domingo, 16 de agosto de 2009

Temperatura no Quebec



Se as mudanças de estacao daqui fossem pontuais como a fama dos britanicos, eu diria sem medo q nos restam apenas mais duas semanas de calor de verdade. A um ano atras comecei com aquela historia de pegar as temperaturas maximas e minimas dos dias e joga-las numa planilha. Quando chegou a neve tb fui anotando a precipitacao de neve de acordo com as previsao da meteomidia para o dia. Pensei fazer tb para a chuva, mas ... vai lá... tomar banho hein !? Falta do que fazer!!!....rs
Como o ano se fecha, vou parando por aqui pois o objetivo ja foi alcançado. Se continuar com isso é pq voltei a ficar sem ter nada para fazer...heheh



O objetivo de fazer esse levantamento era de visualizar graficamente as mudanças de estacoes, de uma forma q eu jamais encontrei na internet, ainda mais agora q moro num país onde existe variacoes significativas durante o ano. Inclusive, variacoes significativas em um dia!
Varios amigos ja notaram tb as variacoes de temperatura em apenas um so dia, chegando a 24 graus em 24 horas (14 de janeiro). Picos de temperaturas inesperados (e bem vindos) no inicio da primavera, ajudando a derreter aquela neve preta q todos ficam ansiosos q desapareca logo, para abrir espaço
para o verde dos gramados e das arvores. Com a planilha em mao ficou facil gerar um novo grafico para mostrar o quanto as temperaturas mudam por aqui, e tb o quanto é bom estar preparado para nao ser pego de surpresa ao sair de casa, se a ideia for demorar fora de casa e pior ainda se for depender de onibus.

Tentei traçar uma relacao entre o inverno rigoroso e variacoes maiores de temperatura, mas varios dias com variacoes de 10 a 20 graus durante a primavera nao ficam tao atras do record de de 24 graus em um so periodo de 24 horas do pico do inverno (14 de janeiro...nao me esqueço desse dia :)

Outra coisa q anotei foi a precipitaco de neve, porem como nao existe uma informacao de quanto de neve caiu, eu ia anotando as previsoes de precipitacao para o dia pela meteomedia.ca, e ia as lançando numa planilha sem grande exatidao, porem o resultado final foi incrivelmente proximno do relatorio final do inverno da mesma meteomidia. Digo incrivelemte proximo pois embora eles vivam de prever o tempo, nem sempre o q preveem bate com o q acontece. Houve dias onde diziam q 15cm de neve cairia, e no final so acumulava uns 2 ou 3... porem o contrario eh mais dificil acontecer.

Cada um tem suas impressoes sobre as estacoes por aqui, mas para mim o verao tem o tamanho certo q deve ter ( pouco mais q 2 meses), com as temperaturas certas (maxima de 29). Chove as vezes alem da conta, mas acho q para dar uma refrescada e evitar q aqui vire um forno, para mim eu acho OTIMO! Assim como no ano passado, essas ultimas semanas de calor tem sido as mais quentes do verao. Se o padrao seguir, como falei no inicio, na virada do mes o calor se despede de vez.
Ja a primavera e outono, por serem as estacoes de transicao entre o frio e o calor sao as estacoes onde existe o ha de mais bonito e feio por aqui. Um periodo de 3 semanas de beleza, e o resto da estacao de coisa deprimente. Ver as arvores sem folhas, com aparencia de mortas por tantas semanas fica criando a expectativa da mudança, e o tempo parece passar mais devagar. A neve nao cai... ou os brotos das folhas nao aparecem, nem conseguimos guardar os casacos em casa de vez.
Ja minha estacao predileta, o inverno, eh a estacao da diversao. O frio eh forte, mas eh um desafio divertido sair de casa, dirigir, andar, esquiar, patinar, escorregar...e claro... cair! hahahha
A unica coisa q nao gostei do inverno foi quando as temperaturas começaram a fazer problemas aparecerem no nosso carro. Matar a bateria, gelo grudando no capô, e ruidos aparendo no motor. Dessa forma ele deixa de ser prazeiroso e começa a ser uma preocupacao. Mas o proximo inverno sera melhor! O q nao falta agora eh gente para ir esquiar junto ;)





11 comentários:

Ricardo disse...

Não vai faltar um bom vinho e conversa fiada também !

Abraço pra vcs !

Ricardo

Les Cariocas disse...

Concordo com vc,o verao e na medida certa aqui..mais que 2 meses suando pra mim eh covardia..rsrs..
Grande abraço!!

Giselle e Rogério disse...

2 últimas semanas de calor? O que significa que chegaremos no momento da queda de temperatura.
Vamos q vamos! hehehe
Bjs
Gi.

* Serena * disse...

ahaha eu quero saber como vai tá a temperatura em setembro, mr. Weather Chanel! ahaha

Queria eu que temperatura fosse algo decente no Brasil. Meio do inverno e temperatura de lindos 27 graus lá fora. Vai entendo...

Bjus!!

O casal disse...

"O q nao falta agora eh gente para ir esquiar junto ;)"

AMÉM! heheh

Juliano disse...

E ae!
Agora vi de onde vc tirou o papo de duas semanas pro fim do verão... :P

Então agora é a hora de saber de promoções de patins de gelo e roupas de inverno... haahha

Joana disse...

Oi, gente! Cliquei nas imagens, mas nao consegui ve-las maior, sera que vcs poderiam me enviar? Gostaria de coloca-las em nosso projeto de imigracao para a entrevista que faremos. Seria muito incomodo? Meu email é joana.ns@gmail.com
E parabens pela pesquisa, demorou mas é otimo para os futuros moradores do Quebec!

Valeeeu!

Lucas disse...

Não sei fazer isso não, mas se convidar vou com toda certeza... rsrsrs

Um grande abraço,

Lucas & Roberta

Bruno Lucena disse...

Ae Luiz, voltaram os posts...massa...relamente, estamos sentindo na pelo que o verao acabou...agora vamos ao mais legal...inverno e muita diversao...estou dentro para esquiar...abracao...

Iah e Deco disse...

Oie! Tudo bom?

Primeira vez aqui no seu blog e dei uma lida por cima no seu último post. De fato estou sem tempo, depois procurarei ler cada post com calma. Seu blog parece ser bem legal. Fiquei feliz de você gostar tanto do inverno, acho que comigo também será assim (tomara! heheh). Mas as pessoas sempre falam tanto do inverno que dá medinho né? :P Tudo de bom pra você por aí! Au revoir =*

Iah e Deco disse...

Parfait! Muito obrigada pelo comentário, vou explorar o seu blog todinho agora :)

Bisous!