domingo, 27 de julho de 2008

Observaçoes sobre o tempo

Meteoeclair
Acompanhar a previsao do tempo por essas terras é algo que acaba virando parte do nosso dia a dia, afinal aqui quando o tempo vira vc pode ser pego e passar um friozinho desnecessario.
Logo que chegamos, nos passaram a dica de um programa para instalar no Windows que alem de mostrar a temperatura atual da cidade onde moramos aqui no Canada, tb mostra com um boa precisao a previsao das proximas horas, e ja sem tanta precisao as previsoes dos proximos dias... e semanas. Ele se chama Meteoeclair, da Meteomidia, canal de TV exclusivamente dedicado a previsao do tempo... ;)

Ai, vc vai, instala... e logo que inicializa o Windows la esta ele, mostrando o q vai acontecer no dia.
Legal... Mas ai vem a diferença nos padroes culturais. (????...rs)

Meio exagerados...
Comecei a acompanhar a previsao do tempo ainda no inverno. Sabe como é, neve... frio... tinhamos de saber se ao sair estaria ventando ou nao, se a sensaçao termica seria de -15 ou -25, e claro...se haveria tempestades no dia, isso depois de ja termos sido surpreendidos algumas vezes antes de instalarem a internet em casa.
Antes de chegar aqui, quando ouvia falar sobre 3 dias de tempestade de neve ficava ate meio encucado, pensando se acabasse a energia como fariam para re-estabelecer a luz, ou mesmo limpar as ruas de tanta neve. Rs.... a turma para mim é meio exagerada mesmo por aqui. Quando no Meteoeclair alarma tempestade de neve, pode acreditar, a tempestade vira... Ventos fortes, uns 30cm de neve... mas quando assistir na TV que estamos no segundo dia de tempestade, basta olhar para fora e vera uma fina neve caindo, depois de realmente um dia de tempestade... Portanto, de tres dias de tempestade anunciados na TV, um podemos chamar de "a tempestade" de verdade, e os outros de neve normal.. com a vida acontecendo normalmente. Outro exemplo de exagero que tenho notado sao os "veille d'orages violents", coisa q esta alarmando agora e que me incentivou a escrever esse post :) Se eu fosse me preocupar com todos esses alarmes de raios violentos que sempre aparecem eu ficaria louco. Um dia de tempestade de raios aqui se resume a uns 5 minutos de raios...10 no maximo. Uma tempestade de verao no BR ganha com muita folga qq competicao de trovoes ou relampagos. Ok, aqui nao é um pais tropical e nao estao acostumados as nossas chuvas, mas poxa, chamar uns 5 minutos de raiozinhos de violento...ah... é muita frescura! Acho q nao sabem o q é tempestade de verdade. Incluo nesse comentario as tempestades de chuva. Aqui so vi uma chuva FORTE de verdade. Tao forte que derrubou a casa de maquinas do elevador em um predio em frente a Universidade de Laval. Nesse dia estavamos no CEGEP Ste-Foy, bem proximos a esse predio em questao. Mas para isso ter acontecido, com certeza o predio ja estava um tanto quanto atrasado com a manutençao. Isso q dar morar em predio de papelao!!!!...rs. Realmente a chuva foi forte graças aos ventos. A quantidade de agua nao foi impressionante, mas para os padroes daqui foram acima da media. Mas essa foi a unica.

Chuvas normais
Chuva por aqui geralmente vem naquele formato que o pessoal do sudeste do BR conhece bem, como nas famosas frentes frias. Chuvas finas que duram 2, 3 dias as vezes sem parar, ou como aquelas semanas que ficam nubladas e vc fica tentando se lembrar "qual é mesmo o formato do sol ??"
Aqui acontece o mesmo, mas seja no inverno, em forma de nevasca, ou seja no verao as chuvas geralmente nao sao rapidas. Mas uma coisa q me deixou surpreso foi ver que existe chuva de verao... em plena primavera!!!..hahahah. Ainda com temperaturas muito baixas, abaixo dos 10 graus eu vi varias chuvas de verao acontecendo por aqui. Aquela coisa que aprendi no colegio sobre agua evaporando, encontrando uma massa de ar fria nas altas altitudes e condensando... bla bla bla... tudo isso precisa ser revisto em meus conceitos, pq a tal massa de frio ja estava ali, bem na hora da evaporacao...rs... SE É Q HAVIA EVAPORACAO com menos de 10 graus....rs.

Voltando ao verao...
....18 graus... verao? Aonde???? :D

2 comentários:

Emmanuel & Katarina disse...

Luiz e Anna,

pois é. É muito legal saber como é louco o clima por aí.

Um abraço e até o próximo post!

Emmanuel & Katarina

Carolina disse...

rsrs.......eles são exagerados mesmo!

abç,
Carol