sábado, 12 de julho de 2008

SOIIT

Quando resolvi abandonar a informatica ainda no Brasil, e mudar de vida completamente nessa empreitada no Canada, cheguei com uma ideia fixa em minha mente, depois de meses pesquisando o q fazer por aqui. A ideia era CARPINTARIA. Varias outras opcoes ja haviam sido pensadas, pesadas e reprovadas...

Meses depois, enquanto testava meus limites para seguir meus planos por aqui, infelizmente descobri q meu corpo poderia nao aguentar o peso de trabalhar na construcao civil. Realmente fiquei chateado pois queria entrar nessa area. Ja ate havia planos de longo prazo onde pretendia chegar, e o horizonte era muito bom (76000 por ano é bom...). Mas o plano A ja apresentava seus sinais de abandono, e o plano B...bem... o plano B nao estava muito seguro. Foi a hora de lançar mao do SOIIT.
Em 2006 eu ja havia tentado conhecer o SOIIT, sem sucesso pois ele so recebe imigrantes e eu era apenas um turista na epoca. Agora, com meus planos necessitando de um apoio com informacoes marquei um randez-vous para ver no que poderiam me ajudar. La a conselheira me indicou um curso de orientaçao profissonal. O processo todo como sempre toma tempo, mas dessa vez estava mais tranquilo. Os meses de trabalho e o emprego da Anna ajudaram a permitir que eu esperasse esse processo lento de auxilio. Do primeiro randez-vous ate o final da semana de orientacao profissional passou-se quase um mes... É...aqui tudo é lento.
Essa semana portanto me mostrou algumas coisas novas que me ajudaram a listar outras opcoes que eu ja tinha em mente, e outras que poderiam ser boas ideias tb. O metodo para descobrir as nossas caracteristicas, abilidades e aptidoes é interessante, mas nao foi isso q mais me interessou la, pois os resultados nao foram tao impressionantes. Um ou outro detqalhe eu gostei, mas foram 3 dias que poderiam ser consensados em facilmente 1. Muita enrolacao, mas esta proximo de alcançar algo que prometiam, a escolha do que fazer dentro das minhas necessidades e desejos. O que espero que ajude definitivamente sera a entrevista nma proxima quinta-feira que acontecera junto a agente, a qual me mostrara um relatorio das 2 ou 3 opcoes de carreira que mais me interessam, quais cursos deverei fazer, uma analise de mercado e perspectivas profissionais. Ou seja... o que fazer para a teoria entrar em pratica.

O SOIIT tb possui outros cursos, como o de procura de emprego, co m 3 semanas (!!!!!!!!) de duraçao. Um casal mexicano de arquitetos que estava la fazendo esse curso teve a sorte de fazer esse cusro em uma semana e meia em vez da duracao normal. Mas como isso? Oras... facil, o SOIIT entrara de ferias, e assim eles resolveram deixar de lado a enrolaçao e fazer o curso num periodo razoavel, sem interferir nas ferias de ninguem.... rs. É mole ?!

Esses organismos vivem da ajuda do governo, por isso quanto mais tempo trabalharem, mais garantido estara a renda deles. Mas pelo menos o atendimento foi muito bom, em todos os aspectos. Recomendo nos casos de lançar mao do plano B.

2 comentários:

Bruno Lucena disse...

Ola....Luiz e Anna,

Realmente é muito ruim quando vcs ficam sem postar....sem novidades é chato. Sobre a mudança....era esperado ne teremos que fazer a nossa tb, agora sobre a falta de educação do velho, sinceramente nao esperava. Achei interessante o post sobre SOIIT, pois, como advogado quesou, entrei em contato co a OAB dai, e eles nao me deram boas noticias...na verdade terei que voltar no minimo durante dois anos para a universidade. Assim, o seu post foi muito bom, q acho que farei a mesma mudança que vc e portano, precisarei de orientação tb. Só uma perguntianha para finalizar...o lance das passagens....consgui em maio/2009, por quase R$ 6.000,00, as quatro passagens (acho que esse preço é por causa da alta estação). Gostaria de saber como foi a sua compra. Abraços e continuaremos acompanhando.

Carolina disse...

Tenho certeza que logo, logo você se encontra!!

abç,
Carol.