terça-feira, 12 de maio de 2009

Higiene no Quebec, um mito q vive!

... ou falta dela. Nao sei dizer exatamente o q acontece por aqui, afinal tem horas q o povo daqui até quer provar q é higienico, mas acho q tentam isso nas horas erradas.

Vamos as histórias...rs.


Historia higiênica 1

Gesso x Tala

A filha do Wellington lá de Montreal sofreu uma queda no parque. Após o susto, veio o segundo susto que só faltou o prefeito chegar ali para prestar socorro pessoalmente, pq policial, bombeiro e ambulancia nao perderam a oportunidade. Basta conferir no blog deles. Mas a pequena simpática Lulu foi bem atendida, incrivelmente rapido...e saiu de tala.
Aí perguntei, "mas ela nao quebrou o braço?" Sim, quebrou. "Mas no Brasil estamos acostumados a engessarem. Pq nao engessaram? Qual a razão?"
Pq o gesso é anti-higiênico...

... ? ...... ? ..... <= foi minha cara ao escutar isso...rs Hã ? Como ? Olha, td bem... se tem um motivo para nao engessar, ok... qq motivo, mas nao só por isso! Se a tala é mais eficiente na cicatrizacao, se a tala é tao eficiente quanto e incomoda menos... mas...qualé! Eles mal tomam banho e vem falar q gesso é anti-higienico !??!?! Tao de brincadeira! Acho q o cara foi muito infeliz em tentar enrolar com esse argumento, pq p/ mim só pode ter sido enrolação Mas... vcs acham q estou sendo radical quanto ao banho???...hahahah... leiam a primeira história anti-higienica logo em seguida a proxima história! Historia q nossa amiga proxima... muito proxima... proximíssima passou aqui meses atras.

Historia higiênica 2

McTrash

Temos amigos q trabalham no McDonalds de Montreal. Comentando sobre o emprego novo q um havia começado a poucos dias lá comentei na brincadeira:
- Poxa! Legal! Agora vai comer batata-frita o dia interio!!!!
Ele me olhou com uma cara de quem nao gostou... e disse
- Olha, eu nao como aquela batata nunca mais na minha vida!
- Ué?! O q acontece? Já enjoou?
- Não, é q eles só trocam o oleo uma vez por semana. Cara, vc nao tem ideia como aquele negocio fica preto! E o pior é q é padrao mundial!
- Poxa! Show!!!!! Entao eles fritam a batata-frita na coca-cola!?!?! Entao é por isso q a batata dele sé mais crocante???? COOOOOOOOL !!!...hahahahah
- E o pior, na hora de prepararem os sanduiches eles nem lavam as mão! Eu fui no banheiro e depois fui lavar as maos e o getente ja foi falando: "que isso?!?! a loja esta cheia! deixa de frescura e vem preparar sanduiche!". E tem mais, eu fui perguntar onde tinha luva para usar na hora de trabalhar, e meu chefe comentou q É PROIBIDO USAR LAVAS NO QUEBEC para preparar comida.
- Ué? Pq?
- Pq usar luvas junta bactérias.
- Mas eles ja ouviram falar q as luvas sao descartaveis?...rs. Eles leram na embalagem?...hahaha
- Poxa, se aos menos lavassem as maos ainda vai, mas sem nem fazer isso... poxa, aí é brabo!




Historia anti-higiênica
1

Aqui não é país tropical!

Nossa amiga brasileira havia deixado seus dois filhos mais novos, cada um com 9 e 11 anos com a amiga, mãe de outro da mesma idade que jogava no mesmo time de futebol que o mais velho.
Ela chegou de noite, apressada para pega-los, e comentou com a amiga antes que partissem:
- É, essas nossas crianças realemente andam com uma vida bem corrida, coitados! Tem colegio, fazem isso...aquilo... jogam futebol a noite... coitados. Inclusive temos de ir embora logo pq sabe como é né! Agora sao 21:00hs e ate arruma-los para dormir ja vai passar das 22:0hs e ainda têm de acordarem cedo para o colégio amanhã.
- Ué? Como assim ? Claro q dá tempo para fazer tudo! O meu filho vai comer uma fruta agora e ta pronto pra ir pra cama.

....

e o banho ???? Todo suado do futebol, cheio de terra... direto para a cama? Mmmmm... sera q sao porquinhos mesmo a esse ponto? Ela nao comentou nada com a amiga, mas numa oportunidade com outra quebequense, dias depois, resolveu fazer um "tira-teima".
- Pois é amiga... vc sabe q a fulana nem faz os filhos tomarem banho depois do futebol para irem para a cama? - ela comentou ja indo direto ao ponto, sem rodeios, provocando a resposta que queria escutar.
- Olha "amiga brasileira", aqui não é um país tropical, entao nós nao tomamos banho todos os dias. (Mais direta impossível!!!) Olha só meus filhos por exemplo, ele só tomam banho pq eu os obrigo, pelo menos UMA VEZ POR SEMANA. (hahahahahhahahahhahha...nao é mito!!!! hahahahha) Inclusive faz mal para a pele tomar bano
Aff...... primeiro nao estavam falando de varios banhos por dia, e segundo: sera q ela ja ouviu falar de hidratante? O detalhe é q a mocinha do banho semanal não é nada menos q uma farmaceutica.


Historia anti-higiênica 2
(desculpe-me Paul Sater, mas a historia nao tem exagero...rs. Vc é limpinho ;)

Preguiça

Uma amiga nossa resolveu começar a namorar um frances. Em poucos dias resolveram um se mudar para a casa do outro, e assim ficaram.Um dia q vieram nos visitar e veio a tona o mito que frances nao toma banho. Eu na cara de pau perguntei sem querer tirar sarro nem nada, só queria derrubar o mito.
- Mas diga M. Français, e essa coisa q frances nao toma banho, é como falam ou é exaqgero. O q nos falaram é q frances nao tomava banho, mas as coisas estao melhorando agora, aos poucos.
- Olha, num passado ja foram mesmo, mas nao sei pq ainda continuam com essa historia. A grande maioria toma banho sim, todos os dias!
Ele comentou isso com uma cara de "é um absurdo essa historia", e comentou q toma banho todos os dias... bla-bla-bla... Ok, aceitei a versao dele pela convicção de seus argumentos.
Algum tempo depois, o tempo ficou preto, surgiram nuvens negras no ar e o q era doce acabou. Se separaram. Nossa amiga num momento de distracao foi sabatinada pelas perguntas da Anna e mais alguem.
- Vai, conta aí...afinal...ele tomava banho todo dia ou nao?...rs
- Olha... veja só.... é ....bem... era mais ou menos assim ó : acho q NAO.
- hahahahahahha....eu sabia!
- Olha, ele tomava banho mais ou menos dois dias nao, um dia sim. Mas as vezes quando batia uma preguiça maior era greve de UMA SEMANA.
Putz... 7 dias, "o numero magico" novamente. Sera q tem alguma relacao as fases da lua?...rs




E a boca?
Querem saber uma forma facil de distinguir um imigrante aqui? Basta ficar no banheiro após o almoço de qq empresa. Aqueles q aparecerem com um a escova de dentes e usa-la na boca (só para excluir os q possam querer usa-la penteando sobrancelhas ou qq aberracao do tipo...rs), pode ter certeza, É IMIGRANTE! Eu terminava de comer e seguia timido para o banheiro, me sentindo um ET por ir lavar os dentes. Na Olympus interia, só eu estava lá, de castigo para o espelho, com a boca espumando. Até parece q ninguem daqui sabe q lavar os dentes te faz escutar menos vezes aquele "motorzinho bacana" de dentista. Devem gostar...sei lá.

E as coisas seguem da vida privada para a vida publica sempre nessa direção. Nas cozinhas dos restaurantes, nos onibus, na faxina do hotel, na preparacao das saladas dos supermercados... e tem gente q ainda compra a briga que beber agua de torneira é mais saudavel, q filtro serve para nada aqui. Se o padrao de higiene deles é éssa, se o padrao de alimentos nao cabe um prazo de validade, quem me garante q o padrao de agua pura é o mesmo q eu tenho? Ja tom com meu filtro aqui, a todo vapor! :)

19 comentários:

Roberta disse...

Oh céus, agora sempre me lembrarei desta história quando for comer no McDonalds... argh...

Camila disse...

Vc é engraçado .... rsrsrs
Bem,sei que o gesso fica fungado e isso pode ser muito prejudicial à saude, ele vem realmente sendo trocado pela tala.
Sobre banhos, acho que é verdade pq um dia os meus filhos foram ficar numa casa do pessoal da igreja e disse que ficou com vontade de uma das menininhas pq o cabelo dela tinha biscoito e suco velho.
E minha prof. do frances disse que faxina mesmo é so 2 vezes por ano, uma no inicio do verao e outra no começo do inverno... o resto é vassoura e so!
Bem, um abc para vcs!

Wellington Gomes disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Eu já sabia!
é só sentir o cheiro... ehehhehehehe

Anônimo disse...

Porque você acha que tem tanta infeçao hospitalar?

Fernanda disse...

Eu dei muitas risadas com as histórias anti-higiênicas, melhor rir do que chorar, né? rsrsrs

Mas fiquei realmente horrorizada com a história do McDonalds... Não como mais os sanduíches pq me tornei vegetariana, mas as batatas.... acho que nunca mais vou comer lá...

.Mariana.Daniel. disse...

Nossa! Histórias de terror! Fiquei arrepiada de verdade!!!

bjs,
Mari

Anônimo disse...

Tomar banho implica em gastos, não esqueça que água quente precisa de energia (eletricidade ou gás) para aquecer. A maioria aqui, durante um período da vida, mal consegue fechar o fim de mês com os valores das contas, dai eles evitam toda despesa que podem, o banho é um dos maiores responsáveis junto com o aquecimento pela conta de eletricidade, Bom com o passar do tempo o habito se consolida.

Lidia Barreiros disse...

Lembra da história..."vai se pegar muito aqui é?"
VOU MAIS NÃO!
Jesuuuuuuuuuuuuuuuuuuus! Olha q eu já achei muito brasileiro porquinho nessa vida...mas 7 dias???SETE DIAS é sacanagem.....7 dias fica meu cachorro sem banho e eu não durmo com ele....aliás lá pro fim da semana nem passo mais a mão....
Meu pai. tou chocada.

Anônimo disse...

KKKKKKKKK M A R A V I L H O S O !!!! Esse seu uiltimo post foi hilario! Hhahahaha Eu sabia q por tras das cortinas do Mc Donalds havia algo de podre, e bota podre nisso!KKKK O pior e q adoro as batatinhas agora nojentas de la!!hahahaa Sera q a falta da lavadinha nas maos nao e o tempero q faz com q sejam inimitaveis??? Ha, tb achei interessante a historia do frances, ex, futuro, ou sei la da amiga de vcs... vcs dois me entendem ne? ;)

Abracos. Nana

Anônimo disse...

Que nada sou brasileiro e aqui cheguei a ficar dois meses sem tomar banho, na maior depre... xiiiiii...

Unknown disse...

Que coisa,não é ? a gente fala e o povo nao acredita! hehe... esse mito é real mesmo!!
Que nojinho aquela criançinha com biscoitinho no cabelo,arg!! eca!! irc!! Banho é tao bom gente,pq será que eles nao gostam tanto ? hehe...
bjs!

Manuel M. Henrique Filho disse...

Luiz, arrebentou neste post cara kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Verdades de forma bem humorada.
Abração!!!!!!!!!

Erica disse...

Oi...
Lendo seu comentario dei altas risadas... Mas queria fazer alguns comentários.. Em SP o óleo das batatinhas só é trocado 1 vez por semana (razão pela qual eu só vou de quinta feira em um mc x aqui perto de casa.. eles trocam neste dia - e detalhe a batata é mais crocante quando troca o oleo)
Outra coisa .. total concordo que o negocio do gesso foi meio enrolação... higine?? tá bom!

E a respeito do banho tenho que descordar Eu já morei em QUebec (ao norte) e lá na minha familia todos tomavam banho todos os dias.. Mas sempre tem alguma coisa anti-higienica que escapa. A toalha era colocada direto na maquina de secar e não tinha como saber que toalha era de quem!!

BEM-VINDO AO QUEBEC LA BELLE PROVIENCE!!!!
Erica

Ricardo disse...

Muito bom o Post Luiz, fiquei impressionado com as informações. Abraço.

Aline disse...

SINTO MUITO EM INFORMAR TODOS OS BRASILEIROS QUE AQUI NO BRASIL TODOS OS RESTAURANTES UTILIZAM FRITADEIRA E O OLEO MISTURADO A GORDURA HIDROGENADA, TAMBÉM É TROCADO A CADA 15 DIAS (PASMEM VIU) MAS A REGRA É DA FABRICANTE DA FRITADEIRA, JÁ TIVE 2 RESTAURANTES E CONHEÇO OUTROS DONOS DE OUTROS RESTAURANTES...E É SEMPRE ASSIM.
ENTÃO PENSEM QUE A GORDURA QUE FRITA A BATATA É A MESMA QUE FRITA A ISCA DE PEIXE, A COSTELINHA DE PORCO TÁ...NÃO EXISTE TROCA DE OLEO E NEM MAIS DE UMA FRITADEIRA PARA CADA PRODUTO A SER FRITO..VOCÊS ESTÃO COMENDO ISTO A UMA VIDA TODA KAKAKAKAKAK E NEM SABIAM.....

Anônimo disse...

Nossa que poste foi esse! Pois é, quando eu morava no Canadá eu notava que o meu host brother não costumava tomar muito banho, e sempre estava com a mesma coisa hehehe. Credo! Mas o Paul toma banho todo santo dia viu, não vamos generalizar o tal mito francês ;)

Bisous para vocês!!!
Luana e Paul.

Bea disse...

anotação mental: não comer no mc, ou em qq outro restaurante e local público!

isso no mínimo! se for convidado pra comer na casa de alguém, só se for de brasileiros!! =P

hehehehehehe

Jonas Stephani disse...

Otimo! hehehe mas aqui do lado ingles (Toronto)as coisas sao bem diferentes viu, pelo menos tomam banho todos os dias rsrsrs (mas a parte do MC Donalds eh o mesmo - Mc Chicken tem gosto de oleo velho)

Estou pensando seriamente em voltar para o Brasil e pensei em Joao Pessoa (foi por isso que achei o blog de vcs) vcs tiveram um bom tempo la?

abcs (jbstefani@gmail.com)

Fagner Santos disse...

Eu trabalhei no McDonalds no Brasil e eh a mesma coisa.