domingo, 22 de março de 2009

Segundo inverno

E acabou mais um inverno. O primeiro foi o inverno que caiu neve ate dizer chega, e o segundo foi o de fazer escorregar.
Todos sabem q adoro inverno, que adoro neve, principalmente as tempestades mais fortes que dao uma emocao a mais na hora de dirigir, mas esse inverno foi uma decepcao para mim. Para quem chegou no recorde de neve dos ultimos 60 anos registrados, nem 3 metros de neve foi ridiculo! A cidade nem fechou nenhuma vez. Nevasca de mais 20cm ?!?! Ham... nem.... No maximo 15 e olhe la!

Na tabela abaixo resolvi marcar os pontos q achei mais marcantes para mim nesses ultimos meses.


É dificil dizer "o que é inverno". Para um nordestino inverno é chuva, para um paulistano bateu uns 10 graus ja é inverno, mas e aqui ? Ha controversias. Entao vou fazer como o meu amigo Fabio falou... "o blog é seu espaço!" e vou definir a minha versao de inverno. Inverno é... qq coisa abaixo de zero! Congelou? É inverno! O resto... é "colecao primavera" ou "colecao outono"...rs. Definir verao eu deixo para quando esquentar..hehe.

Novembro
Se levar em conta a minha definicao de inverno entao ele comecou mesmo na primeira quinzena de novembro (A), quando as temperaturas despencaram abaixo de zero e mal subiam acima. As poucas vezes q nevou nem foram em quantidade suficiente para fazer guerra de neve. As crianças tinham de ficar limpando os tetos dos carros para juntar quantidade minima para fazer uma ou duas bolas e tacarem nas outras. No dia seguinte o sol e o calor ja derretia tudo, e muitos dias se passavam ate chegar a proxima neve. O frio sempre presente desde novembro.

Dezembro
Em dezembro o frio chegou para valer, tendo 6 dias com temperaturas acima de zero, porem apenas 4 nevascas com mais de 10cm, e nunca acima de 15. A grande decepcao foi o natal (B) que teve dois dias (24 e 25) onde as temperaturas foram suficientes para derreter a neve, gerar uma camada grossa de gelo, e ainda por cima.. CHOVEU! Nada pior q isso num inverno quebequense. Os dias seguintes renderam muitas quedas no gelo q se formou durante a noite.
Longos periodos sem uma nuvem no ceu e o frio descendo sempre... Final de dezembro e dos 1,30m de neve q havia caido, apenas poucos centimetro haviam se acumulado.

Janeiro
O recorde de temperatura baixa das ultimas decadas (C) serviu para mostrar q o frio nao é um incomodo para o corpo caso esteja bem agasalhado e nao esteja ventando, e sim para o bolso no nosso caso. Carro que precisa de aquecimento para ligar, bateria q acaba, maquina fotografica q nao funciona, GPS carregado q diz nao ter mais carga, celular q morre... etc. Logo depois do recorde dos dias 14 a 17 de janeiro as temperaturas ja começaram a tender para cima. Ainda houve uma segunda onda de frio polar mas nao tao forte como a primeira (entre 24 e 27 de jan).

Fevereiro
Entre 2 e 11 de fevereiro nao caiu um cristalzinho de neve para contar historia... Pobreza! As temperaturas "doces" (acima de -10) como dizem aqui ja estavam mais frequentes e mais picos de calor (D) para a segunda decepcao desse inverno, q foram as temperaturas positivas em pleno carnaval da neve. Esculturas de gelo, esculturas de neve, brincadeiras na neve do carnaval quebequense foram as q mais foram afetadas. Isso nao impediu q as pessoas parassem de brincar, mas atrapalhou. O frio deu seu ultimo suspiro com força logo depois do carnaval (E) e...

Março
.... as temperaturas positivas ja comecaram a ser quase q diarias a partir do dia 6 de março. Podem notar q no final do inverno as temperaturas ja estavam parecidas com as de meados de outono, antes do inicio do inverno.
Hoje muita grama ja esta aparente, mas nos lugares onde nao passam tratores acumulando a neve em morros para liberar o transito, como nas praças, descampados diversos, a neve é quase inexistente, faltando apenas degelar os morros criados pelos tratores de "deneigement". Muitos dias ja podemos sair de casaco aberto, se nao de moletom, caso nao esteja ventando. As adolescente ja de short e algumas de minisaia ja sao mais visiveis, mas ainda nao podem abrir mao do casaco...rs. Uma combinacao p/ arrancar piadas.

A decepcao do inverno alem de pouca neve (menos de 3 metros) no meu ponto de vista foi piorado pelos picos de temperatura positiva, que alem de estragar as diveroes como o parque village vacances valcartier atrapalhavam a vida daqueles que gostam do q ha de melhor no inverno, o esqui.
Saldo negativo para o inverno 2008/2009. Ano q vem espero que seja melhor :)

9 comentários:

Unknown disse...

Oi Luiz! como estão vcs ?
O que vc acha de postar na CBQ sobre sua percepção do inverno ? acho que seria uma ótima contribuição! só vejo o povo com medo do frio, falando mal do branco da neve e das árvores secas,hehehe... acho que só eu e vc gostamos de invernão! será ?
Dá uma olhada lá no tópico sobre neve nas ruas..beijao nos 3 !!

Lidia Barreiros disse...

hahahahah Luis!
vc eh o unico brasileiro fã de inverno...rs

Quanto tempo sem postar hein!hunf!
Apareça!
:)

Bruno Lucena disse...

Prezado Luiz, analisando o seu post, ate pelo que foi narrado, realmente as temperaturas poderaiam ter sido mais baixas. Se analisarmos a propaganda negativa que fazem do canada, que é um cubo de gelo e etc, da para concluir que o que se diz é mais do que é. Com um bom agasalho podemos infrentar o frio informado, sem maiores problemas. Espero que no proximo inverno possamos infrentear temperaturas mais baixas e se divertir mais com a neve. Abraços

Rossana disse...

auhauhauahuah
Tu é dos meus!! Não posso dizer que amo o inverno pq não senti na pele a emoção do inverno candadense, mas posso dizer que amo o conceito dele. Mas dizer que amo mesmo, só próximo dezembro, pois já estarei aí!!

Tá mara o post!

Beijocas

Ricardo disse...

Luiz Claudio, muito bom este post. Ele mostra claramente como é o inverno em Québec, algo que realmente não é de fácil entendimento para as pessoas que estão aqui. Uma curiosidade que tenho é das alterações do cotidiano nestes meses. Os horários do comércio, transporte, escolas e serviços em geral mudam nesta época ?

* Serena * disse...

Ahaha fala a verdade, vc gosta da neve pelos esportes de inverno! Especialmente patinação!!!

Luiz disse...

Respondendo os comments:

Os horarios do cotidiano ficam os mesmos. So em dia de muita neve (coisa acima de 20cm em nao muitas horas) pode fazer fechar a cidade, colegios e td mais. Para os colegios é so ligar antes de ir q ha uma gravacao no caso delas fecharem.

Entao Patinha, eu nao sou muito de entrar na CBQ, mas se quiser copiar e colar la... feel free !! ;) To inclusive sem tempo de escrever aqui, entao nao vou procurar um outro vicio por agora nao...rs.

Dani (Thoru), gosto de patinacao... mas minha paixao mesmo é esqui... e dirigir com a rua escorregadia...hahahaha. Nao tem coisa melhor!

Ricardo disse...

Luiz, obrigado pelas informações e atenção.

Anônimo disse...

Ainda acho muito frio, mas... vamos ver no que da.
Bjs
Sara
snvasconcelos@yahoo.com.br