sábado, 14 de junho de 2008

Trempette au Dakin - em portugues

Agua sanitaria até onde eu estava acostumado a usar era para lavar alguma coisa bem suja, desbotar calça jeans ou coisa de faxina pesada. Mas usar como medicamento ?!?!?!?!? Essa é nova, e me preocupou.

Tive anteontem minha primeira experiencia medica na cidade. A uns dias atras estava com uma unha encravada. Como ja tenho esse problema a uns talvez 30 anos para mais, e nem dr. Scholl resolveu definitivamente isso, ja estou mais q acostumado a resolver por mim mesmo. O problema eh que demorei um pouco para poder resolver...e... inflamou. Resolvi, mas a inflamacao continuava ali, mesmo apertando a regiao nao sentia nenhuma dor, nada de mais eu sentia.
Anteontem, saindo de um banho matinal... "ahhh.... que delicia de manha!!", olho para meu pé e vejo algo vermelho brotando de minha unha. "Crediu... puz vermelho? Sangue pisado? Um verme gordo? Que alien é ese????" Vou eu, ex-analista de sistemas analisar que diacho era aquele negocio que saia entre minha unha do dedao do pé esquerdo e a cuticula.

Primeiro, analise ocular
Descriçao: E.T. vermelho, tamanho de alguns poucos milimetros, cor saudavel, levemente transparente.
Possibilidades: sangue pisado, um verme, puz misturado com sangue. Mas pela cor notei q sangue pisado nao era, entao duas foram por agua abaixo. Sobrou o verme... yerk! Vamos arranca-lo!!! Uh uhhh... Fazer dele um vermne sem teto!!!...rs.

Segundo, analise fisica
Procedimento: verificar se o negocio sai facilmente ou nao. O treco nao parecia respirar, nem se mexer por vontade propria, entao dedao nele! E nao eh que eu sinto o tal do corpo estranho!?!?!?! Opa! Esse E.T. sou eu!!!!! Isso me pertence! Volta pra dentro safado!!!!!!! E tento eu empurra-lo de volta. Ele ate vai, mas nao entra por completo. O que fazer? Enfiar a cabeça na terra e fingir q nada aconteceu? Nao.... CLSC la vou eu :(
Para quem nao conhece nada sobre sistema de saude no Quebec, CLSC eh um centro de triagem onde NAO ha medicos, apenas enfermeiros. Assim evita-se aquelas cenas do filme 'Invasoes Barbaras', comuns no hospital Miguel Couto no RJ. Depois da triagem eles encaminham ou nao a um hospital. Desnecessario no meu caso, ate o momento.

Minha primeira experiencia medica no Quebec
Cheguei as 17:20 la no CLSC de Sainte-Foy (era o unico q conheciamos), depois de pegar todo o Chemin Sainte-Foy congestionado com o fim de expediente de trabalho do dia. Estacionar? tem de pagar... entao meia-volta volver e estacionar na rua... 0800 ;)
Cadastro rapidinho , sobre-nome, nome, nome de solteira da mae...e voila! Sentar e esperar. Nem 5 minutos se passaram e como eu era o unico no lugar, logo fui chamado.
Atendimento muito bom, o enfermeiro bem atencioso limpou, verificou o que se trastava e explicou que aquilo nada mais era q UM ARTERIA SAINDO DO MEU CORPO!!!!!! Quë qué isso meu!!! A arteria resolveu ficar claustrofobica e quis respirar um pouco? Putz... ostie-de-crisse-de-calice-de-tabarnak!!!
Agora estou eu aqui, tendo de fazer um preparado de AGUA SANITARIA misturada com agua normal, para dar um banho acido no meu dedo, e aplicar uma pomada antibiotica até a espera da minha (que coincidencia!!) primeira consulta com nosso medico de familia, na terça pela manha. Pelo menos ate la espero que a situacao tenha melhorado, pois no final dessa semana terei meu teste pratico (enfim!!!) do meu 'permis de conduire'.
Bem, resumindo o atendimento foi tranquilo, rapido, muito bem feito, e agora que procurei na internet sobre esse preparado magico com agua sanitaria, fiquei mais tranquilo. Fiquei la nao mais q 20 minutos, e sai com gaze, esparadrapo e cotonetes para fazer um curativo por dia ate o dia de minha consulta com o medico de familia.
Para aqueles que ficaram abismados como eu, a Anna, e todos nossos amigos daqui que ficaram sabendo de minha historia, segue abaixo a receita:

Trempette au Dakin

1 litro de agua fervida
1 colher de sopa de agua sanitaria

Fazer a mistura e esperar esfriar. Guardar e utiliza-la aos poucos. Nao eh necessario usar tudo de uma vez. Emergir a parte do corpo machucada durante 15 minutos. Secar apos a aplicacao.

Existe outras variacoes, utilizando mais um produto, ou proporcao diferente de agua sanitaria. Mas essa pelo que li em um forum eh a mais comumente utilizada. Claro, nao recomendo que a utilizem para q q coisa. A intençao de colocar essa receita aqui no blog é apenas para saberem q ela um dia podera ser receitada aos novos moradores do Canada, e para nao estranharem assim que forem receitados com ela em um CLSC tb.
Bem... qq coisa ainda tenho mais 19 dedos ok !! :)

4 comentários:

Anônimo disse...

SVP Il faut faire attention à l’utilisations des sacres, les sacres malgré l’histoire de qu’ils font partie de la culture, ce qui est vrai, ils sont toujours de gros mots.
É a mesma coisa que ficar falando em português, pora, merda, caralho, buceta, filho da puta, etc

Carolina disse...

Puxa!Depois de algum tempo sem postar, vocês tiveram muita aventura pra contar! Legal o site de receitas!

abç,
Carol

Diogo e Simone disse...

Salut!!!

achei que era bicho de pé... rs
mas a cousa era um pouco mais complexa...

espero que se recupere bem, pra podermos ir ao patinoire no inverno de 2009 pra 2010 rsrs.

que bom que nesse post não veio foto... grato por nos economizar!!!

abraço
db

Lacerda disse...

Caramba, uma artéria saíndo pelo dedo foi pau!
Ainda bem que você não resolveu arrancá-la com uma tesoura, ou coisa parecida.
Já imaginou?! Sangue pra todo lado???

Um abraço,

Emmanuel & Katarina