domingo, 17 de agosto de 2008

Taxa extra de internet

Acompanhar as contas do dia-a-dia acredito ser uma coisa que todos deveriam fazer, mas nem sempre fazem. Quando recebi a ultima fatura da BELL (telefone e internet) notei um custo extra q ainda nao consegui identificar a razao deles. Um valor de 6 dolares na fatura anterior, e outra vez um valor extra de 25 dolares agora. Nao ha nada relacionado a ligacoes fora da cidade, nenhuma taxa por fazer nada de diferente. A unica coisa q me restou foi... a internet.

Uma assinatura de internet como a minha da direito a um volume mensal de dados equivalente a 60 gigabytes. 1 DVD de filme tem 4GB ou 8... Se vc excede esse total, paga por isso. E como saber se excedi ou nao? Aha!!!! Te peguei!!!!

Recorri ao google, mas minhas buscas nao estavam muito impolgadas e eu nao estava acertando as palavras-chaves para fazer uma busca de um programa q fizesse estatisticas de download. Recorri ao Leo para ver se ele conhecia algo, e.... ele me enviou um link onde encontrei o MZL Traffic Statistic (http://www.trafficstatistic.com/). Fiz o download e estou o usando, afinal ele é freeware.

Agora vem a pergunta, mas 60gb nao é suficiente nao ??? Pode ser, mas para quem usa programa P2P como Kazaa, eMule, DC++, SoulSeek isso pode acabar com sua cota mensal num piscar de olhos, mesmo q vc nao baixe filmes (meu caso). O fato de vc deixar o computador ligado sem fazer nada ja gera um pequeno trafego, insignificante, mas gera. Se usa Skype... vai aumentar, youtube...ai ai ai, eMule.... devora!
Como mudei minha forma de utilizar a net, ainda estou nos 14gb desde o inicio do mes, mas isso mal tendo feito download esse mes!
Caso sintam q cifras estranhas estejam aparecendo em suas contas de telefone/internet, fica aqui a dica.

4 comentários:

Juliano disse...

Faaaala Luiz!
Esta já é uma prática comum aqui no sudeste... as operadoras de Internet à cabo trabalham com franquia também, mas ao invés de cobrar extra, reduzem sua velicidade para o menor plano disponível.

Não tem nenhuma operadora aí sem essa franquia de dados?

Abraços!

Flavio Freitas disse...

Ola! Vou baixar agora mesmo esse programa.
Mas, para ver seu consumo na Bell, basta entrar no www.bell.ca/MyInternet e clicar no link "check my internet usage".
Alias, qual eh o seu plano? Eu so tenho direito a 30GB :-(

Flávio Gondim disse...

huehueheuhe

Gostei da dica...

Mas que sacanagem.. qual a graça de ter uma super conexão se não for pra baixar filme, musica.... tem que ficar se controlando.. sem graça!!

Sim... Luiz, muito obrigado pela indicação da professora de francês aqui no Rio. Ela e as filhas são muito legais. Tive minha primeira aula hoje e gostei muito.

Muito Obrigado!!

Abraços!!

O casal disse...

opa, demorei pra vir conferir o novo post, mas cá estou....
pelo q andei vendo, a bell dá mt dor de cabeça pra todo mundo aí no canadá hein?
é ir se preparando por aki....

bela dica!

Abraços,
João.