sábado, 3 de maio de 2008

Linha cruzada na minha cabeça... e Campo 45 CRP

O desafio de falar ao telefone ja era faz tempo. Desde minha primeira semana q pratico issopor aqui, em frances, ingles, ate em portugues ja sei falar ao telefone. Mas ontem eu suei...
Nao adianta, eu havia definido falar em ingles ao telefone para nao perder a pratica, mas acabou q nao segui minha ideia inicial, e sempre q preciso estou mesmo usando é o frances.
Eu notei q estamos com nossos celulares ja faz dois meses e nada de chegar conta, extrato, ou qq correspondencia da FIDO. Entao ontem resolvi ligar para o *611 e perguntar quando diabos chegaria alguma correspondencia, conta, ou na falta dos dois pelo menos um brinde... sabe-se la!
"Je vous donez quatre options...." dizia a Unidade de Resposta Audível (URA). Ou seja... atendimento em frances. Digito 1... depois 1 de novo... 1 mais uma vez e 4. Daqui a uns minutos atende uma mocinha com fala enrolada do outro lado.... em ingles. "Ah... ingles... moleza! Vai em ingles mesmo..." Pensei.
Papo vai,papo vem... e começo a misturar ingles... frances... bufar em portugues q nenhuma das duas saia por completo... ARRGGHH!!!! Que afliçao! Atémeu codigo postal tive de falar para ela esperar pois minha cabeça deu um nó! Para falar aqueles malditos 6 caracteres G1R1N8 tive de apelar para a ajuda aos universitarios, falei para a mocinha esperar e perguntei em portugues para a Anna, e ia traduzindo a resposta para a garota. Que dureza.... Ao final da ligacao estava suando.


Quinta-feira aconteceu algo parecido, mas em um nivel bem inferior. Liguei para a a Immigration Canada e o atendimento foi em ingles tb. Notei q meus numeros estao mais franceses que ingleses. Falar numeros esta mais facil, mas ainda tenho de prestar muita atencao para entende-los... os quatre-vingts, os soixente-dixs da vida ainda sao um desafio... Mas a atendente era bilingue, tb complicou me embananando ao atender falando meioem frances, meio em ingles. Fiquei indeciso em qual das linguas falar... e escolhi o ingles... "francisando" de vez em quando....rs

IMPORTANTE - O campo 45 do CRP durante o landing
Faz 2 meses que chegamos, e minha Carta de Residente Permanente ainda nenhum sinal de chegar. A da Anna ja esta com ela faz mais de 1 mes. Liguei a um tempo atras para lá (Immigration Canada : 1-888-2422100) e notaram q por alguma razao nao haviam dado continuidade a minha. Mas ate entao nao haviam me dado nenhuma previsao nem razao para demora. Dei um tempo de algumas semanas para verificarem, dando chance para chegar minha CRP, e ontem retornei a ligar, ja que a situação nao havia alterado.
Acho q a mesma senhora q me atendeu da outra vez que me atendeu desta tb. Comementei a ausencia do meu documento, ela me colocou em espera, e depois de poucos minutos ela volta, informando q haviam postado meu cartao no correio, justamente no dia anterior. Possivelmente deva estar chegando no inicio da proxima semana. Ótimo! Logo poderei ir aos EUA fazer compras....
-Mas... qual a razao dessa demora minha senhora?
- O agente de fronteira, no momento de sua chegada ao Canada, esqueçeu de preencher 2 campos, os de numero 45 e 46. Esta foi a razao que sua documentacao ficou parada. O Campo 45 eh excencial para que a CRP ele seja elaborada. Como ele ja foi postado agora, espere chegar o documento e em seguida o senhor preenche o formulario que estou te enviando neste momento para a correção deste erro.
Ao termino da ligacao, fui comparar o tal formulario que o agente nao preencheu direito com o da Anna, por acaso, tb se chama CRP (Confirmacao de Residencia Permanente - IMM5292), e realmente, o dela havia a data de entrada no pais no campo 45, e no 46 quatro numeros... Isso q da chegar com esposa bonitinha na imigracao... o cara fica babando e nao faz o serviço direito... tsck tsck tsck.... Ou apenas queria me impedir de sair do pais para que ela passasse sozinha da proxima vez na imigracao.... safado!

Mas fica a dica para prestarem atencao ao sairem da imigracao com seus formularios CRP com os campos 45 e 46 preenchidos pelo oficial da imigracao.

Para quem estiver na duvida "que diacho de IMM5292 é esse?", nada mais eh que o famoso formulario que chega em nossa casa,junto com os passaporte já vistados. É um formulario branco grande, que vem com nossas fotos impressas.

Concluindo: estou feliz de ver que o frances esta começando a pedir espaço em meu cerebro, tomando lugares antes do ingles, e ja competido pela lideranca as vezes do portugues. Apenas em 2 meses! Muito bom notar isso. O problema é dominar esses neuronios adolescentes....rs.

Um comentário:

disse...

Luis,

Tu és uma figura!

Bjos para vc e para Anninha