domingo, 30 de março de 2008

Transporte

A cidade de Quebec não é grande para os padroes de uma capital brasileira, afinal segundo que ja pesquisei rapidamente na internet, aqui são cerca de 550.000 habitantes, e em João Pessoa são 650.000. Ou seja, se alguem acha JP um ovo, aqui é só a gema....rs. Mas uma coisa q notei de semelhança com Joao Pessoa é o fato que para um quebecoi assim como para um pessoense, andar 4 quarteiroes é algo que consideram muitas vezes longe.

Pedestre ou motorista.... eis a questao
Uma coisa é verdade, alguns lugares de onibus nao sao viaveis de ir. Coisas como Wal-Mart, CostCo, Maxi que são ótimos supermercados, daqueles que fazem MESMO a diferenca no orçamento no final do mes, ir a eles de onibus é inviavel. Entao ja estamos com planos para assim que viável comprarmos um carrinho de uns 3000 a 4000 dolares. Temos olhado com frequencia lá no lespac carros nessa faixa de preço. Nossa ideia original seria um Jeep 4x4 (cherokee, yj), pois depois de ver como o negocio funciona no dia-a-dia daqui para um motorista, acho que um 4x4 é carro para todas estacoes. Tem umas ladeiras por aqui no centro q quando ficam com aquela camadinha de lama ou neve nao é dificil ver carros patinarem como loucos tentando subi. Para um espectador como eu, é divertido ver os motoristas com aquela cara de assustados, pensando se conseguirao subir ou se derraparao ate o carro mais proximo, ladeira abaixo...rs, Mas ate agora so vi isso acontecer uma vez (ontem), mas era numa fora da zona urbana e nao havia carro atras, só um padao de neve. Inclusive foi muito divertida a experiencia de virar um carro encalhado na neve. Pena q a Anna nao estava com a camera para gravar. Era coisa para ser publicada aqui, com certeza .... :( Pena... Claro... comi neve nessa historia, eu e o quebecoi que nos ajudou....rs.

Os "autobuses"
Enquanto o carro nao aparece, continuamos viajando na maionese, e de onibus. A RTC, empresa de onibus da cidade de Quebec é nota 10! Nao é pontualissima, mas da para acreditar na tabelinha dos horarios de onibus, pelo menos das linhas principais e mais utilizadas. As vezes, quando o onibus esta um pouco adiantado, os motoristas param nos pontos e esperam... um... dois... tres minutos para irem se ajustando nos horarios dos proximos trechos. Degraus para subir neles? Só nos mais velhos. Ate agora so peguei um desses uma vez. Onibus lotados acontecem, mas sao algumas linhas apenas. Os horarios de rush notei mais na hora do colegio, e da faculdade. Como o comercio aqui fecha as 17:00hs na maioria dos dias, achei q esse horarios seria ruim, mas estava enganado. Tranquilo pegar onibus. As vezes q pegamos lotado, foi por poucos pontos e logo ficou bem mais tranquilo.
1. Passagem aqui custa 2,50, e vc tem de pagar certinho. O motorista nao volta troco.
2. Para descobrir os horarios dos onibus vc pode ir a uma farmacia ou ao um depanneur e pegar de graça um mapinha da sua linha de onibus preferida. Aqui nossa colecao ainda esta no inicio. So temos o 7, 25, 11, 13, 800, 80... coisa assim.
3. Na mesma farmacia (!!!) onde fizemos nossa carteirinha de onibus pegamos um mapa da cidade com todos os trajetos de onibus disponiveis. Isso é de extrema utilidade!!!!!!

Eu no inicio pensei que por morarmos no centro nao iriamos precisar tanto de onibus, mas antes mesmo de uma semana comecei a notar q onibus é excencial assim mesmo. O centro é bom, bonito, mas nao he barato... pelo menos nem sempre. Assim as vezes vale a pena se deslocar para fazer compras. Sem contar que documentos e outros procedimentos que acabam aparecendo nao sao proximos de onde estamos. Assim, lá fomos nós atras de uma carteirinha de onibus. Só sei que nesse mes de março se nao tivessemos pego nossas carteirinha normal (nao eh de estudante... ainda) teriamos gasto 212,5 dolares. Mas com ela pagamos 7,34 cada pelas carteirinhas, mais os dois passes de 68,25 cada. No total foi para nós dois por um mês $151,17. Caro nao? Seria pior sem.... Mas a qualidade compensa. Onibus quentinho, quase sempre com lugar para sentar, motoristas sem extres, educados, atenciosos, prestativos.
Para tirar a carteirinha fomos num dos locais conveniados (numa farmacia!!!, no segundo andar da farmaprix se nao me engano, no segundo andar dela), pagamos a taxa da carteirinha mais a foto que tiram ali atras da gondola dos gorros e meias ....rs. Tudo feito ali, na hora.

Outro dia quando eu e o André estavamos de carro conversando sobre a educacao dos motoristas de onibus daqui que nao era o paraiso, vimos no mesmo instante um fazendo algo proibido, mas super comum no BR, que é entrar em fila dupla numa curva exclusiva para um só carro, furando uma fila de carros que esperavam tranquilamente. A diferença é q aqui só vi uma vez isso... Ja no BR.... xiiiii........ a novidade fica quando o negocio flui dentro da lei. Estou adorando o transito daqui, pelo menos enquanto ainda nao virei motorista....rs.

Sinal de transito quebrado
Eis uma coisa que me deixou marvilhado aqui... um sinal quebrado? Nao, o povo se comportando perante um sinal quebrado. Lindo! Lindo! Espetacular.... coisa p/ aparecer no fantástico! O caos nao impera aqui!!!! Todos se comportam educadamente, e cedem o lugar a quem tem a vez. Oras... estamos num cruzamento, com todas as pistas entupidas de carros esperando passar, e quem tem a vez? A regra básica é quem chega primeiro. Mas em sinais de 3 fases, onde um carro vai ter de cruzar a pista da direcao oposta, TODOS seguem a regra, um de cada vez. Primeiro um carro da pista A passa, e os outros param, o segundo carro da pista A para e o primeiro da pista B passa, depois éa vez do primeiro da pista C, depois o da pista D... e assim vai... sejam quantas fases tenha o cruzamento, depois retoma o primeiro da pista A... depois B...etc. Assim que eu tiver a oportunidade de camera na mao e um sinal quebado farei questao de sair do onibus e filamr isso. Nao q eles sejam um primor de educacao, mas com certeza isso eh uma coisa muito difirente de qq lugar do BR que eu tenha conhecido. Chega a ser quase q bizzarro!...rs

Nós, "les piétons"
Andar pelas ruas da cidade posso garantir que é um prazer..... durante qq epoca do ano q nao o inverno. Eu gosto até do inverno, mas isso ja nao posso garantir q todos vao achar o mesmo, afinal o perigo de escorregar, a lama e o vento podem nao ser uma experiencia tao agradavel a todos. Tirando o inverno, as calçadas são muito limpas, sem buracos como estamos acostumados, e as ruas muito boas. Atualmente elas estao bem esburacadas pois o inverno nao perdoa nem um pouco o asfalto. Mas a temporada de caça aos buracos ja esta em pleno funcionamento.
Cuidados que ja comentei aqui, mas retomo sao: calças escuras para evitar que fiquem sujas com muita facilidade, botas ou qq coisa com um solado bem aderente, e quando andar sobre aquelas camadas escorregadias de gelo, abram um pouco o angulo entre as pernas, pois dara mais estabilidade na hora dos micro escorregoes (aqueles que so dao susto :), e evitarao o pior: uma crise de riso da Anna ao ve-los cair...rs.

10 comentários:

Camila disse...

Olá pessoal,
a educação realmente faz o diferencial... tomara que encontrem um carro legal para comprarem ( nosso prof. recomendou o www.Vitevitevite.www para achar um bom carro em Ville e o www.cyberpresse .ca para procurar petits anounces de particulares), esperamos que ajude...
um abc e fiquem com Deus
Camila e JR

Anônimo disse...

Legal, moro aqui na cidade de Québec. Boa sorte e nao se assustem com tanta neve, ela derrete.. nao se assustem com os outros brasileiros também...
Boa sorte, estudem forte o frances e o ingles

Nós4 disse...

Oi,LC!!

Estamos lendo todos os seus posts, que têm sido muito instrutivos!
Nem sempre comentamos, mas dessa vez eu não podia deixar passar em branco: você tinha que falar sobre a necessidade de comprar um carro??
Sabe o que aconteceu?? Tive aguentar Hamilton dizendo: "eu sabia!! Eu disse a você, à Anninha e ao Luiz e vcs disseram q u estava doido!! Muito fácil dizer q pode ficar sem carro, até começar a viver a experiência!!

Não sei como ele não colocou um recado pra você ontem...:-)
Na realidade, acho q ele está muito feliz em ver que a teoria dele estava certa...:-)

Ahhh, outro detalhe que me chamou a atenção foi o comentário sobre a dica de como andar no gelo, pra evitar queda e "o pior", a risada da Anninha... Fico imaginando minha amiga tirando onda de tudo, viu??

Vai torcendo daí, quem sabe no meio do ano estamos chegando!!

Beijão pra vcs dois e que as coisas continuem dando muito certo em todos os aspectos.

Dani

Emmanuel & Katarina disse...

Caramba cara, que sacangem vc ter colocado a Ana nessa caixinha de picolé aí!!! Quantos Kgs de roupa vocês estão vestindo ?

Um []

Emmanuel & Katarina

Bruno Lucena disse...

Ola Luis e Anna, estou imaginando a facilidade de adquirir um carro ai. Tava dando uma olhada nos sites e vi que os carros são muito mais baratos que aqui, então quem sabe não dá para comprar um 4x4 Land Rover Defender daqueles mais bala que tem. Se fosse aqui no Brasil terimamos que trabalhar muito para comprar. Aproveitem a oportunidade. Outro ponto que influencia bastante na nossa escolha para comprar um carro, além dos que vc já relatou é que nós vamos imigrar com dois filhos e ai deve ser ainda mais necessário um carro. Quanto ao lance do sinal, se a minha memória não me trair, deve ser dado a preferência sempre ao carro que vem da esquerda. abraços e continuem postando.

Bruno e Ana Flávia

Naty e Serginho disse...

Aê Luiz! Estamos acompanhando todos os dias o blog! Ficamos ansiosos para ler novas postagens!

Boa sorte na escolha do voiture!

Uma dica que eu vi do pessoal daí é que é muito importante antes de comprar, é levantar o carro em um "macaco" para ver se por baixo do carro não há marcas de ferrugem devido o sal que jogam na rua...

Um abraço!

Sérgio.

Nós4 disse...

Parabéns pela "novidade novíssima"!!
Ficamos muito felizes!!

Ahhh... Estamos enfrentando uma greve dos Correios, ninguém merece, né?? Nada de pedido de exames pra gente até agora...:-(

Beijos e vamos ajeitar o fone!!:-)

Dani e Hamilton

Ingrid Lins disse...

Oi Primo!! Fico feliz com a adaptação rápida de vcs... Uma pena não ter conhecido vocês 2 aqui no Rio... mas as coisas tb apertaram pra mim nesse início de ano...

Aplicaremos nosso processo agora em abril!! Enfim chegou a hora! Estava esperando meu noivo pegar o passaporte dele...

E aí, passeou lá por Montreal na casa do outro Pedro?

beijos a vcs 2 e Bonne Chance!!

Ingrid (Lins)

Jojo disse...

ola!
acabei de "descobrir" o blog de vcs e como ta sendo util! vou chegar no quebec em maio e suas informaçoes vao nos ajudar e muito!
sucesso e felicidade pra vcs!
Joyce

* Serena * disse...

Ahahah Luiz, seus post definitivamente são os mais engraçados da internet... Eu e uma amiga estávamos rindo beaucoup!

Bonne chance pra escolher a voiture, afinal não deve ser fácil escolher entre tantas opções...

Bjos pra vc e pra Anna.