segunda-feira, 27 de julho de 2009

Dia de tensao, dia de mudança :)





Estou levemente atrasado para contar como foi nosso dia da mudança, mas ja virou questao de honra! Nao temos parado em casa, sempre fazendo alguma coisa com os amigos, mas quando nos isolamos do mundo para ficarmos em casa, sempre ha alguma coisa para fazer. Recem mudado é assim mesmo... e ainda mais nessas casas q sempre tem alguma coisa para arrumar.

Meses atras...
Nosso dia da mudança começou a muito tempo atras, quando a Miriam veio com a noticia q sairia do ap. dela e mudaria de andar para um 5 1/2. A Anna nao perdeu tempo e ja anunciou q nos seriamos os proximos moradores. Isso era fevereiro, eu estava desempregado e a Anna ou havia acabado de entrar no Le Jardin Mobile ou tb estava sem trabalho. Assim ja sabiamos onde iriamos morar a partir do verao, porem tb nao tinhamos a menor ideia de como fariamos para nos mudar, sem dinheiro. Nao tinhamos como contratar uma mudança na época q deveria-se ja fechar negocio com uma empresa de transportes, entao nao sobrava outra alternativa q esperar a data onde locadoras de pequenos caminhoes como U-Hal ou Discount iniciariam a aceitar reservas para o maldito dia primeiro de julho.

Passou fevereiro, março, e em abril se nao me engano logo na minha transicao entre a metalurgica onde fiquei uma semana (e outra de cama) e a empresa onde trabalho agora foi justamente a epoca q a u-hal havia escolhido para abrir as inscricoes...que se esgotaram em poucas horas. Resultado, por nao ter dinheiro na epoca mais uma vez nao tive como acertar um meio de me mudar. A data da mudança ia chegando, e as tentativas seguintes de alugar algo com a U-Hal sempre foram falhando.
Liguei para um amigo chamado Eliel, e ele passou a dica de procurar um caminhao para alugar com a Penske. Dica valiosissima q acabei fechando. Reservei um caminhao de 16 pés (sei la quanto da em metros...), mais caro q na U-Hal, mas era o q me restava, e o atendimento foi 200% melhor. O problema estava no horario, que ficou para a partir das 19:00hs ate as 5:00 da manha. Horario péssimo! Mas tinha de ser esse.



Os dias que precediam o dia da "grand folie" foram dias de esperança... q enfim iriamos abandonar aquela barca furada do apartamento. Ficavamos olhando pela janela os vizinhos sortudos q conseguiam se mudar fora do dia "D". Apesar de eu sempre afirmar q aqui na cidade de Quebec todos os contratos acabam no
dia primeiro, claro q existem varios q nao entram na regra, mas a gisgantesca maioria é assim mesmo. Mas mesmo os poucos q se mudavam nos dias anteriores ja eram suficientes para sempre q saissemos de carro, cruzassemos com um, dois... tres caminhoes da U-Hal, traillers, caminhonetes fazendo mudança ou ainda na fase de carregamento.



Numa das idas e vindas para casa, num belo domingo (adivinhem....) chuvoso, passamos numa rua q nao era de costume e... e.... e... !!! ...encontramos uma poltrona reclinavel com apoio para os pés. Parei nosso pequeno carrinho, desci, e falei para Anna:
- olha... o tecido ta legal , mas ta parecendo encardida. Da uma olhada aqui q eu nao to entendendo q coisa preta eh essa nela.
Anna desceu e descobriu q o encardido era apenas pelo de gato.
- Levamos?
- Sim!
Abre o nosso delicado porta malas... e.... a poltrona coube !!...rs
Deixamos secando por alguns dias na varanda, a Anna passou aspirador, escovinha, limpou com produtos de limpeza, deu um ponto na bainha e voilá! Poltrona nova no pedaço! Meu primeiro achado q valesse a pena na rua! A TV do ano passado foi a Anna q achou. Inclusive, essa TV encontrada na semana seguinte da mudança de 2008 depois q saiu de nossa casa, ja foi para a casa da Dafne, e da Dafne foi parar na casa do Bruno. Encontrada na rua... e continua fazendo a alegra dos brasileiros...hahahahah.

Semanas antes ja estavamos encaixotando tudo, um pouco de programacao combinado com ansiedade de sair. Mas nos adiantar nao fez mal algum, porem nao resolveria o problema q teriamos pela frente, que era conciliar nossa saida com a possibilidade das novas moradoras
estarem entrando, simultaneamente. Os bons modos daqui diz q se vc nao tem como sair antes q entrem, entao vc separa suas coisas num dos comodos da casa e libera o resto para q os novos moradores possam ir se estabelecendo. MAs juro, eu fui ficando extressado...extressado... cada vez mais extressado ao ver q ja estavamos lotando a sala e nao haviamos nem começado a liberar a cozinha (geladeira... mesa... fogao... maquinas de lavar, secar...caixas.. cadeiras...etc). Eu fiquei uma pilha. Fui dormir no dia anterior cedo, pois ja so poderia pegar o caminhao a partir das 19:00hs, entao iria começar a desocupar a sala ainda cedo com meu carro.
Simples, nao ?! NAOOOOO. Nao adiantava nada eu estar chegando se os moradores de onde eu iria entrar so comecariam a sair as 12:00hs. Nao tinha como liberarem espeço, la. Inclusive eles foram ajudar a na mudança da velhinha do apartamento q eles iriam entrar, justamente para ela sair logo e poderem ir desocupando um espaço para eu ir deixando minhas coisas. Conversei com o concierge e ele me liberou um espaço temporario no subsolo (o q eles chamam aqui de rangement... ou storage em ingles). Foram 3 viagens de carro, que o Pedro (marido da Dafne, casal q nos hospedou na primeira semana de Canada) me ajudou MUITO!
Foram 3 viagens q deram uma aliviada na bagunça da casa, mas obviamente nao resolveu. Isso ja era 11:30, e o Adolfo, que iria nos ajudar na parte da tarde nos convidou para almoçar. Fomos e devoramos o frango q a Flavielle fez (tava bããããoooo!!! :). Ainda durante o almoço recebo uma ligaçao q veio do ceu... e o ceu tinha nome, PENSKE. Estavam me ligando para avisar q havia outro caminhao dando sopa lá, e se eu quisesse eu poderia pega-lo. PAra melhorar as coisas, era um caminhao de 18 pés... e terminado o almoço fomos todos como uma lata de sardinha na minha banheira até a PENSKE. De la todos seguiram ate em casa e eu foi logo depois, brincando de caminhoneiro. Eu ainda estava tenso, pois haviamos deixado um bilhete avisando q voltariamos para continuar a mudança a partir das 13:30, e ja haviamos passado muito tempo desse horario. Eu estava preocupado pois se os novos moradores estivesse ja fazendo a mudança deles, eles simplesmente nao encontrariam espaço para faze-la, e nao havia ninguem de nos por la para abrir espaço de forma q nao estragassem com nada. Era eu no Adolfo mas minha mente na mudança.
Enfim cheguei com o caminhao. E acreditem, cheguei antes mesmo do pessoal. Nao lembro onde eles foram, mas eu e o Pedro ja estavamos arrumando a rampa metalica da caçamba pois eu queria acabar com aquilo logo. Era umas 15:00hs. A Anna foi ligando para quem podia para nos ajudar. No final, ainda carregando o caminhao estavamos eu, o Pedro (da Dafne), o Pedro (da Thais), o Adolfo, o Joao, a Thais, a Anna, o Bruno deu uma passada junto com o Rodrigo, mas tiveram de voltar para a mudança deles logo depois. Com esse batalhao aí tudo ficou rapido! Mesmo tendo de desmontar a porta do apartamento, tendo tb de tirar a porta da geladeira, descendo com geladeira, maquina de lavar, secar, fogao 2 andares abaixo de escada... (santa cinta q o Eliel emprestou!!! ). Foi uma bagunça aliviadora descer com tudo aquilo. Em menos de uma hora tinhamos descido tudo, e colocado no caminhao.
Seguimos para o novo apartamento, depois de deixar as chaves com nossa "saudosa concierge".
Caminhao carregado, pulando em cada buraquinho q passava, iamos escutando na caçamba as coisas se tremendo... pliks...plaks...

Nao sabiamos onde estacionar o caminhao para irmos descarregando. Ai o concierge nos aviou onde era, e o Adolfo levou o caminhao nao sei para onde. Ele simplismente desapareceu, e ficamos todos na frente do predio. Foi o tempo suficiente para o Pedro (da Thais) receber a dica da Anna de um sofá-cama q havia sido abandonado na frente do condominio. Sentou-se nele e se apoderou. Carregamos para o outro lado do predio, onde o Adolfo havia estacionado o caminhao e ao descarrega-lo por completo levariomos o sofa dele para algum lugar para guarda-lo. Enquanto isso fomos descendo as coisas e levando-as para o elevador. Ah.... santo elevador!!! :D




Se foi um sofuco tirar a geladeira do ap antigo, foi sufoco e meio coloca-la na nova cozinha. Ela teve de ser levantada e a passamos sobre o balcao pois nao passava pela porta. Deixamos umas 5 horas desligada e tudo funciona perfeitamente.
Agora o batalhao da mudança contava ainda mais com a ajuda da Beth, Flavielle, Matheus e do irmao do Marmé, o Marcio.


19:hs... fim da bagunça. Agora era esquentar no forno as pizzas q haviamos comprado para a ocasiao. Mas nao... preferiram descansar das pizzas e todos seguimos para um Burgeur King da vida. MAs claro. Antes do sanduiche, o Pedro (da Dafne) quando estava indo embora nos ligou avisando q a rua Pie XII estava cheia de coisas na rua. Isso era umas 16:00hs, e nos saindo de carrieta passamos antes na tal avenida para sair catando, poltronas, cadeiras, colchoes.... Fizemos a alegria do Pedro. O caminhao ficou carregado de coisas para ele e a Thais, casal q so ira se mudar para o apartamento deles mesmo so em agosto, e acabaram mobiliando a casa nesse dia. A sorte deles é q estavamos com o caminhao la a disposicao...rs.
Comemos e fomos deixar as coisas q catamos na rua num apartamento de um amigo, depois ainda fomos ajudar o Bruno q precisava de um help para levar o colchao deles para o apartamento novo. Mais uma viagem de caminhao... mas agora debaixo de chuva (ahhhh... fazia tempo q eu nao falava dela!!...rs). Descarregamos, e fomos guardar o sofa-cama do Pedro na ultima opcao q nos restava, no meu apartamento. Que horas eram? 1:00h da madrugada. Agora, descarregar aquele negocio feito de ferro, pesado pra chuchu, acaba fazendo barulho. A Anna que estava com as chaves resolveu dar uma volta no meio das ruas de Montcalm com a Flavielle e a Beth, e assim ficamos la esperando quase uma hora por elas. Resultado: quando estavamos enfim
descarregando o sofa, o concierge apareceu. A conicidencia eh q o lugar onde paramos o caminhao era exatamente na frente da janela dele. Putz... comecei bem meu relacionamento com ele no predio...rs, ja levando chamada. E o pior, por ajudar os amigos. No dia seguinte conversei com ele novamente, pedi desculpas e expliquei pq estavamos ali naquela hora, e ele ficou surpreso.
- Ué?! O sofa nao era para vc?
- Nao, acabamos descarregando ele aqui pois ele nao tinha onde guardar o sofa ate primeiro de agosto. Ai resolvemos guarda-lo ate essa data.
Tudo acabou bem... Agora, q esse dia ficou para a historia, ficou! Turma maravilhosa essa!

9 comentários:

Leandro.. ou Teks disse...

Uau.. comentario online! Peguei ate a versao anterior deste post!Just in time! Rssss
Que bom ter noticias de voces. Ja estava comecando a ficar preocupado, nao falo com a Ana a erasssss, e nem o blog mais voce estava atualizando.
Meu velho, parabens pelo ape novo.

Abcs

Anônimo disse...

Eita trabalho, ainda bem que podemos contar com os amigos, uma mao lava outra. Esse foi o primeiro ano que nao mudei ou ajudei a mudar, tiramos uns dias de folga no primeiro de julho e viajamos.

Estou curioso para conhecer o ap de vocês.

Abçs

Bea disse...

O que mais gosto nos seus posts é a veracidade dos fatos e o fato de cada post ser praticamente um capítulo de livro! :p

Muito bom! Parabéns pela mudança!

[]s

Unknown disse...

êita peleja!!!

que bom que a turma chegou junto... rs

Agora é cuidar pra não incomodar (muito) o concierge nos próximos dias... rsrsrs boa sorte!!!

abraços
db e simone

Lidia Barreiros disse...

aaaaaaaaah q coisa boa! Ouvir noticias de vcs! :)
Já conheceu a galerinha de Brasilia então né? Pedro e Thais são uns queridoooooooooooooooos! morro de saudade deles!
Que bom q tão de apê novo...cabou-se aquela novela né? Agora vai ser só alegria...vc vai ver....

Em 20 dias piso no Canadá....pense no nervosismo! abs!

Bea disse...

Hihihihih... respondi seu comment no meu blog... e não sei se faço o mesmo aqui...

O que manda a etiqueta afinal?? Rrsrsrsrsrs

Não sei, aguardo novas visitas!

Abs!

Bia.

Aline Nolasco disse...

Caramba, fiquei exausta por vocês!!!! Mas que aventura, hein???
Ap novo, vida nova, elevador novo, poltrona nova... Maravilha!!

Lely disse...

Gente, que saga!!
Fico feliz que no final deu tudo certo!

Parabéns pela casa nova! :)

abraços,
Lely

Priscilla, Mauricio e João Pedro!! disse...

Ufa, cansei so de ler, hehehe...
Espero que este new app seja tudo de bom e que vcs fiquem muito tempo nele, chega de mudança né?!
Boa Sorte,
Pri,Mau e JP.