domingo, 21 de dezembro de 2008

Que venha o inverno!!! :D

Aqueles q acompanham o blog, sabem que tenho feito uma planilha com as temperaturas maximas e mínimas de cada dia desde meados desse verão de 2008. Antes de dormir consulto as ultimas 24hs na meteomídia.com, vou trabalhar e consulto novamente. Virou uma obseção idiota, mas estou me divertindo. Enfim chega o o inverno e vejo com prazer um grafico tomando forma.
Sei q essa obseção vai durar ate o final do verão de 2009, mas se darei continuidade ou se farei alterações nela nao tenho ideia. Só sei q ate 20 de setembro de 2009 estarei coletando e analisando a curva, estação por estação.



Verão
Inseri uma falha nas linhas do gráfico para delimitar facilmente o final oficial do verão e o início do outono. Se olharmos com atençao, as temperaturas do dia 18 de agosto (min 9 max 24) ja tem a cara de outono no Brasil. Dia 19 de agosto tb (min. 14 max. 17). Mas foi no dia 7 de setembro q considero que o outono chegou aqui, quando as máximas estavam geralmente abaixo da casa dos 20 graus, chegando a minima a 0 grau no dia 19 de set, dia em que senti q chegara a hora de comprar minha espátula para tirar gelo do vidro do carro.

Outono
Já no outono oficial, as temperaturas acima de 20 so aconteceram 4 vezes, enquanto as temperaturas entre 0 e 10 graus foram as q mais aconteceram. Algo q nao coloquei nessa planilha foi a quantidade de chuva que caiu. Se algo me deixou nervoso nessa estação foi a quantidade de finais de semana q fiquei preso em casa pois nao havia onde ir debaixo de chuva. Cai em depressao por causa dela. Fico me perguntando se seria capaz de ser feliz na British Columbia...

Neve/Chuva/Gelo
As primeiras neves da temporada foram como eu imaginava q seriam, as famosas neves fondantes (que tocam e derretem e nao chegam a se acumular sobre o solo), sempre em temperaturas acima de zero, geralmente entre 1 e 3 graus. Ficou nessa lenga-lenga por algumas semanas (de 21 de out. a 02 de nov.), e muita chuva depois e durante o período. Tédio....
Dia 17 de novembro as coisas começaram a ficar mais divertidas, caindo neve e enfim... acumulando! :)

Dia 25 de novembro foi a primeira nevasquinha, de 20cm, e desde entao so choveu uma vez, num dia em q as temperaturas fizeram a alegria dos quebequenses, subindo de -20 (14/dez) a 8 graus positivos no dia seguinte. Derreteu boa parte da neve acumulada... e quando as temperaturas cairam para -14 nas horas seguintes... ai ai ai... a água que ainda nao havia escoado ou que estava empoçada fez com que as ruas e calçadas da cidade virassem um gigantesco ringue de patinacao...hahahahahahah. Era "tabarnak" pra la... "ostie de calice" para cá.... e o povo retornava com seus carros amassados para casa, depois deles nao se comportarem nas curvas de todo santo dia. Aqui no prédio ja sao 3 carros amassados, e do outro lado da rua ja vi um. Como volto do trabalho de madrugada, as ruas estao vazias e fico treinando freadas bruscas com o carro, nas retas, nas curvas, cruzamentos de níveis... e mesmo com minha banheirona (Chrysler Intrepid 2004) tenho notado q o ABS ajuda muito, porem não faz milagres.

Pelo meu levantamento nada preciso, ja estamos com algo bem próximo a 1,5m de precipitação de neve na temporada. Hj fomos na casa de nossos amigos q nos acolheram ao chegarmos aqui, e notei q a neve bate na altura de meus joelhos. Segundo eles, apareceu no Le Soleil de hj q a quantidade acumulada ate o momento nao chega a metade do mesmo período do ano passado.
Mas não adianta, podem odiar neve a vontade, mas para mim dirigir/andar nessa época é muito divertido. Perigoso... mas divertido! A cada curva q o carro sai de lado ou nao obedece... la estou eu dando risada...rs.

Inverno
E hoje o inverno é inaugurado com o primeiro dia com temperatura abaixo de -20. Nesse momento -22, previsto p/ as proximas horas -23 e ao amanhecer ou ao longo do dia chegara uma tempestade de 20 a 30cm de neve que elevara as temperaturas para algo em torno de -14.

2 comentários:

Giselle disse...

Obrigada pela torcida!
A gente tá por aqui sentindo o gostinho desse friozinho de longe através dos posts dos blogs. rs rs rs. Mas conosco aconteceu tudo muito inesperadamente. Não sei se vcs se lembram mas a última vez q nos falamos lhe disse q nossa entrevista só seria em março de 2009 por conta dos atrazos do escritório. Agora estamos aqui comemorando o natal em família e nosso tão sonhado CSQ. Rumo ao federal! rs rs rs
Um ótimo 2009 pra vcs!!!

Anônimo disse...

Grande Luis e pequena Anna, a quanto tempo nao nos falamos. O post está ótimo, toda a expectativa que estava criando voces estao narrando no blog. Estamos aproveitando para fazer a nossa ultima grande viagem pelo litoral do ceara e estamos nesse momento em mossoro...quarenta graus na sombra. Como saimos de casa no dia 18, possa ser que os passaportes tenham chegado...de qualquer foram amanha com o nosso retorno saberemos. Para vcs e feliz natal, e ai bem caracteristico....e um ano cheio de novas conquistas e sucesso...dinheiro muito nao pq vcs já tem d+...hehehe...grande abraço. Quanto aos apartamentos estou fazendo junto com o google earth um verdadeiro mapa e ai vou mandar para vcs darem aquela olhada básica...grande abraços e feliz ano novo. Bruno Lucena e familia