brasil chega, nao adianta, vai ficar prestando atencao em cada mudança de estacao, comparando com o que tinha no país de origem, sem contar q tendo surpresas e talvez algumas decepcoes a cada novidade.

Eu quando cheguei aqui encontrei um Canada menos frio que eu imaginava, embora tenha pego temperaturas como -20 na primeira semana como imigrante. Achei q fosse ser mais dificil, e aproveitei a situacao curtindo um passeio pelas ruas do bairro onde estava, e brincando na neve, até quase quebrar uma costela...rs.
A situaçao naquela época era de 4 metros de neve, até a hora q bateu o recorde dos recordes chegando nos 5 metros. A área comum aqui do prédio estava com neve que chegava até nosso andar.



A neve foi embora, mas para minha surpresa a vegetação da cidade nao aparecia. Tudo continuava cinza, mesmo quando Montreal ja estava toda verde. Semana passada as arvores estavam como nesta foto a esquerda, ja com bastante verde, mas ainda com muita coisa a crescer para realmente oferecerem uma sombra digna.
Mas em uma semana passou e muita coisa aconteceu, como se nota na foto a direita, na rua onde estaciono o carro.


É claro que existe varios espécies de árvores, e cada uma tem seu tempo de se recobrir novamente. Ainda existe aquelas que estao totalmente descobertas, como a da frente de um "depaneur" logo no inicio da rua Saint Jean. Inclusive, que prédio bonitinho, não ?
Pena q o depaneur nao corresponda a arquitetura privilegiada do prédio.

Agora, quase um mês depois da ultima neve do ano aqui na cidade, a chuva ajudou bastante no degelo da neve daqui do nosso predio. Ainda existe lugares onde podemos encontrar neve, mas sao lugares onde elas sao depositadas durante o inverno, quando feita a limpeza das ruas para a circulacao dos carros. Mas depois q a neve para de cair, o que resta vai tomando uma coloracao cinza que só deixa a cidade com uma aparencia de suja, nada agradavel.












Foi portanto algo proximo a um mes para descobrirmos realmente como era essa tal area em comum no interior de nosso predio. Era tanta neve que estavamos curiosos em saber o tempo q levaria para descobrirmos essa area, e saber o tempo que levaria para isso acontecer. Essa semana a trepadeira que passa nas nossa janela da sala/cozinha começou a florescer, enfim! Essa sim eu achava que estava morta, de tão atrasada que esta em relação ao mundo lá fora.

Hj, voltando para casa fui paquerando a cidade, como faço nesses dias ensolarados. Impossivel resistir a beleza daqui! Mas entre um sinal fechado e outro comecei a pensar como seria minha vida tendo crescido aqui. Nao há duvidas q teria curtido muito, mesmo longe de praia, acho q esse lugar continua sendo perfeito para quem procura um local tranquilo para se ter uma familia. Curtir a natureza, muitas areas para curtir um sol, programas lights, esqui nos FDS, até rio a cidade tem! (rs) Ja vimos gente fazendo kite-surfing logo depois do degelo, com a agua ainda doendo de gelada... É, tem doido pra tudo. O que nao falta aqui pelo visto é doido :) Inclusive, logo ali na extrema esquerda da foto, estavam tres garotas queimando um cigarro "caseiro". Coisa facil de ver por esse pais... Montreal, Quebec... vc vai se deparar com gente de todas as idades, em cantos q vc nao imaginaria encontrar, fumando maconha na maior tranquilidade. Ja vimos uma vez uma velhinha bem na esquina mais movimentada da cidade, entre as ruas St-Joseph Baptiste e a rue de la Courrone, esperando o sinal abrir, tranquiiiiila.... despreocupada...e claro... bem feliz. =)

8 comentários:

Anônimo disse...

já ouvi que é devido a esse habito com a erva que a província tem esse nome.

QUE BÉCK!!

como um espato pelo cigarro de maconha, não seu como o chamam na PB mas em SP pode ter esse nome tmb

Elaine disse...

Aninha amiga, estou c saudades de falar c vc... vc e Luis n entraram mais :(
Um bjão grande p vcs

Nós4 disse...

Ooooiiiii!!!

Kd vcs, hein???
Temos novidades, precisamos nos falar!!

Beijão e dêem notícias!!

Dani e Hamilton

Anônimo disse...

e a ventania de ontem???
muita bagunça na cidade???

e vcs, td bem??

abraço
db

Bruno Lucena disse...

Olá Dupla dinamica, estou dando uma passadinha para visar que o Lucas nasceu e agora estamos na contagem regressiva para a viagem. A proposito a data limite para o pedido de exames médicos é 16 de julho será que a demora nesse envio tem alguma coisa a ver com o nascimento de lucas, uma vez que ana flavia não poderia fazer o raio x de torax? Abraçso e postem mais

Bruno Lucena disse...

Olá Dupla dinamica, estou dando uma passadinha para visar que o Lucas nasceu e agora estamos na contagem regressiva para a viagem. A proposito a data limite para o pedido de exames médicos é 16 de julho será que a demora nesse envio tem alguma coisa a ver com o nascimento de lucas, uma vez que ana flavia não poderia fazer o raio x de torax? Abraçso e postem mais

disse...

Só para avisar que estamos na área. Chegamos em Montréal terça e vamos ficar no Canadá até 31/8. Iremos passar uns dias por aí também. Afinal vamos escolher onde iremos morar...hehehe. Bjos

Carolina disse...

Muito bom o blog de vocês! Vou adicioná-lo no meu.

Abç,
Carolina