sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Enfim, planos definidos para o futuro

Enfim, dias melhores! Nao demorou tanto quanto previa, mas enquanto estavamos no fundo do poço, o tempo parecia ser uma eternidade...rs.

Desde o ultimo post q comentei q estavamos para entrar em dias muito dificeis ate hoje, alguma "coisinha" ja aconteceu. Passei pela fase de transicao de estagio para o programa PRIIME com um belo sufoco. Jogamos com os cartoes de credito ja endividados, pedi adiantamento, mas... op q salvou a pele mesmo foi ter recebido tardiamente a restituicao federal do imposto de renda, junto com o adiantamento e meu primeiro pagamento. Nao foi muito, mas foi o suficiente para poder tirar o pé da lama e ate começar a pagar umas dividas q nao findava em empurra-las com o umbigo.

Semana q vem completarei 3 meses de emprego, aí sim estarei "estavel", com direitos a dentista mais em conta, fisioterapeuta (to precisando...), e algumas outras coisas q ainda nao sei direito os detalhes. A Anna continua trabalhando na residencia de pessoas idosas, sendo muito elogiada pelos residentes e os coordenadores. Mas por trabalhar bem e estar chamando tanta a atencao pela qualidade dos serviços, ja começou a causar ciumes as funcionarias mais antigas. Segundo emprego q acontece isso por aqui. O negocio é trabalhar mal e se enquadrar no padrao daqui.. aí acho q ela passaria a ter ate amigas no trabalho.

PROJETO: carro novo

Aí o dinheiro começa a aparecer e o q fazemos? Gastar? Quase... Antes de sair saciando nosso consumismo adormecido a tantos meses, o q fazer? Planejamento! O q é mais importante? Trocar o carro! Claro... Nossa "banheira" deu nos nervos no ultimo inverno, entao antes q chegue o proximo, pq nao troca-la? Sim... fui para o www.lespac.ca e comecei a fazer buscas de carro 0km. Mazda3... Golf... Matrix... Yaris... o q eu visse na rua eu ja me imaginava dentro e vendo se combinava conosco...e mais um possivel BB. Com isso o Smart For Two da Anna ja estava fora de questao, afinal sao só 2 lugares, assim como miunha BMW Z3. Ve preço daqui... dali... custo beneficio... anos de financiamento... Ok, desistimos do 0km. Entao vamos para o usado... bmw 325... volvo s80... ate mercedes usada estava com preços algumas vezes mais baratos q os zeros, e dependendo do ano pela metade do preço. Muito mais carro, por bem menos. Sim, tem manutencao para fazer, mas se for carro de velhinho, a manutencao é pequena. Carro zero tb tem de fazer manutencao, entao entre um velhinho cheio de fru-fru, com muito mais conforto por menos, acabamos escolhendo o velhinho.
Comecei a fazer contas.. planilhas... e cheguei a conclusao: com esses salarios chinfrins q estamos poderiamos ate comprar, mas seria uma divida a mais, para continuarmos na pendura ate q os salarios aumentassem, por no minimo 2 anos. Quando isso acontecera? Sei lá... existe reajuste a cada X meses, mas fazer contas novas baseado num futuro incerto nao é algo q eu goste. Entao... antes de entrar numa divida nova, pq nao repensar o projeto de dividas para o futuro e altera-lo para investimento para o futuro? Sim...soa bem melhor né ?

PROJETO: casa própria

Num dinal de semana, voltando do parque nacional Jacques Cartier, depois de um churrasco, domingao sem anda mais para fazer, passando ali pela Wilfrid Hammel nos deparamos com ela, "A Casa"! Era um trecho da avenida onde possui varias casas q no BR seriam chamadas de "pre-construidas", mas na realidade nao sao. Chamam-se "casas usinadas". Sao casas mostruarios q fazem muito por aqui, tres... quatro ou mais casas de uma construtora, mobiliadas e abertas ao publico para entrar, visita-las e se apaixonarem. Casas de 1 ou 2 andares, 2 a trocentos quartos, pequenas, medias e grandes.. casas para todos os gostos, tinha até para o meu! Me apaixonei a primeira vista. Casa moderna, nada a ver com o estilo das q existe por aqui. Dois andares, uma 1 terço dela em vidro, banheirao, subsolo, linda demais. Preço? Bem.. o vendedor q éra um ótimo vendedor nao deixou a peteca cair e nao falou o preço. Poderia ser algo entre 90 mil ou 160 mil, mas antes de soltar isso ja agendou uma visita de um agente imobiliario para nós. Concordei, afinal nao sabia como funcionam as coisas por aqui, entao deixa o rapaz nos visitar e faço uma drenagem cerebral nele..hehehe.
Semanas depois ele nos visita para mostrar alguns terrenos onde caberia a nossa futura casa. Mas... quanto podemos pagar, essa era a questao. Bem... para isso o agente marcou um rendez-vous com 2 agentes financeiros de dois bancos distintos, Desjardins e Banque Nationale. E espera mais uma ou duas semanas. A visita da mulher do Desjardins foi rapida. Ela pegou nossa renda, tempo de emprego, preço de aluguel atual... e foi calculando numa calculadora de bolso, preenchendio um formulario xerocado p/ saber quanto poderiamos gastar com a hipoteca. Segundo os calculos dela, poderiamos comprar algo ate 150 mil. Abaixo do q eu esperava, porem as parcelas ficariam na faixa q pagamos atualmente de aluguel, algo proximo dos 700 ou 800 doloares por mes. Teriamos de comprovar possuier 5% do valor para pensar em pedir o financiamento, fora o dinheiro para pagar o tabeliao, taxa escolar, uma taxa municipal de "bem vindo" (é mole ?!) e algumas outras coisinhas como seguro, mudança, aquecimento, "deneigement"... Resumindo, fiquei levemente desanimado, e ja pensando q a solucao de dividas seria um carro mesmo. Teria de me contentar com uma droga de BMW... q m***! ..rs
Mas, dias depois, chega o agente financeiro technologico do B. Nationale, com seu notebook, pedidno conexao wireless em casa... e foi colocando as nossas opcoes.
Resumindo eram 3:
- a primeira onde nao precisariamos de NADA para comprar uma casa de 215 mil
- a segunda onde precisariamos de 5%
- e a terceira onde tb precisarimaos de 5% porem eram tantas vantegens q o valor acaba caindo no final.
Pq nao pegar o q nao precisa de nada? Claro q por causa do custo. Os juros sao de 7% ao ano, porem o contrato é de 7 anos para q haja um reajuste. Fizemos um calculo de uma casa de 215 mil, e as parcelas durante os 7 primeiros anos seriam de 1200 dolares por mes. Ok...casa propria sem nada no bolso, legal! Ja a segunda opcao é de um contrato inicial de 5 anos ate o primeiro rejusto com uma taxa fixa de 5% ao ano. É o preferido pelo povo daqui. Ja a terceira opcao, mais complexa, é de 5 anos tb, porem nos 2 primeiros anos há um desconto de varios porcentos, e se fosse feito hj ficaria em 2%, porem se o emrcado continuasse como esta no terceiro ano ela subiria para 3%. No quarto e quinto ano ela subiria par 5%, porem o banco dava descontos de varios... vaaarios mil dolares. Pela mesma simulacao de 215 mil nossa casinha ou apartamento prorpio, nos custaria algo como 700 a 800 dolares por mes. Melhorou, nao ?! Mas pq nao pegam essa? Pq velhos habitos nao mudam! As pessoas preferem pagar algo fixo mais caro do q acreditar no mercado financeiro. Como ja trabalhei um pouco com ele sei como pode valer a pena... ou nao. É questao de se arriscar. Acho q vale a pena. Assim, em vez de pegar o primeiro e ja pular para a casa propria nos proximos meses, preferimos economizar por um ano e meio e pagar a metade por muito mais tempo. O beneficio é terrivelmente maior.
Agora ja sabemos onde chegar, quanto guardar por mes para entao em dezembro de 2010 mudarmos, dessa vez para nao sair por um longo longo tempo ;) O primeiro deposito num fundo de investimentos ja foi feito, as planilhas estao de reformulando, e o dinheiro na conta... bem... esse vai continuar faltando, pq agora é guardar ate o ultimo centavo!

Link de casas usinadas: www.goscobec.com (selecionem "plans")

10 comentários:

Marcos, Simone, Lucca e Julie disse...

Luizão, que ótima notícia!

Garanta pelo menos um fogão pra eu poder pagar aquele risotto que eu to devendo...

Abraços pros cês!

Marcos
J'm'appelle Caillou

Taty disse...

Nossa, tem uma casas mito fofas.. mas, anyway, TODAS me lembram The Sims hua hua hua

Patinha. disse...

Que bom meus amigos!!(posso os chamar assim, né?) depois da tempestade vem a velha e amada bonança!
Agora com planejamento entao..nossa vai tudo ficar muito bem pra vcs!!
Ficamos sempre ansiosos por mudancas positivas que acabamos as vezes por esquecer que nós mesmos as fazemos.
Parabens pela nova fase e que ela dure pra sempre.
Bjs!!

Bruno Lucena disse...

To na cola geral...depois de estudar os tres anos que tenho vou fazer isso tb...abracao....

Ricardo disse...

Oi Luiz,
Nosso sonho é comprar imóveis tb. A Ana (aquela que iremos ficar na casa dela) disse que tem umas dicas excelentes para conseguir isto sem muita $. Ela é proprietária de um prédio e disse que vai nos ensinar a conseguir um tb ! Risos ! Vamos ver se é tudo isso mesmo ! Risos.

Que vocês consigam a casa, um BMW e muito, muito mais !

Abraço

Ricardo Malaman

Diogo e Simone disse...

Então amigos...

estamos numa fase um pouco diferente de vcs, no sentido de que não estamos com planos de comprar nem carro nem casa neste momento...
casados já somos e a bike só compraremos quando chegarmos aí... rs

Estamos trabalhando pra cumprir com alguns compromissos que temos por aqui e também pra nos capitalizarmos novamente, já que a visita ao Quebec foi muito proveitosa, mas também praticamente zerou nossas reservas.

Imaginamos que até o meio do ano que vem nós já tenhamos novamente possibilidades de imigrar... até lá vamos segurar a grana o tanto que der...

quando tivermos notícias a esse respeito, avisaremos...

também não decidimos ainda entre mtl e qc... até lá dá tempo...

grande abraço e sucesso nas empreitadas por aí!!!

db e simone

P disse...

planejamento ajuda demais. mas eu ousaria dizer que uma pitada de risco também ajuda! muitas vezes a gente arrisca a mudança e parte pra se ajustar porque se ficar esperando ajustar pra então mudar... pode não mudar nunca.
:)
o lance é sair da inércia!!

[]s
p

Bea disse...

Olá pessoal,

fazia tempo que eu não passava por aqui. Mas foi bom ver as novidades, ver que vcs estão cheios de planos para o futuro, que é possível sim conseguir as coisas (com muita dureza e trabalho, mas dá) e que estão conseguindo as coisas por aí. Sei que está muito longe do que querem alcançar mas vcs irão conseguir, tenho certeza!

Não demorem muito a atualizar o blog. Gosto tanto da sinceridade de vcs nos posts. Isso é muito bom para cairmos na "real" de vez em qdo!

Abraços e tudo de bom!!

Bea.

Wellington disse...

ehhehehehe.... depois vou pagar um almoço pra vcs [ra ouvir isso pessoalmente.... abraçÀO

Leslie disse...

Só quero desejar sucesso e energia pra manter o foco!

abraços fraternos

Leslie, Dilaine e Davi