sexta-feira, 20 de junho de 2008

Carteira de Motorista - ville de Québec

Como quem acompanha esse blog sabe q adoro encher de detalhes desnecessarios, para esse post resolvi faze-lo em duas versoes. Vc escolhe a que couber melhor no seu horario ;)
Post Curto (ou 'a teoria', se preferir ;)
Tirar a carteira de motorista na cidade de Quebec é facil.

Primeiro os documentos necessarios:
- CSQ
- Confirmation de Residence Permanente (a segunda via do formulario IMM 5292, aquela q vc recebe ou recebera junto com os passaportes , e que vc assina apenas quando vc passa pela imigraçao)
- carteira de habilitaçao brasileira definitiva e valida
- traducao oficial da carteira de motorista
- Passaporte ou Carteira de Residente Permanente

As etapas:
Para agilizar tudo, vc primeiro deve marcar um rendez-vous na SAAQ (1-888-356 6616). Nessa ligacao passarao a lista de docs necessarios, verificarao se seu 'premis de conduire' possui os pre-requisitos para ser 'trocado' aqui, e marcarao o dia do rendez-vous. Enquanto espera a data chegar, traduz-se a carteira com um tradutor homologado pela SAAQ.
No dia do rendez-vous, leva-se todos os documentos listados ao SAAQ, paga-se uma taxa de $10 CAD e ja entra para realizar o exame teorico.
Passando no exame, vc marca outro rendez-vous para a realizaçao do teste pratico.
A realizaçao do teste pode ser feita no seu carro, ou um aluguado, se preferir.
O teste custa $25CAD, dura algo como meia hora e é feito nas proximidades do SAAQ da Wilfrid-Hammel, quase esquina com a auto-estrada Duplessis ( 1400, avenue Saint-Jean-Baptiste, bureau 180 - Québec, Québec, G2E 5B7)
A carteira chega em torno de uma semana em sua residencia.

Simples, nao ?!?!


Post Looooongo ('a pratica'.... :)

Quando chegamos, os planos nao contemplavam a compra de 'uma viatura' por aqui por um bom tempo. Mas quando começamos a procurar emprego, notamos q seria uma ralaçao desnecessaria trabalharmos e estudarmos, pegando o ultimo onibus da noite p/ voltarmos para casa...etc. Isso iria detonar conosco. Se tinhamos condiçoes de comprar um carro, pq nao compra-lo entao? Um mes depois de chegarmos, assim q conseguimos o primeiro emprego compramos um carrinho. Otimo, ainda me faltava 2 meses para a carteira de habilitacao brasileira (valida ate outubro de 2008) expirar por aqui. Liguei por volta do fim de março para o SAAQ e... rendez-vous so para 22 de abril!!!! Caramba... ainda bem que tenho tempo. Perguntei aos meus amigos daqui e todos falavam que em 2, 3 semanas tudo estaria na minha mao. Aham... ja começou com quase um mes so para o primeiro encontro.
Comprei os livros oficiais (Guide de la Route, e Conduire un véhicule de promenade) e pratiquei o famoso teste online do SAAQ. Quase um mes depois, sem ter tido paciencia suficiente de ler aqueles guias chatos... passei com louvor no teste teorico. Basta praticar bem o teste online e usar o bom senso que as chances sao boas. Eu pelo menos me sai bem.

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Peçam para fazer o teste escrito em vez de faze-lo no computador, pois vc pode pular as questoes que tiver duvida, sem comprometer o tempo que vcs terao p/ realizar a prova (1 hora, com 90 questoes). Quem faz o teste no computador nao tem como seguir para a pergunta seguinte sem responder a atual, assim como nao pode voltar para revisar nada. Outra, NAO PEÇAM a prova em espanhol, pois nem os proprios espanofonicos entendem o vocabulario utilizado nela! Dito isso por um amigo nosso colombiano, médico. Portanto nao foi um zé qualquer que nos falou isso.
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Fui marcar o rendez-vous assim que sai da sala de teste, et........ data disponivel somente para 20 de maio. Putz... 4 dias antes de vencer minha carteira por aqui. É passar ou passar! (Duas semanas ta com tudo na mao... aham... tsck!)
Foi o tempo para ir me habituando com passar no sinal vermelho sem medo, parar no meio da avenida esperando a via contraria dar espaço para eu cruzar a frente do fluxo contrario... sem medo de ser feliz, aprender a parar quando uma placa diz PARE.... coisa de outro mundo! :) Estranho demais para um brasileiro de cidade grande. Alem disso, fui aprendendo a dirigir numa cidade onde a sinalizaçao na rua (faixa de pedestres, divisoria de pistas, faixa de onibus, linha de 'arrete', faixa para quem vai virar a esquerda, a direita, final de pista.... ufa...etc) eh excencial. Tao importante q sem ela eu me sentia perdido. Nao sabia muitas vezes se estava sobre a faixa de pedestres, se estava na contramao, em pista exclusiva de unibus... Era um desespero as vezes dirigir. Ja no primeiro dia de carro senti que eu sem um guia faria muita besteira por aqui. Comprei um guia... um GPS Garmin Nuvii Widescreen na futureshop, por 240 dolares. Ate o momento, foi a melhor compra que ja fiz desde que chegamos, melhor mesmo que o proprio carro...rs, EXCENCIAL!!!!!

Chegou o dia da prova. Consertei os farois de milha, pois um nao funcionava, descobri como desalarmar uma luz do painel que fica acesa direto, e fui confiante ao purgatorio.
Paga taxa, milhoes de pessoas na espera, e chamam meu nome. Peguei o painel que afixa-se sobre o carro (muito semelhante ao negocio branco sobre o carro da foto a direita) e fui seguindo as ordens da examinadora:
- Entre no carro, ligue o motor, ligue a seta para a direita... agora para esquerda... pise no freio.... - ia ela instruindo enquanto verificava se todas as sinalizacoes funcionavam.
- É.... o sr. pderia vir aqui para te mostrar uma coisa? (xi......)
O brake-light, ou a terceira luz do freio, nao funcionava. !#?!#$?$#?$%#$%$&@$&?%&?%?!$%@&@*?%&$%@&$@%AAAA! Que decepçao... nao poderia fazer o teste. Faltando 4 dias para vencer minha carteira... e nao poderia fazer o maldito teste...
- Mas diz uma coisa, sera que terei de esperar outro mes para fazer o exame pratico? - perguntei.
- Naaaaaooo !! :) Isso é rapidinho. Uma semana provavelmente.
Ah... ok... menos mal! :)
Fui marcar o segundo rendez-vous. Para que dia?? Exatos 30 DIAS!!!! Pronto... cai em depressao. Fiquei tao mal que quando voltei para o carro, esperei uns 40 minutos para sair dirigindo novamente. Estou lascado, pensava... Como farei para pegar o carro e ir trabalhar todo santo dia? Que risco... e se pegam? Que prejuizo...
Me acalmei, me conformei, e ... fui trabalhar.
Nesse meio tempo, a oportunidade de ficar um tempo procurando trabalho sem tanta pressa apareceu, e o tempo foi passando. E eu... evitando de pegar o carro.
Hoje, 30 dias depois da depressao, fui la novamente. Dessa vez com o break-light novinho em folha, tudo funcionando, com a ajuda do Arnaldo (curitibano gente boa que conhecemos a poucas semanas) como o condutor oficial caso fosse reprovado, fiz o teste.

A examinadora, com ares de general, falava rapido, mas tinha otima dicçao, entao de tudo q ela falou, so uma vez nao a compreendi, mas nao era importante, e tudo aconteceu tranquilo.

Enquanto acontecia o teste, ela ia anotando algumas coisas, fazendo circulos com a caneta em alguma coisa na prancheta, e eu pensando 'sera q fiz algo?', 'sera que foi bom ou foi mal'...rs.
E vira aqui, e passa em cruzamento, e para ali. Nao houve o famoso teste de rampa do Brasil, pois carro automatico as vezes nem precisa-se pisar no freio quando esta numa rampa, dependendo da inclinacao. Seria muito besta realiza-lo.
Como a regiao era nova para mim, e o limite de velocidade é de 50km/h, nao acelerava muito. Ficava geralemente entre 40... e 50km/h. Ate que ela me fez entrar numa avenida mais movimentada (Wilfrid-Hammel). Subi para uns 50 e continuei feliz...
- O sr. adg a ak;jga b l lgbl gblkjgsL RAPIDO.
- Comment? Vc falou para eu acelerar um pouco mais?
- Sim. Qual é o limite de velocidade dessa via?
Aham!!! Essa eu havia acabado de olhar...rs.
- 70km/h.
- Exatamente, e o senhor esta a 50... Pode acelerar.
Uh uh!!! Gostei dela!! :D Como se fosse muita coisa a mais...rs
No final, o teste de estacionamento, que é a ultima coisa a ser feita, antes do veredicto final.

Resumindo, muito tranquilo o teste, mas existe algumas dicas que nem eu mesmo saberia passar, como o momento certo de olhar para o angulo morto, onde parar num cruzamento que a vista esta bloqueada por um caminhao por exemplo, e milhares de outras coisas q ela comentou para eu prestar atencao, enquanto me informava que eu havia passado. Outras como esperar 4 piscadas da seta antes de virar ou mudar de pista, parar COMPLETAMENTE o carro em qq placa de arrete em vez de apenas quase parar, e olhar o angulo morto virando a cabeça em vez de usar o retrovisor... mesmo nas horas que nos brasileiros jamais olhariamos, e na hora de fazer a ré para estacionarmos, colocar o braço direito sobre o banco do passageiro, virando a cabeça e o tronco para ver o que esta fazendo. No Brasil, a regra é jamais fazer isso.. assim como jamais virar a cabeça para ver o angulo morto.
Coisas que somente aqui entende-se como as coisas fucnionam diferente. Deve-se marcar 75 pontos dos 100 possiveis para ser aprovado.

Enquanto ela me passava as coisas que eu deveria prestar mais atençao, falou tanto que achei que eu havia entendeido errado que havia passado. Deixei ela falar, fui escutando..e no final ela falou que a carteira chegaria pelo correio. Aha!!! Passei mesmo!!...rs

Terminando, ainda bem que tiraram uma segunda foto, pois a foto do dia do teste teorico eu estava um trapo so! Barba a fazer, cabelo grande, cara de sono... um terror. Pelo menos o ultimo documento que faltava agora tera uma fotinho com barba feita, cabelos cortados e ate um sorrizo !! Um luxo!...rs :D

2 comentários:

Patricia, Marcelo e Cia. disse...

Maravilha! seu detalhismo é tudo de bom !! já havia lido outros relatos sobre como tirar a carteira,mas nenhum foi tão nos detalhes como o seu!
Valeu.

Anônimo disse...

Eu so discordo de fazer a prova em ppel, acho que fazer na tela do PC ajuda pelo fato de poder ver as cores, e sao praticamente os mesmos desenhos do CD que a gente estuda.

José M P