Pedestre ou motorista.... eis a questao
Uma coisa é verdade, alguns lugares de onibus nao sao viaveis de ir. Coisas como Wal-Mart, CostCo, Maxi que são ótimos supermercados, daqueles que fazem MESMO a diferenca no orçamento no final do mes, ir a eles de onibus é inviavel. Entao ja estamos com planos para assim que viável comprarmos um carrinho de uns 3000 a 4000 dolares. Temos olhado com frequencia lá no lespac carros nessa faixa de preço. Nossa ideia original seria um Jeep 4x4 (cherokee, yj), pois depois de ver como o negocio funciona no dia-a-dia daqui para um motorista, acho que um 4x4 é carro para todas estacoes. Tem umas ladeiras por aqui no centro q quando ficam com aquela camadinha de lama ou neve nao é dificil ver carros patinarem como loucos tentando subi. Para um espectador como eu, é divertido ver os motoristas com aquela cara de assustados, pensando se conseguirao subir ou se derraparao ate o carro mais proximo, ladeira abaixo...rs, Mas ate agora so vi isso acontecer uma vez (ontem), mas era numa fora da zona urbana e nao havia carro atras, só um padao de neve. Inclusive foi muito divertida a experiencia de virar um carro encalhado na neve. Pena q a Anna nao estava com a camera para gravar. Era coisa para ser publicada aqui, com certeza .... :( Pena... Claro... comi neve nessa historia, eu e o quebecoi que nos ajudou....rs.
Os "autobuses"
Enquanto o carro nao aparece, continuamos viajando na maionese, e de onibus. A RTC, empresa de onibus da cidade de Quebec é nota 10! Nao é pontualissima, mas da para acreditar na

1. Passagem aqui custa 2,50, e vc tem de pagar certinho. O motorista nao volta troco.
2. Para descobrir os horarios dos onibus vc pode ir a uma farmacia ou ao um depanneur e pegar de graça um mapinha da sua linha de onibus preferida. Aqui nossa colecao ainda esta no inicio. So temos o 7, 25, 11, 13, 800, 80... coisa assim.
3. Na mesma farmacia (!!!) onde fizemos nossa carteirinha de onibus pegamos um mapa da cidade com todos os trajetos de onibus disponiveis. Isso é de extrema utilidade!!!!!!
Eu no inicio pensei que por morarmos no centro nao iriamos precisar tanto de onibus, mas antes mesmo de uma semana comecei a notar q onibus é excencial assim mesmo. O centro é bom, bonito, mas nao he barato... pelo menos nem sempre. Assim as vezes vale a pena se deslocar para fazer compras. Sem contar que documentos e outros procedimentos que acabam aparecendo nao sao proximos de onde estamos. Assim, lá fomos nós atras de uma carteirinha de onibus. Só sei que nesse mes de março se nao tivessemos pego nossas carteirinha normal (nao eh de estudante... ainda) teriamos gasto 212,5 dolares. Mas com ela pagamos 7,34 cada pelas carteirinhas, mais os dois passes de 68,25 cada. No total foi para nós dois por um mês $151,17. Caro nao? Seria pior sem.... Mas a qualidade compensa. Onibus quentinho, quase sempre com lugar para sentar, motoristas sem extres, educados, atenciosos, prestativos.
Para tirar a carteirinha fomos num dos locais conveniados (numa farmacia!!!, no segundo andar da farmaprix se nao me engano, no segundo andar dela), pagamos a taxa da carteirinha mais a foto que tiram ali atras da gondola dos gorros e meias ....rs. Tudo feito ali, na hora.
Outro dia quando eu e o André estavamos de carro conversando sobre a educacao dos motoristas de onibus daqui que nao era o paraiso, vimos no mesmo instante um fazendo algo proibido, mas super comum no BR, que é entrar em fila dupla numa curva exclusiva para um só carro, furando uma fila de carros que esperavam tranquilamente. A diferença é q aqui só vi uma vez isso... Ja no BR.... xiiiii........ a novidade fica quando o negocio flui dentro da lei. Estou adorando o transito daqui, pelo menos enquanto ainda nao virei motorista....rs.
Sinal de transito quebrado
Eis uma coisa que me deixou marvilhado aqui... um sinal quebrado? Nao, o povo se comportando perante um sinal quebrado. Lindo! Lindo! Espetacular.... coisa p/ aparecer no fantástico! O caos nao impera aqui!!!! Todos se comportam educadamente, e cedem o lugar a quem tem a vez. Oras... estamos num cruzamento, com todas as pistas entupidas de carros esperando passar, e quem tem a vez? A regra básica é quem chega primeiro. Mas em sinais de 3 fases, onde um carro vai ter de cruzar a pista da direcao oposta, TODOS seguem a regra, um de cada vez. Primeiro um carro da pista A passa, e os outros param, o segundo carro da pista A para e o primeiro da pista B passa, depois éa vez do primeiro da pista C, depois o da pista D... e assim vai... sejam quantas fases tenha o cruzamento, depois retoma o primeiro da pista A... depois B...etc. Assim que eu tiver a oportunidade de camera na mao e um sinal quebado farei questao de sair do onibus e filamr isso. Nao q eles sejam um primor de educacao, mas com certeza isso eh uma coisa muito difirente de qq lugar do BR que eu tenha conhecido. Chega a ser quase q bizzarro!...rs
Nós, "les piétons"
Andar pelas ruas da cidade posso garantir que é um prazer..... durante qq epoca do ano q nao o

Cuidados que ja comentei aqui, mas retomo sao: calças escuras para evitar que fiquem sujas com muita facilidade, botas ou qq coisa com um solado bem aderente, e quando andar sobre aquelas camadas escorregadias de gelo, abram um pouco o angulo entre as pernas, pois dara mais estabilidade na hora dos micro escorregoes (aqueles que so dao susto :), e evitarao o pior: uma crise de riso da Anna ao ve-los cair...rs.