sábado, 19 de maio de 2007

Correndo atras das Certidoes

A papelada

Entrar com a papelada da fase federal do processo de Quebec eh super simples, o chato eh obter as certidoes. Nao é o caso para a grande maioria dos brasileiros, mas no meu caso e do da Anna esta dando um trabalho consideravel.
Como devemos apresentar as Certidoes de Antecedentes Criminais Estadual, Certidoes de Antecedentes Criminais Federal, e a Certidao de Distribuicao dos Juizados Especiais Federais de cada estado que moramos a partir dos 18 anos por mais de 6 meses, isso significa que tivemos de correr atras disso em São Paulo, Rio de Janeiro, DF e por ultimo da Paraíba.

Antecedentes Criminais Estaduais
A maratona comecou aqui em Joao Pessoa, um mes antes da entrevista. Mandei um mail p/ o consulado canadense em SP, solicitando uma carta que eh necessaria para solicitar a certidao de antecedentes criminais estadual no RJ. Sem essa carta nao é possivel solicitar a certidão. Ok, assim eles deveriam nos enviar em alguns dias, geralmente uma semana, e mais uma semana de transito da carta no correio, no final de 2 semanas deveria estar recebendo a bendita.
Mas, como a vida eh só desencontro, 1 semana antes da entrevista nao haviamos recebido carta alguma. Liguei entao p/ a "simpatica" Maria João do consulado, perguntando se eu poderia pegar em maos a tal carta. Ela respondeu q nao é costume, mas dependendo do movimento no consulado poderia. Ok, anotado! Entao recapitulando, "movimento grande = tô ferrado", ou "movimento pequeno = tá tranquilo... vai nessa!". Daqui a pouco retomo o assunto...
Assim que chegamos a SP , dia 25/4, fomos direto ao poupa-tempo para pegar as certidoes
de antecedentes criminais. Fila basica de 3 horas, mas eu sai com a minha, e a da Anna demoraria alguns dias a mais, pelo RG dela nao ser de SP. Sem traumas, quando eu rotornasse a SP para meu voo de volta a JP eu pegaria, sem traumas.
No dia seguinte, dia da entrevista, pela manhã fui ao consulado cobrar o que a Maria João tinha dito ser possivel... dependendo do movimento do dia...bla bla bla.... Cheguei as 8:30hs na recepção da torre norte do WTC, predio do consulado. Eu era o primeiro da fila. Primeiro da fila = movimento zero! Entao, se movimento zero = certidão garantida! Ha-ha, pura ilusao! A FDP veio com um papo totalmente diferente, encheu de dificuldades e só faltou falar q eu nao havia solicitado a certidao, e que o problema era consequência minha. Só nao falou isso pq acho que no fundo daquela estupidez toda ainda ela deve saber que é grossa alem da conta e eu poderia ter razao no final das contas.
Fiquei muito, mas muito puto naquela hora. Passei por cima, e mesmo sendo impossivel pegar a certidao no consulado devido ao meu cronograma apertado, mandei que fizessem novamente e enviassem para JP. Portanto, sai de la com as maos abanando, e sem a garantia q conseguiria solicitar os anteced. criminais no RJ. Valeu Maria! >:/
Feita a entrevista (vide historio de mensagens), nem dormimos mais em SP, ja fomos de onibus leito p/ o RJ. Chegamos de manha, e apos deixar as malas no Leo, fomos correr atras da certidao de antecedentes do RJ.
Segundo o Ms. Leblanc, bastaria apenas o CSQ para a solicitadao das malditas certidoes no RJ, nao sendo necessaria a carta que tanto me fez ficar puto. E ele estava com a razao. Apenas apresentamos o CSQ e as xerox dos RGs e voilá, 15 dias estarao prontas. 15 dias !??!?! Ja estarei de volta a Paraíba! Ok, ok ... o Leo pega pra nós e envia via sedex :)
Proximo passo, Anna vai p/ Brasilia e solicita os antecedentes criminais do DF, certo !? Errado! A viacao itapemirim tem um site que vende passagens pela internet, e fui sorteado com um erro de processamento. Resultado: comprei a passagem dela e nao levei! Assim, ela nao foi p/ Brasilia solicitar nada!. E toma atrasar nosso cronograma de novo! A sorte eh que ela tem um amigo advogado la em BSB que resolveu tudo, e nos enviou apos alguns dias.
No final, estou de volta a JP e ate agora nao recebi as certidoes do RJ, mais de 20 dias e nada delas. Segundo o Leo a minha ja esta com ele, mas a da Anna só semana q vem.

Antecedentes Criminais Federal
Foi o mais facil. Aqui em João Pessoa isso fica pronto em 2 dias uteis. Quando solicitei, ainda estavamos a 1 mes da entrevista, por isso devido a demora dos antecedentes estaduais estou solicitando novamente, e pegarei depois de amanhã, para evitar problemas com validade das certidoes. O negocio aqui eh tao facil que na primeira vez quando fui buscar as certidoes ele ainda nao tinha feito, e foi fazendo na minha frente. Só demorou uma 1/2 hora pq o mocinho digitava errado toda hora, e primeiro imprimia para depois corrigir. Coisas dessa terra aqui mesmo...rs. Talvez seja pela proximidade de Portugal...sei lá!

Certidões de Distribuição
As certidoes de Distribuicao sao as mais faceis, pois como oconsulado aceita as emitidas pela internet, eh soh nao ter o azar do site estar fora de operacao que tudo eh resolvido em 2 minutos.

Moral da história, se mudar é muito bom, mas as vezes dá uma dor de cabeça!

Nenhum comentário: