quarta-feira, 28 de julho de 2010

Aumento e aluguel e discriminacao

Aumento de aluguel

To aqui fazendo uma limpa dessas cartilhas q pegamos quando passamos em reparticoes do governo, e encontrei um interessante q vale a pena compartilhar. E tem mais, lembro de algum vizinho aqui de perto reclamando de aumento de aluguel. Esse micro-post vai para nossos amigos q sentiram na pele isso.

Eu pensei em fazer um resumo sobre o assunto, mas como sou meio detalhista eu iria acabar fazendo uma pesquisa... escrevendo por horas, e no final da minha tese teria escrito muita besteira. Entao para evitar isso abaixo estao os links da cartilha q tenho certeza q vai trazer alguma luz ao assunto de como se comportar quyando na virada do ano chegar aquela bendita cartinha dizendo q o aluguel vai subir.

Versao em ingles e em frances. Vale a pena a leitura para conhecer um pouco nossos direitos :)



Discriminacao é crime

Essa outra cartilha tb guardei por ter escutado experiencias de outra familia, muito amiga nossa, sobre uma situacao onde foram impedidos de alugar um imovel por serem imigrantes. Eles ligaram para o anunciante, e apos alguns minutos ficaram sabendo q o imovel nao estaria mais disponivel. A nossa amiga achou muito suspeita a atitude do proprietario de nao ter dito isso logo de inicio e pediu no dia seguinte para a professora do curso de frances q fazia na epoca para ligar perguntando sobre o apartamento. Dito e feito, o proprietario disse q teria o maior prazer em mostrar o apartamento para a professora quebecoise... e q ele ainda estava sim disponivel. Ela nao quis levar para frente o problema, mas fica aqui a dica para aqueles q estarao chegando como saber identificar e proceder numa situacao chata/humilhante como essa. Com certeza nao seria uma situacao agradavel morar num apartamento onde o proprietario demonstre atitudes como essa, mas ao menos levar o processo adiante eu levaria, mas com certeza morando em outro imovel.


4 comentários:

Giselle disse...

Luís, eu tb levaria isso adiante, sem nenhuma dúvida.
Ótima contribuiçao!

Manuela disse...

Olá, acho que nos cruzamos no aniversário da Roberta no Manoir do Spaghetti. Será que foi lá mesmo?

Manuela

Nanny Kyrillos disse...

Oi pessoal,
estou passando para divulgar a palestra gratuita que a Maria João fará no dia 1 de out de 2010 sobre o processo de imigração.
Aproveitem a oportunidade para sanar todas as suas dúvidas.
Mais informações no Unzipcanada.
Beijos

PS: tomei a liberdade de divulgar aqui por achar útil a muitos dos seus leitores! Bjs :-)

Manuela disse...

Oi,

Primeiro de tudo: parabéns pelo baby! :o) Ele chega quando?

Você vai ter tempo de fazer isso tudo? KKKK. Boa coragem! Eu cansei só de ler.

Eu quero fazer francês e queria fazer outra atividade, de preferência patinação. Mas, sei lá se vou ter tempo ou coragem para isso tudo. rs.

Mas, o francês só não farei se o Phénix não me aceitar...