quinta-feira, 1 de maio de 2008

Francisação X Centre Phénix

Assim que chegamos aqui os planos ja estavam bem definidos: trabalhar, estudar para atingirmos o nivel de excelencia para entao cursarmos os cursos que queremos. Viver de ajuda do governo, somente em ultimo caso. Para isso.... o frances eh a peça fundamental. Entao eis as nossas opcoes que estao fazendo parte de nossos pensamentos nesta ultima semana.

MICC - o pontapé inicial
O Ministério da Imigração (MICC) oferece as famosas reunioes de acolhimento aos novos imigrantes. Quando fomos lá, ainda no inicio de março, nos explicaram sobre como pegar o NAS (ja haviamos solicitado no segundo dia), a Carte de Soleil (tb ja haviamos solicitado), Permis de Conduire (nao haviamos intencao de pegar naquele momento), e finalmente a Francisação. Enfim... isso sim era algo de util para nós! Resumindo, a apresentação serviu apenas para q recebessemos nossos envelopes e formularios para a fazermos a solicitação do curso. Mas tudo isso toma tempo. Entre conseguir marcar o rendez-vous inicial, passando pela apresentaçao em si, o recebimento da data para a realizacao da entrevista de nivelamento, a realizacao da entrevista, o recebimento da data de inicio... e finalmente, até o inicio do curso, levou quase 2 meses. Ou seja, dinheiro e tempo gastos sem avanços significativos.

PHÉNIX - contra os braços cruzados
Nesse meio tempo, para nao ficarmos de braços cruzados, fomos ao Phénix para começarmos nosso curso por conta propria. Pagamos $45 cada um pelo periodo de 2 meses e meio, fizemos o nivelamento e ja estamos a mais de um mes por lá... estudando.

COMPARATIVO
O curso no phénix é muito bom... mas nao é de muita participacao oral, pelo menos no nivel q estamos. Pelo q conversamos com a professora Andrée-Anne, o foco deles é a escrita mesmo, pois para aqueles q pretendem cursar uma faculdade/universidade é isso que irao necessitar.
Ja a francisação do MICC, além de vc receber os $115 dolares semanais por pessoa, o foco é a fala, e a gramatica fica em segundo plano. A intenção deste é a integração do imigrante com o mercado de trabalho.
A Anna hj mais uma vez se superou, mostrando q mesmo nao tendo o foco na conversaçao, o curso do phénix esta dando aquela força a ela. Hj fomos a Quantum, a empresa de recrutamento responsavel pela nossa "carreira" (rs) por aqui, e ela falou pelos cotovelos! Ta certo q ainda soltou uns "entom..." e outra ela falou um "d" perdido antes de um "et c'est", virando "décès"...rs. Eu notei, mas acho q a conselheira de carreira nem deu bola. Tirando essas, q claro... tirei um sarrinho rapidinho dela, ela se saiu muito alem das minhas expectativas. A pessoa com que falavamos a elogiu muito, lembrando como ela melhorou entre a epoca q começamos a trabalhar ate hj... Apenas um mês e o avanço foi formidavel ! E um ótimo "accent". Aeeee!!!!

Segunda-feira esta marcado o inicio da francisacao do MICC. Eu ja me decidi de nao faze-lo, pois as aulas do phénix sao suficientes para o que preciso e o que procuro para os proximos meses.
A Anna ainda tem algumas coisas a decidir, relacionadas aos planos profissionais de medio e longo prazo.

MICC II - a revanche
Para dificultar nossas decisoes, ainda hj apareceu um curso oferecido pelo MICC + Emploi Quebec + Centre d'Éducation des Adultes des Découvreurs + Centre de Santé et des Services Sociaux de la Vieille Capitale para fazer a francisação e ao mesmo tempo aprender como ser "preposé aux beneficiaires". Isto terá inicio a partir de setembro, com possibilidades de ganhos iniciais em torno dos $16/h, após formado pelo curso do governo... com uma bolsa de $220 semanais, e estagio remunerado após algum tempo de curso. Algo muito interesante a ser pensado. Isso conta pontos importantes para o curso de farmacia que ela pensa fazer, ano q vem.

Só sei q essa segunda teremos o inicio da tao sonhada rotina.... pelo menos uma rotina ate setembro. Lá, mais mudanças acontecerão... Sera q o q esta demorando para eu notar é q "nossa rotina é a mudança em si?"

7 comentários:

Fábio disse...

Parabéns Ana! Acho que quando a gente chegar por aí teu francês vai estar afiadíssimo! E com aquele sotaque maravilhoso...
Valeu pela força e informações. Nós estamos terminando de resolver a nossa viagem de reconhecimento e assim que definirmos os detalhes nós avisamos. Provavelmente iremos para o Montreal para poder conversar com as universidades, mas isso ainda não está definido.

Filipe&Amanda disse...

Fala cara!!!
Tenho acompanhado post por post de você e tenho adorado cara!!!
E pelo que tenho lido, vocês estão fazendo um caminho bem legal e aos poucos estão chegando no objetivo!!!
Como falei pra vcs antes, provavelmente eu e Amanda iremos para Ville de Quebec também, então, certamente nos encontraremos em breve, já que daremos a entrada no processo ainda neste ano!!!
Grande abraço pra vocês e bonne chance!!!

Unknown disse...

Olá,
Estamos gostando muito do detalhismo de seus posts!
Também apoiamos a maneira que estão conduzindo sua adaptação aí.Acredito que estão mesmo no caminho mais certo.
Acabam deixando a gente com vontade de trocar Montreal por Québec!
Grande abraço !

Luiz disse...

Fa e So:
quando estiverem chegando avise ;) com ceerteza nos veremos...

Amanda & Filipe:
Legal começarem um blog! O melhor ainda eh depois revisa-lo...daqui....rs. Lembrar das angustias do passado, da batalha vencida e dos prazeres do presente nao tem preço.

Patricia, Marcelo e a turma toda dai:
rs... Trocar MTL por QC? É... dificil decisao...rs, pois as opcoes de diversao ai sao muito melhores q as daqui, mas a tranquilidade daqui é impressionante mesmo. Para começar uma familia eu nao troco aqui por nada! :D

Anônimo disse...

Cada um é dono da sua vida, nao vou me estender no que vou falar, se conselho fosse bom seria vendido e nao dado.
A francisaçao serve nao apenas para ensinar o frances mas a historia e a cultura, sem falar que apreender uma lingua leva tempo (mais para alguns e menos para outros) e se voces se organizarem e planejarem bem da para viver das alocaçoes.
Voce pode fazer a francisaçao e dependedo do seu status diante do emploi quebec apos a francisaçao eles podem te pagar e dar uma bolsa ainda para fazer um curso professional, tanto para você e sua esposa.

Luiz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiz disse...

Nao gosto muito da ideia de ficar muitos meses em um curso aprendendo a falar e saindo quase analfabeto. O Phenix oferece tudo q o MICC oferece, so q nao eh voltado a falar... mas p/ quem ja sabe fazer isso acho q o MICC acaba sendo perda de tempo. Nao eh necessario entrar na francisacao para aprender a historia local, assim como a cultura. É uma decisao pessoal... cada um ve o q é melhor para si, né ! ;)

Soh nao entendi a historia de "alocaçoes". O q quer dizer com isso? Serio, nao entendi ao certo.

Nao sou expert no assunto cursos, mas sei q nao é necessario me privar de trabalhar para poder realizar cursos... mesmo os pagos pelo governo ;) Pret & Bourse, assim como cursos financiados pelo Emploi-Quebec sao opcoes que estou começando a pesquisar melhor agora.Se alguem tiver dicas, serao muito bem vindas.
Abs