domingo, 10 de janeiro de 2010

Um exercicio de emergencia

Ontem a noite, mais uma vez o alarme de incendio tocou, mas antes de contar, vou recapitular rapidamente os fatos:

1. O alarme ja havia tocado outro dia na semana por alguns segundos, mas logo parou (explico o pq daqui a pouco).

2. Sexta a noite o alarme toca, por aproximadamente meia hora. Todos saem e esperam na portaria. Lá fora estava -6C. Nenhuma fumaça nem sinal de perigo detectado por nenhum morador ou bombeiro.

3. Sabado no incio da tarde o alarme toca, so q dessa vez há fumaça. Na escada de incendio estava dificil respirar... Os bombeiros chegam e falam para todos sairem do predio, independentemente se la fora faz -11C. Logo apos o fogo controlado no sistema de lixo do predio, todos recebem a noticia q estava tudo controlado.

4. Sabado de noite, mais uma vez o alarme toca, com muita fumaça tb, e mais meia hora na portaria esperando o ok para voltarmos para nossos apartamentos. So q dessa vez, estava -16C.

A Anna chegou do trabalho logo apos ter sido controlado o fogo da tarde. Sem sabero o q havia acontecido ainda sentiu o cheiro de fumaça, mas sabia q nao havia mais problemas pois encontrou um bombeiro mechendo no sistema de alarme, e ele nao a impediu de subir.
A noite, passando em frente a porta do apartamento ela sentiu novamente um cheiro forte de fumaça. Comentou comigo e fomos verificar. O corredor mais uma vez tomado por uma leve nevoa. Ela de pijama saiu em direcao ao local onde jogamos o lixo ("la chute à déchet"), que na realidade é um quartinho onde ha um alçapão q leva direto a um container no subsolo onde todos os lixos dos andares caem. Abriu a porta e saia fumaça entre as juntas do alçapão. Nao feliz, abriu o alçapão para ver o q acontecia e escutamos claramente um barulho estranho vindo do subsolo. Algo como uma corredeira, um barulho q nao lembrava penas uma fogueira, mas algo mais intenso. Talvez o barulho de um aquecedor a gas ligado na mais alta potencia. Apesar da fumaça ali estar mais concentrada ainda era respiravel, mas a neblina era forte. Mais uma moradora apareceu de pijamas... conversamos rapidamente e acionamos o alarme.

Corremos rapidamente para o apartamento e dessa vez vi q o negocio era mais serio. Pegamos uma moda de roupa mais uma vez, notebooks, hd externo (de backup), pulamos dentro de nossas roupas de inverno e descemos. Acreditem... estamos ficando bons nisso!...rs

Dessa apesar de nao sermos os primeiros a chegar la embaixo, fomos os mais preparados, pois poderiamos ficar la fora sem problemas, e voltar dias depois. Lá embaixo resolvi deixar parte das coisas no carro, e ainda vi os carros de bombeiro chegando. Eles sao muito rapidos aqui no bairro pelo menos.

Dessa vez foram varias equipes, pelo q me vi foram 6 caminhoes, fora ambulancia, carros de policia e unidades menores de bombeiros.







Na espera por novidades podiamos escutar de tudo. Desde q a causa era um vazamento de gas, até um ato criminoso. Mas o fato era q os bombeiros nao puderam determinar quem causou.
A explicacao para tantos acontecimentos veio com varias conversas com varios vizinhos. Nessa noite soube q o primeiro alarme,aquele de alguns segundos, foi apenas um teste do novo sistema de alarme de incendio, instalado nessa semana. O segundo foi apenas um mal funcionamento do mesmo. Trocaram a "peça" defeituosa que lembrava uma gaveta metalica e tudo bem. JA os de ontem foram incendios mesmo. Talvez por algum maldito fumante q ficou com preguiça de ir fumar la fora (senao o alarme de incendio do apartamento toca) e tenha ido dar uma tragada no quartinho de despejo de lixo (super cheiroso e limpinho, sem tirar sarro nenhum :). Mas poxa, 2 vezes em menos de 12hs a mesma razao! Nunca saberemos se foi isso mesmo, a menos q volte a acontecer e por insistencia descubram o q anda causando esses incendios. Agora fui tirar a foto da "chute à déchet" so para ilustrar o post, e vi o concierge passeando com alguem pelas "chutes", provavelmente fazendo alguma inspeção antes q volte a acontecer novamente.










No final da espera na recepção do predio, o bombeiro q verificava o sistema de alarme agradeceu a cooperacao de todos por terem descido, coisa q nem sempre acontece como aconteceu aqui. Isso, segundo ele, facilitou muito o trabalho deles, pois senao eles teriam de sair buscando os remanescentes numa situacao mais grave. Muito educado da parte dele, pois nas outras situacoes nem sempre houve uma palavrinha se quer para aquela "plateia"ansiosa.

Recapitulando nossas acoes nesse periodo, podemos resumi-las assim:

Primeiro alarme (falso): nada fiz... Ele parou e a vida continuou.
Segundo alarme (falso): verifiquei se havia fumaça, nada fizemos até notar q o alarme soava e q havia movimentacao no predio. Fomos um dos ultimos a descer.
Terceiro alarme (verdadeiro): verifiquei se havia fumaça, e descemos com mais pressa.
Quarto alarme (verdadeiro): verificamos a fumaça, soamos o alarme e descemos preparados para passar dias fora.

Pelo menos essa rotina de alarme de incendio tocando ao menos por um lado foi boa para nós. Nos mostrou o quanto precisavamos retomar a atençao para isso e melhorarmos nossa estratégia de evacuação numa situacao de emergencia como essa.

12 comentários:

Marcos, Simone, Lucca e Julie disse...

Tá aprendendo, hein? Já pode nos dar uma palestra quando chegarmos em setembro...

Abraços,

Marcos
j'm'appelle caillou

Unknown disse...

caraca.... definitivamente tem que ter um kit.... pq qq coisa sai correndo...

mas é bem provável que seja um fumante... não duvido nada...

O casal disse...

hahahaha... q saga!!!

o sofá-cama aki em casa está pronto!!! qq coisa.....

haha abcs

Bea disse...

Puxa vida gente... que coisa chata! Isso é muito preocupante!

Espero que esse espírito de porco pare de fumar no quartinho. Que coisa mais louca!

Unknown disse...

Se ainda fossem gordinhos tiravam vantagem dessa correria..hahaha.. mas elegantes como sao,nao vai ajudar em nada alem de encher o saco,né?!
Bjs !!

Anônimo disse...

Eu aprendi que roupas de frio devem estar à mão, na Universidade todo ano tem simulação e exigem que tem deixemos as salas de

aula. Uma vez o professor falou peguem o casaco, cle USB, notboock se estiverem aqui e vamos saindo rápido.

Aqui em novembro o bombeiro fez uma visita, alguém do prédio ao lado esqueceu uma panela no fogão e o alarme disparou, o

detalhe é que minha vizinha é que se incomodou com o alarme e bateu em cada porta até chamar o bombeiro, os únicos que não

abriram a porta foram o que esqueceu a panela, pois ele não estava em casa, e o concierge que estava dormindo, este ultimo

depois teve que concertar a porta.

Não tenho certeza mas creio que se você chama os bombeiros inutilmente tem que pagar uma taxa, talvez tenha sido por essa

razão que a minha vizinha bateu em todas as portas antes de chamar os bombeiros.

Isso me faz lembrar que em cidade em que as casas são de papelão tem que ter seguro, coisa que meu orçamento ainda não

permite.

Abçs

Feliz 2010

Etreaquebec

Alice, Paulo e Lucas disse...

Acho que vamos juntar uns trapinhos e deixar no carro... nunca se sabe... e esse negócio de incêndio aqui é sério mesmo. Melhor pecar por excesso!
Até mais.
Alice

Dani disse...

Nossa, de repente me bateu um déjà-vu... =P
Me abnimou até a escrever a minha história com incêndio em Montreal.

Luixxx, em breve espero estar ai de volta. Não me mata, eu juro que to separando tudinho, mas as coisas tão dando trabalho, né?

Bjus!

Lidiane disse...

Olá pessoal, tudo bem? Primeiramente, feliz 2010 para vocês! Acompanhamos o blog de vocês há um tempão e sempre ficamos felizes com as novidades!
Bom, estamos indo para Montréal dia 17 de março e queria saber se vocês poderiam nos dar a dica de um ap/studio para ficar no primeiro mês. Algo recomendando por alguém nos daria mais segurança..
Agradeço muito se puderem ajudar!
Muito obg e abraços!

Luiz disse...

Oi Lidiane!

Sim... lembrod vc postando comentario aqui a algum tempo ;)

Olha, infelizmente nao tenho como dar dicas pois moro na cidade de Quebec, acredito q vc tenha esquecido isso...rs. Mas Quem legal q ja estejam vindo! E se um dia resolverem conhecer a capital, entre em contato!

Abs e boa sorte
Luiz

Lidiane disse...

Luiz, eu achava que vcs tinham ficado algum tempo em Montréal antes, sorry!
Lembro que comentei muito pq vc já morou em João Pessoa, não é?
De toda forma, obrigado!

Anônimo disse...

Saudações...

novidades na área...
www.diogoesimone.blogspot.com

grande abraço,
db