terça-feira, 29 de maio de 2007

Cursos de francês

Ontem eu estava trocando e-mails com um cara do RJ que procurava saber se o curso da Wizard prestava ou não. Isso me fezlembrar a odisseia que foi até agora essa coisa de aprender francês para emigrar.

Noel Mekan(RJ-UFRJ & Botafogo)
Em 2005, logo que entrei no canadaimmigration do yahoo groups apareceu o Mauricio Pimentel, fazendo um chamado p/ os cariocas interessados em começar uma turma com um professor camaronense (Noel Mekan), no campus da UFRJ, no periodo da noite.
Liguei para ele, e logo nos demos bem. Marcamos um encontro para o final de semana, quando entao iriamos direto p/ a casa do professor na ilha do governador, para combinarmos horario e preço.
O professor bem simpatico, alunos simpaticos... tudo lindo e maravilhoso ?!?! Ha... sem erro! Começamos as aulas na UFRJ em setembro portanto. Ficamos nesse esquema de ir depois do trabalho ate meados de dezembro, acho. Foi quando o MAuricio e a Flavia tiveram de abandonar os planos de imigraçao, e transferimos as aulas para minha casa em botafogo.
Nessa transicao apareceu a Michele, que entrou na nossa turma. Ficamos 2 meses em aula, até o Noel começar a cansar da aula, e resolvemos todos dar um tempo devido as contas.

Aliança Francesa(RJ-Tijuca)
Depois de uns 2 meses retornei na Aliança Francesa, sozinho, pois lá eu tinha desconto por trabalhar na Petrobras. O desconto era bom, mas as aulas.... tsck tsck tsck!
Me senti voltando as aulas de idiomas do meu primeiro grau. Muito ruim o método de aprendisagem. Talvez eu estivesse mal acostumado com aulas particulares, mas nao havia como comparar. Bem, fiquei lá por 3 meses acredito, ate ter sido transferido pela SUN em junho para ir trabalhar em Bélem no Banco da Amazônia por alguns meses. Portanto, parei novamente.

Bia de Assis(RJ-Leblon)
Quando retornei ao Rio em julho, retomei o curso de frances com a professora particular Bia de Assis. Muito simpática, ótimas referencias do pessoal da lista CanadaImmigration, e fui lá conhecer o método dela.
Adaptei-me perfeitamente! O método onde vc lê um vocabulario novo do dia, expressoes, alguma gramatica de vez em quando, e muita, mas muuuuita fritação de neurônios :) Ela falava algo em portugues e eu tinha de traduzir p/ frances. As primeiras aulas eu conseguia avançar 3 licoes a cada uma hora e meia de aula, até chegar no nível que eu me encontrava. Foi muito boa essa fase nomeu aprendisado. foi aí que ela me falou q o metodo dela era bem parecio com o da Wizard, porem levemente melhorado.
Essas aulas eram para me preparar p/ minha viagem ao Canada de setembro de 2007.
Me preparei por um tempo, e fui viajar. Adorei a viagem (logo farei um post sobre ela:), e assim que retornei teriamos a entrevista de imigracao. Tive mais algumas aulas para preparar as respostas as questoe que achei que poderiam fazer sobre meus planos de imigracao. Ela me ajudou bastante, e em uma semana ja tinha tudo decorado, sem contar que ja fazia improvisacoes sem complicacoes, sempre respostas curtas e diretas.

Yann (RJ-Tijuca)
Passada a entrevista e todas as complicacoes que ela trouxe, tive de adiar o plano para dar tempo a Anna aprender frances tb. Foi entao que devido ao fato da Bia estar longe de nossa casa e ser cansativo sair de onde moravamos na época (tijuca) até o Leblon, resolvemos aceitar a dica de outra amiga do Canada Immigration (a grande Sara :) e resolvemos fazer aula eu e a Anna com o Yann, um franco-brasileiro, trabalhador de um instituto de finanças, ou banco financeiro,... sei la, algo que mexia com a bolsa de valores (rs), ex-professor da wizard tb,mas usava um metodo bem diferente da wizard. A Anna gostava.
Achei ele muito gente boa, mas eu nao estava muito empolgado mais em estudar. Portanto abandonei as aulas com ele e deixei a Anna fazendo um "intensivao"com ele, até nos mudarmos p/ João Pessoa, no final de Janeiro de 2007.

Jean (João Pessoa)
Se existe um professor que nao nos demos bem foi esse, a nossa primeira experiencia de aula em JP. Jean, professor da Aliança Francesa em João Pessoa.
Como ja tinhamos a data da nossa segunda entrevista marcada para final de abril, ja cheguei na aula particular cm ele já sabendo o que deveriamos fazer, pois o foco de estarmos alí era fazer a Anna conseguir formular respostas com uma estrutura bem definida, pois ela tem dislexia e nao conseguia avançar na elaboraçao de uma resposta simples.
Eu informei o que deu certo comigo na minha preparacao da entrevista com a Bia. Coisas como eu mesmo formular as perguntas, escrever as respostas em portugues, traduzi-las para frances, e ficar brincando em cima das respostas por dias, variando a cada dia, para torna-las mais ricas em detalhes, faziam assim que eu conhecesse e fixasse melhor a estrutura da lingua e suas expressoes. Tentamos isso por mais de um mês com esse professor, mas ele e a Anna não se entendiam. Ele nao conseguia fazer a Anna se soltar, nem tornar atrativa a aula. Eu tinha de ficar inventando a todo momento algo, eu tinha de fazer o papel de pedagogo ali! Como me cansou isso.... Mas no final, bem no final, quando eu ja tinha perdido as esperanças... a Anna começou a formar frases!!! ...rs. Quando isso ??? 2 dias antes da entrevista.... Antes tarde do que nunca!!! :)

Wizard (João Pessoa - Manaíra)
Enfim, chegamos onde estudamos atualmente. Devido as boas recordaçoes que tenho do período que estudei com a Bia, resolvi pegar o curso da wizard, apesar dos preços, e não parar por enquanto.
O professor que estou tendo aula é simpático, meio paradão, mas por ser francês e mal falar portugues, esta servindo para treinar bem a audição.
A parte engraçada da aula étentar entender o tempo verbal que ele esta usando em portugues...rs. A sala de aula as vezes nao entra em consenço se ele esta falando no ininitvo, no imperfeito, no futuro ou no passado....rs, chega a ser engraçado. Mas comparando com a Bia, ta longe da qualidade e da velicidade de aprendisado que eu tinha lá.
A Anna acho que terá aulas com outro professor, pelo menos é o que espero, pois ouvo falar q o outro tem uma dinamica melhor.

Francisation en Ligne (internet)
Esse ainda não comecei, pois estou esperando um contato deles via mail para liberarem as lições do meu nível no site. Mas ja penso que ficarei somente no francisation en ligne, abandonando a wizard em julho, quando ela entrará de férias e o módulo acabará. A Anna continuará,pois ela ainda esta totalmente crua na lingua, e precisa se soltar. Como ela não tera a oportunidade de viajar e tomar confiança com antencedencia como eu fiz, essa será a oportuidade dela. espero que ela aproveite, pois sofrerá se nao correr agora.

4 comentários:

luiz caldeira disse...

bem legal o seu blog, parabéns, estou a fim de melhorar meu frances.
penso em começar com a bia.
o que vc acha?
tem algum outro aqui no rj?
abraços.
luizhcaldeira@hotmail.com

Anônimo disse...

opa, amigo vc ainda tem o tel do yann ???? PS. Vc me acha no orkut como "Bilu teteia" amiga do pedro.

Adriana Costa disse...

Pois então quando vc precisar de um bom professor de francês é só me ligar!!! 8831 8793 / 2108 8537. tenho sala de aula ambientada lá no Edifício Metropolitan.
Adriana
acesse meu blog:
francesefacil.blogspot.com

Marcos Lins disse...

Tem um bom curso de Francês na tijuca. O nome é Yázigi, na rua General Roca, perto do metrô. Dois amigos meus estão estudando lá há 1ano e foram à França e se viraram super bem.