sábado, 24 de outubro de 2009

Retornando a rotina na neve

Saio de casa, tiro a neve de cima do carro e sento num banco mais q gelado. Ahhhh... q saudades dessa rotina! Ligo o carro e espero o vidro de da frente desembaçar, e saio com ele ainda com uma visao muito parcial. A rua toda ainda cheia de neve branca pois a caminhao de deneigement nao passou, alguma neve derretida ou esmagada pelos outros carros deixam a pista escorregadia, e la estou eu reaprendendo a dirigir na neve. Delicia!
No primeiro cruzamento faço a curva para a esquerda e o carro começa a derrapar. Estou sozinho no cruzamento, entao acelero levemente mais ainda para assim derrapar como mais vontade! Diversao de quem nao teve uma infancia feliz...tsck tsck tsck. Retomo o controle e sigo para o proximo cruzamento, com toda prudencia do mundo, afinal nao quero bater em ninguem. O sinal esta fechado, o carro ainda frio por dentro, e o aquecimento ainda apenas solta um vento gelado fazendo q dentro a sensçao termica interna fique menor q se estivesse do lado de fora, mas estou feliz!
O sinal abriu? Acelera!!! O carro sai lentamente, pois patina feito um louco. Nao sou o unico, todos patinam feito desesperados, afinal quase ninguem trocou os pneus normais pelos de inverno. Isso só sera obrigatório a partir de 15 de dezembro, data a uma distancia de quase 2 meses! Estamos no dia 22 de outubro ainda, primeira metade do outono. Nem todas as arvores perderam suas folhas, embora o pico das cores da estaçao ja tenha passado a pelo menos duas semanas. O q resta nos bosques da cidade sao apenas as arvores amarelas, pois as vermelhas ja sao coisa de um passado distante.
Saio da avenida e vou em direçao a uma auto-estrada, acabando a fase de contemplacao da neve caindo enquanto dirijo. Na estrada ninguem esta para brincadeira entao atencao é apenas para o transito. Mas ainda na ultima curva o q encontro? Gelo. Justamente numa curva fechada de 90 graus. Sinto q as rodas estao apontando para uma direcao, e o carro segue para a direcao q ele tem vontade. Nao estava rapido, mas foi o suficiente para lembrar q certos cantos sao mais perigosos q outros, e continuei o caminho feliz para o trabalho.
Seja brasileiro, seja quebequense, seja quem for, ver a neve cair é algo q torna o dia mais gostoso. Ha quem a odeie, mas acredito q é quase concenso que é um espetaculo bonito de se ver. No trabalho o frances q trabalha comigo ainda sugeriu de abrir a cortina, e como a cortina nao é nada mais q a parede da frente de minha mesa de trabalho, eu nao me opus.

"Trabalhe escravo! Trabalhe!! Mais rapido!" berrava meu chefe durante aquele dia. Eu trabalhava um pouquinho, depois olhava para a frente, via a neve cair e deixava as chibatadas ecoarem no escritorio.(..heheh viajei!!)

Voltar para casa as vezes demora. Aff... O caminho q eu toma 15 minutos as vezes pode tomar uma hora a mais. Foi o q aconteceu nesse dia. Muitos carros nas ruas despreparados para dirigir sob um dia de neve incessante. A leve poeirinha branca do dia deu espaço para uma camada de varios centimetros de espessura. A estrada estava muito lenta, e quando chegava nas juncoes de vias aí o negocio enrolava de vez. Caminho alternativo para q te quero! Derrapa daqui, derrapa dali... vou virar a esquerda num entroncamento com o sinal amarelo, levemente acima da velocidade, e... e tome derrapar! Tudo em camera lenta... movimentos, viradas, aceleracao e frenagem. Mas um pouco ate bocejar tem de ser em camera lenta. So assim para entender pq eles dirigem tao lentos por essas bandas de cá.






























De noite bateu alguma temperatura positiva, e alguma neve derreteu, mas logo depois a temperatura caiu e formou-se aquela pistinha de gelo no estacionamento. Ver o tratorzinho do deneigement em açao na manha seguinte me deu uma melancolia gostosa, a certeza q a minha estaçao predileta esta mais proxima q imaginava.














13 comentários:

Camila disse...

Oi,
isso é quase um documentário!
Começamos cedo heim... ano passado nevou assim so depois do dia 20 de novembro, vamos ver até quando a chuva e a neve vao nos perseguir.
Bom inverno!
Camila

Bea disse...

deve ser lindo mesmo observar a neve... só tem q ter cuidado p não bater o carro qdo estiver "babando" com a neve... rsrsrs

P disse...

nossa! paixão e coragem sua com a neve, né?
:P
eu mal sei "dirigir" minha bixi!!!

Unknown disse...

Adorei o post!!!
Muito poético e romântico!!
Tbm estou doida para ir e desfrutar da minha estação do ano favorita!!

Thaís e Wilian (Canadá em breve !!!) disse...

Publicação poética...rsrs

Espero gostar tanto assim do Inverno e Frio Quebecois quanto vc's...abraços,

Lely disse...

Nossa!
A neve requer alguma adaptação, mas tudo parece tão lindo e frio!
Parece bem gostoso.

Um abraço.

Lely

Pam disse...

Oi, adorei o post, tranquilo, me fez lembrar da primeira vez que vi a neve, eu amei, amo o inverno, faz tudo parecer mais calmo e tranquilo, além de lindo. aiai que saudade.:)
beijinhos

Unknown disse...

nossa, fotos maravilhosas.... obrigada por dividir essa beleza com os pobres mortais...

eu morro de vontade de saber como vai ser dirigir na neve...

ehhhhhh

beijocas

Nara Cavalcante disse...

Poxa Luis,vc escrevendo assim me deu ate mais otimismo para passar esse proximo inverno, ao contrario de vc, nao e minha estacao preferida, gosto da tranquilidade desta epoca, mas adoro o fim do inverno e a PRIMAVERA! hehehehe quando tudo comeca a ficar mais quentinho...hehehehe Rata de praia e fod...mesmo! Adoro um solzao e o calor a gente arruma com um ar condicionado basico!
Mas ai, gostei do post, me passou uma tranquilidade!
abrcos a vcs!
Nana&Dokka

Alice, Paulo e Lucas disse...

Aí, aí, aí...
Tô até com medo de dirigir!
Vc gosta mesmo assim do inverno? Só escuto o pessoal reclamar... bom saber que alguém gosta (ou não?)
Até mais!
Alice

Anônimo disse...

Salve Luiz!Quando puder de uma olhadinha na sua caixa postal... deixei um mail lá sobre duvidas na declaracao de saída definitiva.
Abraço
Priscila

Anônimo disse...

Ai que medo de dirigir na neve...rs. Tem que ter cuidado né? Bastante! Fotos lindas demais! Adorei... Beijinhos.

Bruno Lucena disse...

É nos Luiz, to colado em voce amigo, no bom sentido é claro. Muito divertido dirigir na neve, adoro as derrapadas tambem. To aguardando ancioso que a neve chegue de vez, afinal, as pistas de ski ja estao preparadas para nos....abracos...