domingo, 22 de junho de 2008

A uma semana da mudanca

Julho esta a uma semana de hoje, e aqui no Quebec ao contrario do resto do pais, em vez de comemorarem o Dia do Canada aproveitando um belo feriado, eles fazem o dia fazendo O Dia da Mudanca. Sera nosso primeiro dia da mudanca no Canada, e como todo bom quebecoi, faremos tb a nossa.... e a de outros!
Tres familias de brasileiros resolveram fazer suas mudancas pagando para alguem fazer apenas o mais pesado, e nos nos ajudariamos uns aos outros nas coisas menores e mais leves. Como eu e a Anna temos pouco coisa, seria moleza para nos. Pedro e Dafne, com 3 filhos ja possuem muito mais coisas a carregar, e Valeria e Andre com dois anos contabilizados nessas terras estao um pouco melhor estabelecidos... e carregados tb.
Como a procura por pessoal de mudança comecou um pouco tarde para nos (abril/maio), marinheiros de primeira viagem de `dia da mudanca`, ja encontramos os precos nas alturas. Para alugar uma carriola, com mais dois peos de carga chegaram a cobrar 200 dolares a hora, sendo o minimo de 3 horas, e outros que cobravam mais em conta acabaram furando. Resultado: nos mesmos e os amigos que apareceram entre o acordo inicial e agora vamos fazer tudo.
Nosso test drive foi no ultimo sabado. A Valeria e o Andre conseguiram uma coisa meio rara por aqui, um apartamento que havia a possibilidade de entrar antes do dia 1/07. Assim no sabado 21/06, eu (avariado com meu pé), Anna, Andre, Valeria, Cristiano, Fabiano, Pedro e dois bombeiros, vizinhos do Andre, fizemos a mudanca deles. Descer geladeira, fogao, freezer pequeno, colchao...etc por 5 andares, de escada nao foi mole nao. Fico imaginando para aqueles quem terao de subir as mesmas coisas nesses predios tipicos daqui, onde chega a quase ser raro um elevador...rs. Coiados. O carro ainda atolou no gramado em frente do predio, avariando o gramado, mas mesmo com o recado da concierge q o Andre tera de consertar aquilo, tudo terminou bem. Afinal, o predio que eles estavam entrando tem elevador... ufa! Como isso facilitou :)
Agora, a uma semana antes do maldito dia que todos nos esperamos que passe logo, ja podemos ver nas ruas uma boa quantidade de carros engatados com suas carriolas, levando a mudanca para seus novos enderecos. Mas a temporada ainda esta so comecando.
Se ainda nao chegamos na data da mudanca ja podemos ver o pessoal fazendo as suas, isso aparenta ser um sinal q deve ser uma loucura generalizada no dia. Enquanto um morador desocupa o apartamento, outro ja vai entrando....rs. Pretendo registrar o dia para poder postar aqui, assim que religarem nosso telefone e internet... sabe-se la quando.
Service Quebecoi de Changement d`Adress
Por falar em transferencia de servicos, ha tb as atulizacoes de cadastro de enderco em todas as reparticoes do governo. Se uma dor de cabeca nao era suficiente, ir na Assurance Maladie, mandar cartas para o Revenu Canada, pegar fila para atualizar o NAS...etc. Continuo achando q os portugueses tem um QI avantajado em relacao a turma daqui!!!!
Claro que existe uma alternativa que tentarei usar para fugir das filas e evitar as cartas para o governo. Ela se chama `Service Quebecoi de Changement d`Adress` . Se ela funciona eu nao sei, so sei que para atualizar o Revenu Canada uma pessoa do SAAI me incentivou fortemente a fazer isso pelo correio mesmo. Como tem relacao direta ao meu reembolso da TPS/TVH e tinha uma correspondencia a mandar para eles, aproveitei e ja atualizei o endereço via correios mesmo.
Nao vemos a hora de irmos para o apartamento novo, apesar de sairmos dessa area central da cidade que adoramos tanto, sera um apartamento com cara de apartamento, vaga na frente... vizinho de baixo que nao toma banho quando derrubamos um copo dagua no chao, chega de malabarismo no banho, e espaço.. muuuito espaço !!!!! :) Semana q vem sera nossa vez de empacotar todo o pouco q temos para levar, e ajudar o Pedro e Dafne no dia fatidico.... Quem ajuda, ajudado sera ;)

3 comentários:

Anônimo disse...

favor trocar o carro atual por uma boa camionete até o ano que vem, pois é possível que precisemos de ajuda pra transportar nossa mudança em 01/07/09... rsrs

e favor resolver logo esse dedo aí pra poder subir e descer escadas numa boa carregando as cousas...rsrs

abraços e boa sorte no feriado aí!!!
db

Carolina disse...

Oi Luiz/Anna!

Boa mudança pra vocês!!!...Espero que não se cansem nem gastem $$ muito!

Já estou esperando o vídeo do novo lar!!

abç,
Carol

Anne Caroline disse...

Anna, Luiz... =]~
Como vcs estão?! Gostei do post, até então nunca tinha ouvido falar sobre esse dia da mudança... Esperamos novidades sobre a nova casaaa..

Beijos,

Anne