quinta-feira, 19 de junho de 2008

A bruxa esta solta!!! (Médico de familia)

Desculpem-me o post longo....

O q todos ja sabem, ou ao menos deveriam saber
Ao chegar no Canada temos uma carencia de 3 meses para utilizar os serviços de saude. Eu e a Anna chegamos no final de fevereiro. Assim, nossa carencia foi durante fevereiro, março e abril. Nao importa se chegamos no dia 01 ou no dia 24...25... o q importa eh q foi em fevereiro q demos entrada no pais, assim conta-se o mes que demos entrada e os dois subsequentes. Se pretendem chegar aqui como imigrantes, lembrem-se de escolher uma data que caiba bem no bolso de vcs na hora de escolherem um plano de saude para nao ficarem descobertos aqui ;)

O que nem todos podem conhecer
Conseguir um medico de familia aqui no Quebec/Canada dizem nao ser moleza. Parace q todos tem a mesma opiniao, inclusive os proprios médicos... entao acho q eles devem ter razao. O bendito medico de familia é o responsavel por nos encaminhar aos especialistas (que nao pediatria e genicologia... esses nao precisam de encaminhamento de ninguem), e como o nome diz 'MÉDICO DE FAMILIA' é aquele profissional q deve ser além de um clinico geral, uma pessoa proxima de vc, que conheça seu historico e claro, que seje antes de tudo um bom profissional (quando começo a enfeitar demais... sabem q vem bomba, né??? ...)

Falando mal dos outros :)
Entao... minha historinha: Eu, Luiz Claudio Joelho Esquerdo Ferrado das Juntas Fracas e Anna Claudia Joelho Direito Ferrado conseguimos atraves do SAAI uma consulta com um médico de familia, apos um mes e meio atras (sem muita convicçao) de um. Por acaso era o mesmo médico de familia q uma amiga havia indicado e ja tinhamos tentando marcar no inicio de maio a consulta inicial, sem sucesso. Coincidiu desse problema da arteria saindo do dedo e a consulta, e a Anna tendo no dia anterior uma tontura q quase a fez desmaiar. Isso na globo é sinal de gravidez. Ai ai ai!!!! Agora nao é horaaaa!
Chegamos na clinica as 9:05 para a consulta q seria as 9:30. A interprete q a Anna solicitou no SAAI (Clara) chegou logo depois. Espera, espera, espera, quase 10 horas e nada... todos passavam nossa frente, e nada. Cade aquela pontualidade britanica q a francisacao tanto fala??? Bah...
Depois de muito esperar (no Brasil eh pior..sei) fui chamado. Entrei sozinho para minha primeira experiencia com um 'medico de familia quebecoi'. Que chic!
- O que posso fazer pelo senhor?
Ops... como é ??? Ok... tenho uns problemas aqui, ali, uma arteria solta aqui... e sei q preciso de vc para fazer qq coisa, entao aqui estou! Resumindo, sempre pensei q um medico de familia fosse conhecer o paciente, perguntar o historico, fazer alguns exames visuais... bem, o tipico de quando chego num medico no BR. Estou eu mal acostumado?? Possivelmente. Mas ok, pais novo, custumes novos... Mostrei meu dedao a ele, e ele nem querendo tocar no meu dedo (acho q pensou ser contagioso...hahhah!!!) se contentou com o que viu e ok... eu mesmo refiz meu curativo (pais novo, costumes novos..??..ai ai ai) e pronto. Ele disse que se ela nao voltar em 2 semanas para o lugar de onde ela saiu, que eu o procurasse novamente. Enquanto isso, agua sanataria nele!
Com relacao ao meu joelho esquerdo, que eh ruim desde 2000 devido a uma torçao, me encaminhou a um ortopedista e solicitou que eu marcasse uma artrografia.
Nao gostei muito do atendimento, pois parecia passivo demais para mim. Algo com0 'fala q eu te escuto', e nem pergutou nada... Ou ele é muito bom q sabe pelo meu tom de voz o q passa dentro do meu corpo, ou uma falta de interesse do tamanho de um bonde chegou ali e ficou.
A vez da Anna.
- O que posso fazer pela senhora?
La vem ele com a mesma historia.
- Quero engravidar, dr.
- Aham... proxima.
- Tenho historico de tumor na bexiga, ovario polisistico, quase desmaiei ontem no trabalho e meu joelho eh tao ruim quanto do meu marido... Vou sobreviver dr?
- Mmmmmm.... Acho q sim. Vc tem como provar o joelho? Tem exames?
- Tenho...
- So vendo para crer... vai pra casa e da proxima vez traga-os... Enquanto isso quais remedios vc costumava usar no BR?
- A, B e em crise de enxaqueca C.
- Hum-hum... ok. Entao continue com eles... Bom dia.

Claro...to pintando ele da forma mais ridicula possivel, so para sentirem como nos sentimos quando fomos atendidos por alguem q nem prestar atencao no historico de sua paciente prestou.
Saimos, e ate a quebecoi que nos acompanhou achou meio estranha a consulta. Rapida demais para uma primeira consulta, disse ela.
Resultado, a Anna passou mal no dia quando estavamos no supermercado, e no dia seguinte tive de ir busca-la pois ela quase desmaiou mais duas vezes e mal conseguia andar, quase vomitando. CLSC para que te quero!

CLSC II - A bruxa fugiu!
Fomos direto para um CLSC ver o q passava com ela. Desta vez fomos no CLSC da Haute-Ville, chemin ste-foy 55, a nem 2 quarteiroes de casa. Esperamos meia hora e fomos atendidos pela triagem. Super atenciosa a enfermeira, nota 10!!!! Voltamos para a recepcao para sermos atendidos por uma médica. Uau! Aqui tem médicos tb! Ok... retiro o q disse no post 'trempette au dakin', CLSC tb pode haver médicos :)
A médica (que parecia ser de origem dali da Russia e cia) que nos atendeu muitos minutos depois era bem objetiva e atenciosa. Procurou saber do historico dela de doenças, remedios, fez a verificaçao basica, ja desconfiando de algum prognosticop fez alguns testes visuais, e outros movimentos que solicitou que a Anna fizesse enquanto deitada na maca. Ficamos 2 horas e meia por la.
Mulheres e amigas da Anna... ELA NAO ESTA GRAVIDA!!! É uma crise de labirintite... nao viral. Ela ja havia feito o teste de gravidez no dia anterior, e deu negativo. Nada como olhar o paciente e analisar o problema para descobrir o q se passa.

Hj ela foi trabalhar, ainda um pouco tonta mas ja medicada, e nao ficou caindo pelos cantos. Ficara assim ainda alguns dias, mas tende a sumir.

O estranho desse médico de familia (Bernard Vezina) é q costumam falar q ele é brincalhao, atencioso e muito bom médico... Sei la o q causou esse atendimento desatencioso, para nao dizer quase q desreipeitoso. Ficamos aqui comentando o assunto no final do dia e a unica coisa que nos leva a pensar que possa ter alguma relacao, pode ter sido como foi marcada essa consulta. O que sera que a Nora(do SAAI) disse para conseguir essa consulta? Sera que o chantageou? Sera que pegou pesado? Sera que ... sera que... nunca saberemos. O que sabemos é que por qualquer q seja a razao, nao fomos bem atendidos. O que nos resta? Continuar a busca por outro médico de familia. Enquanto nao achamos outro, fica essa COISA ai mesmo...

2 comentários:

Nós4 disse...

Agora eu entendi porque veio logo me dizer q tinha post novo... "Mulheres e amiga da Anna", é?:-P
Tá bom, não foi dessa vez.... Mas, a gente espera! Está pensando que vai escapar de ter um rebentinho lhe aperriando e animando tudo, é?

Tenha paciência com o Doutor enquanto for preciso. E logo logo vão arrumar outro doutor.
E aí, vão nos receber no dia 01/08 lá em Montreal?

Beijão e tudo de bom!!

Dani e Hamilton

Carolina disse...

rsrs....essa foi boa!....pena que Anna não está grávida, né?! Um bebê é sempre bem-vindo!!

abç,
Carol