terça-feira, 24 de março de 2009

Uma historia : 911

Vou contar uma historia q nao se passou comigo... AINDA BEM!
Conversando com um amigo esse final de semana, ele comentou que....

Test Drive Telefonico
...um casal de imigrantes, amigos dele, tb da america do sul mas nao brasileiros, estavam em casa como qualquer outro dia. O marido estava na sala, descançando vendo televisao com seus filhos, e a esposa.... hehe...nao estava ali do lado dele. Ela estava arrumando suas coisas no quarto. Enquanto arrumava suas roupas foi se lembrando da fama da policia de seu país nos momentos de emergencia. No país deles, quando alguem liga para o serviço de emergencia tem de esperar horas, isso quando sao atendidos ou quando os policiais realmente aparecem. Ou seja, ligar e nao ter nada é praticamente a mesma coisa.
E o que fez a esposa exemplar ?! Pensou ela consigo mesma: "Sera q a policia daqui é boa mesmo como falam? Mmmmm.... vou testar para ver se atendem o telefone rapido!"
Ela pegou o telefone e discou 911. Pouquissimos toques depois atende do outro lado uma mulher:
- Emergencia, como posso ajuda-la?
- Ah... eh... oi ! Desculpa! Eu estava aqui discando e liguei para o lugar errado...rs. Desculpe!
- A senhora esta precisando de ajuda?
- Nao! Nao... foi engano mesmo! Obrigada... Boa noite!
E desligou. Passou alguns segundos e o telefone toca agora na casa deles. Como ela estava mais proxima atendeu.
- Alo?
- Boa noite, a senhora ligou para a emergencia... esta tudo bem ai ?!
- Ah...sim! Esta sim... é q eu disquei por engano ai...mas esta tudo certo sim, obrigada.
E desligou novamente.

Ela continuou a arrumacao de suas coisa e pensou feliz: "é... aqui a policia atende rapido!".

Algo proximo a uns 15 minutos se passaram e toca a campainha? Quem sera? Claro q vcs ja devem imaginar... ela mesma, a policia! Quem atende? Nao... nao foi ela... foi o marido! O marido q ainda nao estava sabendo de nada... afinal ele estava na sala, completamente alienado ao teste da esposa.
-Pois nao ?!
- Boa noite senhor. Esta tudo bem ai com vcs?
-Sim... esta tudo bem. - com uma cara de interrogacao
- O senhor se incomodaria de darmos uma olhada para verificarmos?
- Tudo bem, podem entrar.
Um policial e uma policial entram na casa e logo perguntam:
- Onde esta sua esposa?
- ela esta aqui no quarto... - e foi mostrando o caminho.
- É ali o quarto?
- Sim... me acompanhem por favor.
- Nao. O senhor sente-se ali!
- Mas...
- O SENHOR SENTE-SE ALI! - falou mais seco o policial. Nisso a sua parceira foi para o quarto falar com a esposa que ameaçava sair do quarto.
Enquanto as mulheres conversavam dentro do quarto de portas fechadas, o "cao de guarda" ficava no corredor garantindo q o marido nao se levantaria da cadeira que havia sido forçado a se sentar... sem saber o porquê.

A policial ficou algo como meia hora tentando fazer q a esposa falasse, dizia para que nao se sentisse intimidada pelo marido.... tentou de todas as formas verificar se algo havia acontecido, mas sem sucesso. Enquanto acontecia o interrogatorio a portas fechadas, o marido ainda tentava descobrir o q estava acontecendo, tb sem sucesso.

Acabou q os policiais foram embora e enfim o marido pode perguntar a sua esposa...
- Mas afinal, o q foi isso q aconteceu?
- Sabe o q é q foi? É que....
Ela explicou a historia do que se lembrou, e do teste q resolveu fazer... da ligacao retornada e q jamais imaginava q chegariam a bater na porta de casa....


Ele ficou uma semana sem falar com ela.

domingo, 22 de março de 2009

Segundo inverno

E acabou mais um inverno. O primeiro foi o inverno que caiu neve ate dizer chega, e o segundo foi o de fazer escorregar.
Todos sabem q adoro inverno, que adoro neve, principalmente as tempestades mais fortes que dao uma emocao a mais na hora de dirigir, mas esse inverno foi uma decepcao para mim. Para quem chegou no recorde de neve dos ultimos 60 anos registrados, nem 3 metros de neve foi ridiculo! A cidade nem fechou nenhuma vez. Nevasca de mais 20cm ?!?! Ham... nem.... No maximo 15 e olhe la!

Na tabela abaixo resolvi marcar os pontos q achei mais marcantes para mim nesses ultimos meses.


É dificil dizer "o que é inverno". Para um nordestino inverno é chuva, para um paulistano bateu uns 10 graus ja é inverno, mas e aqui ? Ha controversias. Entao vou fazer como o meu amigo Fabio falou... "o blog é seu espaço!" e vou definir a minha versao de inverno. Inverno é... qq coisa abaixo de zero! Congelou? É inverno! O resto... é "colecao primavera" ou "colecao outono"...rs. Definir verao eu deixo para quando esquentar..hehe.

Novembro
Se levar em conta a minha definicao de inverno entao ele comecou mesmo na primeira quinzena de novembro (A), quando as temperaturas despencaram abaixo de zero e mal subiam acima. As poucas vezes q nevou nem foram em quantidade suficiente para fazer guerra de neve. As crianças tinham de ficar limpando os tetos dos carros para juntar quantidade minima para fazer uma ou duas bolas e tacarem nas outras. No dia seguinte o sol e o calor ja derretia tudo, e muitos dias se passavam ate chegar a proxima neve. O frio sempre presente desde novembro.

Dezembro
Em dezembro o frio chegou para valer, tendo 6 dias com temperaturas acima de zero, porem apenas 4 nevascas com mais de 10cm, e nunca acima de 15. A grande decepcao foi o natal (B) que teve dois dias (24 e 25) onde as temperaturas foram suficientes para derreter a neve, gerar uma camada grossa de gelo, e ainda por cima.. CHOVEU! Nada pior q isso num inverno quebequense. Os dias seguintes renderam muitas quedas no gelo q se formou durante a noite.
Longos periodos sem uma nuvem no ceu e o frio descendo sempre... Final de dezembro e dos 1,30m de neve q havia caido, apenas poucos centimetro haviam se acumulado.

Janeiro
O recorde de temperatura baixa das ultimas decadas (C) serviu para mostrar q o frio nao é um incomodo para o corpo caso esteja bem agasalhado e nao esteja ventando, e sim para o bolso no nosso caso. Carro que precisa de aquecimento para ligar, bateria q acaba, maquina fotografica q nao funciona, GPS carregado q diz nao ter mais carga, celular q morre... etc. Logo depois do recorde dos dias 14 a 17 de janeiro as temperaturas ja começaram a tender para cima. Ainda houve uma segunda onda de frio polar mas nao tao forte como a primeira (entre 24 e 27 de jan).

Fevereiro
Entre 2 e 11 de fevereiro nao caiu um cristalzinho de neve para contar historia... Pobreza! As temperaturas "doces" (acima de -10) como dizem aqui ja estavam mais frequentes e mais picos de calor (D) para a segunda decepcao desse inverno, q foram as temperaturas positivas em pleno carnaval da neve. Esculturas de gelo, esculturas de neve, brincadeiras na neve do carnaval quebequense foram as q mais foram afetadas. Isso nao impediu q as pessoas parassem de brincar, mas atrapalhou. O frio deu seu ultimo suspiro com força logo depois do carnaval (E) e...

Março
.... as temperaturas positivas ja comecaram a ser quase q diarias a partir do dia 6 de março. Podem notar q no final do inverno as temperaturas ja estavam parecidas com as de meados de outono, antes do inicio do inverno.
Hoje muita grama ja esta aparente, mas nos lugares onde nao passam tratores acumulando a neve em morros para liberar o transito, como nas praças, descampados diversos, a neve é quase inexistente, faltando apenas degelar os morros criados pelos tratores de "deneigement". Muitos dias ja podemos sair de casaco aberto, se nao de moletom, caso nao esteja ventando. As adolescente ja de short e algumas de minisaia ja sao mais visiveis, mas ainda nao podem abrir mao do casaco...rs. Uma combinacao p/ arrancar piadas.

A decepcao do inverno alem de pouca neve (menos de 3 metros) no meu ponto de vista foi piorado pelos picos de temperatura positiva, que alem de estragar as diveroes como o parque village vacances valcartier atrapalhavam a vida daqueles que gostam do q ha de melhor no inverno, o esqui.
Saldo negativo para o inverno 2008/2009. Ano q vem espero que seja melhor :)

segunda-feira, 9 de março de 2009

O segundo "primeiro trabalho"

Vixi... agora tenho mesa para mim, tenho ramal meu... e-mail, um computador sóóóóó MEEEEEEUUUUUU....rs. Ok... a cadeira é uma droga, mas ainda é melhor q ficar la de pé, carregando chapa de aço pra lá e pra cá. Ahhh... vida num escritorio... nunca imaginei q fosse sentir saudades...rs.

Bem, enquanto eu estou em extase mal tenho notado q a bagunça interna ainda me dara algumas dores de cabeça num futuro proximo. O lugar me lembra muito meu inicio de carreira no Br, mas aqui pelo menos serei melhor pago p/ ser especialista em uma só coisa!!! Sistema operacional...

Mas o q quero contar aqui é como sera essa volta a area de informatica. Nao como sera o meu retorno aos estudos, ou quais sao meus planos.. e sim como a mecanica da ajuda aos imigrantes funciona.

Cv1 x CV2
Para aqueles q nao acompanharam a historia, assim q comecei a trabalhar em outra metalurgia a poucas semanas atras, entraram em contato comigo interessados no meu CV 2. Sim... Curriculum Viteau 2... aquele q tem toda minha experiencia profissional do Br, sem ignorar a parte tecnica. O CV1 era o que eu omiti meus 10 anos de informatica, meu curso superior e me resumi a uma pessoa com 37 anos e apenas curso secundario, e ainda por cima no Brasil! Resumindo, para eles um verdadeiro zero a esquerda. Com o CV1 eu procurava "qq coisa", e com o CV2 eu voltaria a área. Ok, me enrolei e vamos voltar ao assunto. O meu chefe recebeu uma copia do meu CV2 e me ligou. Conversamos rapidamente sobre os meus planos de retorno ao mundo dos bits e ele se interessou em me conhecer pessoalmente. Marcamos no Tim Hortons uma entrevista, pois ele estaria vindo de Montreal, isso a noite! mmm...ia rolar um clima ;) Ele pagou um chocolate para mim (opa!...ta rolando!!!) e conversamos sobre os planos dele para o funcionario q ele procurava. Resolvi encarar e segui em frente me mostrando disposto a trabalhar com ele, mesmo depois de 2 anos parado. Sim... ele sabe q estou a mais 2 anos longe de um "rm -rf / * 2> /dev/null &; clear" ou de um "kill -9 init0". Durante o carnaval o processo demorou um pouco para andar pois ele estava esperando um e-mail da ultima empresa q trabalhei no brasil confirmando minhas referencias. Valeu LEO !! :D Depois disso marcou uma segunda entrevista, dessa vez exclusivamente técnica numa grande multinacional (velha conhecida minha..rs)... que nao é a empresa dele...rs, só a empresa q ele é parceiro comercial. Foi um bate-papo onde o entrevistador claramente se mostrou despreparado para fazer a entrevista. Otimo... a parte mais dificil foi praticamente a mais facil. Os ventos estavam ao meu favor...hehe. Na terceira entrevista, agora ja no escritorio de Quebec foi praticamente para me mostrar onde eu trabalharia e conhecer meus colegas de trabalho. Nesse terceiro compromisso, ele comentou que procurava a ajuda do SOIIT para facilitar minha entrada na empresa, mas ele nao sabia como o SOIIT poderia ajudar. Entao pediu para q eu aguardasse em casa que ele entraria em contato para dar maiores detyalhes como e quando seria meu inicio, como seria e de quanto seria meu salario.

Horas depois ele me liga informando q uma senhora do SOIIT me ligaria, e ela ligou. Marcamos um rendez-vous para o dia seguinte. Mas antes.. ela me perguntou:
- vc esta trabalhando?
- ..e... sim..e nao.
- como assim?
- sim, pq estou trabalhando. Não, pq amanha, antes de fazermos nosso rendez-vous pedirei demissao.
- Ah... ótimo! Pois se vc estiver trabalhando nao teremos como ajudar.

Mmmm... interessante. Entao o governo incentiva a aqueles que tem medo de ir a luta, e os desestimula a trabalhar? Sim.. a vida fica mais dificil para quem nao tem medo de trabalho. Interessante... muito inteligente! Esse caso nao foi a primeira vez q me deparo com essa suituacao, onde quem trabalha pode ficar em desvantagem na hora de progredir profissionalmente, de retornar a sua area profissional. Minha visao sobre se pendurar nas ajudas do governo ficou um pouco mais ampla...

Ok. Pedi minha demissao e segui para minha aula de como um imigrante pode se integrar em sua area de formacao. No caso... informatica.

Raio X
Cheguei la e a mesma mulher q me atendeu antes e serviu para nada, toda alegre foi super solicita. Pq essa diferenca de atendimento? Simples... eu encontrando um emprego e entrando nas ajudas q o SOIIT oferece é sinal de mais dinheiro governamental entrando. entao ela estava toda feliz q eu usaria nao uma, mas 2 ajudas deles. entao, o negocio era aproveitar o bom humor da senhora.
Como funcionara esse inicio de carreira aqui: trabalharei por 2 semanas de graça, sem entrar nenhum dinheiro. Ao final dessas duas semanas terei de levar um cheque em branco ou um specimen de cheque (algo q nao é um cheque mas tem as infos bancarias necessarias) até o SOIIT para que o segundo estagio que se iniciara ao inicio da terceira semana seja pago via deposito bancario. Após 2 meses deverei entrar em contato com o CLE (centre local d'emploi... muitas vezes chamado pelos brasileiros de Emploi Quebec) pedindo minha carta do PRIIME. Ao final do terceiro mes, apos ter concluido meu estagio de 3 meses, minha mesada acabara, e sera a vez de eu ser contratado pela empresa, com a ajuda do PRIIME. Com o PRIIME, 50% do meu salario sera pago pelo governo durante 6 meses, e o restante pelo empregador. Mas nao é tudo. Se eu tivesse um supervisor coordenando meu trabalho, o salario dele tb seria pago, na integra por um mes. Como meu coordenador é o dono da empresa, acho q essa ele vai ter de deixar passar.. rs. Como estou parado a muito tempo, muita coisa esqueci, porem esse primeiro mes sera utilizado para fazer um intensivo em unix, por conta propria e no meio de abril irei fazer um curso pago pelo empregador para tirar a primeira certificacao de 2 ou tres q terei de tirar nesses proximos meses. Olhando de grosso modo, o governo pagara minha formacao, e depois de alguns meses, quando eu ja estiver no ponto e valendo meu peso em ouro ...estarei preso a um contrato que nao poderei abandonar meu empregador a menos q eu devolva o dinheiro q "ele" investiu em mim.

Primavera
Mas nao tenho o q reclamar ate o momento, so o q ficar feliz, pois as coisas estao acontecendo dentro de um cenario que eu considerava o ideal para mim. Estou aproveitando o q eu aprendi nos ultimos anos no Brasil, estou voltando devagar, farei um curso de frances, farei uma formacao na SUN para me atualizar, trabalharei com coisa "simples" (informatica nunca é simples...) e serei pago para estudar...rs. A tendencia dessa primavera é ser mais colorida q a última ;)

terça-feira, 3 de março de 2009

Um novo capítulo começa aqui

O título desse post mais parece q é um indicio q o blog vai acabar..... mas nao. O que quero dizer é q nosso planejamento, por mais refeito q tenha sido nesse tempo todo ainda mostra sinais q parte dele esta mais do que dentro dos prazos que haviamos dados, nem que as vezes o que queriamos a anos atras venha de surpresa, meio anunciada.
Sempre quisemos chegar, nos estabelecer com um padrao de vida que fugisse do "estilo acampamento de estudante", duros... na faculdade...sem poder curtir nem conhecer o nosso novo lar, o Quebec. O primeiro ano ficou decidido que chegariamos e trabalhariamos, montariamos a casa e curtiriamos o inverno. Feito... Ok, os dois foram parar no olho da rua (heheh) no inicio do inverno mas fizemos! Eu tinha a ideia de voltar a estudar, ate quase fiz isso, mas.... o trauma de informatica parece q passou e estou encaminhado sem precisar retornar aos estudos. Uma etapa queimada! Acho isso um ponto positivo. A Anna ainda tem o q correr atras, mas ...sempre na sequencia vinham os planos para o segundo ano, e aqui estamos no inicio dele.
Vc pode estar se perguntando, mas afinal q diachos de planos tinham para o segundo ano? Oras... pq responder tao rapido se podemos enrolar?
Sao planos antigos que sempre foram adiados devido ao sacrificio que é imigrar, a necessidade de juntar dinheiro e que agora que chegamos é a hora de realizarmos, um a um. Como a parte mais dificil acho q ja esta passando estamos mais seguros p/ a etapa seguinte. Sim... agora podemos! Chegou a hora!!!....e o plano do segundo ano ja esta encomendado. Daqui a poucos meses seremos 3!! :D

segunda-feira, 2 de março de 2009

Quinto emprego em 54 semanas

Ainda nao foi dessa vez q bato meu recorde de 1998-1999 de 5 empregos/trabalhos em um ano, mas semana q vem alcançarei minha marca histórica de 5 empregos num espaço de tempo proximo a um ano. É isso mesmo... vou trocar de emprego DE NOVO! Mas dessa vez... UM EMPREGO!
Estou voltando a área de suporte SUN Solaris (p/ os leigos... informatica de consultoria). Ainda tenho pendente p/ começar na nova funcao um tal CV Corporativo p/ terminar de preencher, especificando coisas q tenho de remoer minha memoria de 10 anos atras. Coisas como: quais equipamentos ou produtos instalei, quando e quanto tempo durou o projeto, o q realizei, qual era o cliente, e ainda detalhar cada um dos projetos q citar. O modelo q eu peguei aqui só tem 45 paginas!!!!! O cara que cedeu o modelo tb tinha 10 anos de experiencia, mas ele ja foi criando seu CV Corporativo desde q começou sua carreira aqui no Quebec, agora eu tenho de ficar aqui revirando meus neuronios p/ encontrar qual era o nome daquele "cluster" que instalei q ninguem mais lembra da existencia, ou qual era o nome do "array" que instalei e fiz questao de apagar de minha memoria, ou o q eu fiz durante meus tres anos de emprego em tal lugar.... E os sistemas operacionais e suas versoes que ja passaram na minha vida!? Slackware... SUSE....OSF/1... Tru64... versoes 3.3... a...b...c...f...h ?!?!!??! Qual era o "core" mesmo a 10 anos atras???? Putz.... ta sendo uma brincadeira e tanto fazer isso. Nada como um post para dar uma aliviada e curtir um momento de relax. Claro q muitas datas eu simplismente chuto, e outras coisas simplifico, senao so começo a trabalhar ano q vem!

Mas chega de brincadeira pelo momnento.... ta na hora de me entregar de corpo e alma ao diabo, senao Anna vai ter de dormir com marido tostadinho a noite....rs.