domingo, 25 de maio de 2008

Post lixão!

Enfrentar costumes novos as vezes tras pensamentos do tipo "mas eles fazem assim??". Nessas horas temos de lembrar que eles realmente tem COSTUMES DIFERENTES. E querendo ou não, agora vc esta na terra deles, e vc é que tem de se adaptar. Com o lixo eu experimentei esse pensamento. Ao ver que nao existem aquelas lixeiras na frente das casas, que sao tao comuns no Brasil, achei um absurdo todos largarem o lixo nas calçadas. Mas acabei lembrando q aqui nao existe baratas!!!! Ah... entao ja eh um sinal q as coisas nao sao tao ruins assim. E outra, de gatos de rua aqui ate o momento só vi um perdido aqui... outro ali.... O que ja vi fuçando o lixo foram alguns esquilos. Por isso temos de tomar cuidado onde vai deixar o lixo ate a coleta semanal dele. Sim... semanal :( Nesse periodo temos de ficar guardando o lixo no nosso espaçoso 2 1/2 (quarto e sala). Mas acreditem, com essa convivencia tao proxima do lixo no nosso dia a dia (rs), os dois habitando o mesmo teto... quase comendo da mesma comida, fui notando nosso padrao de lixo. Como aqui existe a coleta seletiva para reciclagem, vi que mais de 90% de nosso lixo é reciclavel! Como ja comentei anteriormente, o lixo reciclavel tem uma caixa azul ou verde especifica para ele, onde a pegamos sem custo algum no bureau de arrondissement, uma espécie de escritorio de coordenacao de serviços ao morador de cada regiao da cidade. Já o lixo organico, a única coisa que é obrigatória é a utilizacao de sacos especificos para lixo. Nao podemos utilzar as sacolinhas plasticas de supermercado para ensaca-lo.

Durante os meses de maio a outubro a coleta ocorre duas vezes por semana para o lixo organico, porem uma vez apenas para o reciclavel. O calendario pode ser obtido no bureau d'arrondissement.

A maioria das pessoas aqui usam as caixas do lixo reciclavel como a lixeira diretamente, e apenas a levam para fora. Nada mais pratico. Mas como fui acostumado a sempre colocar lixo dentro de um saco, nao adianta, meu lixo continua sendo ensacado, mesmo tendo caixa para isso.

Agora, uma coisa importante a TODOS que estao vindo morar no Canadá. Quando forem jogar suas embalagens reciclaveis fora, nao se esqueçam q tem gente que vai mexer nesse lixo, com o objetivo de diminuir a lixeira q fazemos do nosso planeta. Portanto, nao se esqueçam de dar uma higienizada naquelas embalagens que ficam um restinho de leite... umas sobras de comida... ou sei la o q. Essa coisa sera manuseada possivelmente por um imigrante, que um dia poderá ser um amigo de trabalho seu, ou uma pessoa que nao mereça estar la... com tanta qualificaçao tecnica, lutando para vencer num país que sonhou por tanto tempo. Lembrem-se... poderia ser vc!

3 comentários:

Unknown disse...

Olá ! Muito interessante esse post...meu marido adora esse assunto: lixo! hehehe...aqui pode faltar tudo,menos sacos de lixo nas compras de mercado...infelizmente onde moramos não tem coleta seletiva,mas nós agimos como se tivesse;separamos os recicláveis para que os catadores não precisem revirar o lixo orgãnico em busca das caixas de leite,etc...muito bom vc lembrar sobre a higienização delas,pois além de ficar cheirando mal os resíduos se estragam e facilitam a formação de fungos e bactérias,com certeza não será agradável para quem vier a manusear em seguida,que dirá dias depois !
Bom também lembrar dos vidros,eles podem causar acidentes a quem vier a pegar depois sem saber...
Um abraço.

Anônimo disse...

Legal isso de reciclar, mas se você quer realmente contribuir com a reciclagem no dia de colocar o bac na rua você deve abrir o saco e colocar o material reciclável na caixa, na usina de triagem tudo que chega dentro de um pacote é descartado, a usina de reciclagem é uma “linha de produção” digo é uma esteira onde as pessoas separam manualmente o lixo que é reciclável, o material publicitário que vem dentro do publisac é simplesmente descartado, ou seja ninguém para e abre o pacote retira os papeis e separa. Isso tudo em nome do desempenho e da performance. Bom quem nos disse isso foi uma ativista que foi nos dar uma palestra sobre reciclagem na francisation, FRANCISATION NÃO É APENAS APRENDER FRANCES.

Anônimo do 3 mai

Emmanuel & Katarina disse...

Muito louco isso de guardar o lixo, mas enfim, vale a pena (ao menos parece). Gostamos muito do post anterior, ficamos só esperando a hora em que a Ana seria dragada para o fundo pela neve!!!!
Eu enviei meus documentos a quase um mês e ainda estou aguardando maiores novidades...Até agora sem qualquer tipo de confirmação de recebimento.

Bem, é isso!

Um abraço,

Emmanuel & Katarina